Consultoria empresarial para Ecommerce ajuda a evitar riscos trabalhistas
Atualmente, os riscos trabalhistas são um dos principais problemas financeiros enfrentados pelas empresas, independentemente do tamanho ou segmento, principalmente no Ecommerce. Os processos que envolvem empresários e colaboradores são advindos de conflitos causados por uma má gestão de pessoas e contratos. No entanto, boa parte das organizações só procuram profissionais especializados ou uma consultoria empresarial no momento da adversidade.
As corporações que implantam uma gestão preventiva, que auxilia a rotina administrativa, impostos, contratos de serviços terceirizados, controle de caixa, procedimentos de contratação de funcionários e a definição da política funcional, conseguem diminuir o índice, ou até eliminar, as causas corporativas.
As consultorias empresariais, geralmente, possuem uma equipe multidisciplinar, formada por administradores, economistas, contadores e advogados, que apresentam soluções adequadas para evitar possíveis contratempos para os diversos setores das instituições.
Processos trabalhistas no Brasil
De acordo com dados, divulgados pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho), as ações judiciais no Brasil aumentaram 12,3% em 2015. O número equivale a 2,6 milhões de processos.
Os principais motivos das ações corporativas são:
- Não recolhimento de FGTS;
- Não pagamento de 13º salário;
- Falta de pagamento de horas extras;
- Equiparação salarial compatível à função;
- Registro formal;
- Vinculação correta de tipo de relação trabalhista;
- Danos morais.
A legislação trabalhista brasileira é complexa, por isso, a falta de comprovantes de pagamentos podem comprometer a imagem e a saúde financeira da empresa perante à Justiça do Trabalho.
O mercado corporativo passa por mudanças constantes e está cada vez mais dinâmico. Este cenário obriga empreendedores a investirem em assessorias especializadas. A seguir, veja a importância de contratar o serviço:
Quais as responsabilidades da consultoria empresarial para Ecommerce?
A prestadora de serviços desempenha um papel fundamental para o crescimento de qualquer empresa. Afinal, a organização melhora a relação com o mercado, diminui o número de processos judiciais e visa o aumento do lucro.
Para isso, também é fundamental que haja uma mudança de comportamento, tanto no planejamento administrativo, quanto na definição da política corporativa. A consultoria é também responsável, dentre outras atividades, por:
1 – Avaliar o processo de contratação de funcionários e colaboradores;
2 – Alinhar a política interna da corporação com os aspectos legais;
3 – Oferecer suporte nas negociações com sindicatos;
4 – Definir verbas trabalhistas;
5 – Analisar e elaborar contratos;
6 – Manter contratos atualizados.
Veja também: Assessoria contábil lista erros que podem levar à falência!
O planejamento estratégico alinhado aos procedimentos operacionais, regulamentos e políticas internas e definição de metas organizacionais ajuda a antecipar possíveis prejuízos e problemas.
O empreendedor deve conhecer os direitos dos seus funcionários e seguir a legislação à risca. Também é fundamental documentar todas as ações de forma organizada, para que, no caso de uma ação judicial, tenha todos os dados e arquivos necessários à mão.
O respeito entre gestor e colaborador deve ser premissa para ambos os lados. O tratamento é a principal medida para evitar ações trabalhistas.
Gerir pessoas não é uma tarefa simples. Talvez seja umas das mais complexas obrigações da administração de uma empresa. Por isso, é essencial pedir o auxílio da sua consultoria empresarial antes de tomar uma atitude. Além disso, a boa comunicação entre dirigentes e funcionários ainda é a melhor saída para a resolução dos desentendimentos.
Você ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco!