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Consultoria contábil explica o que é franquia

Abrir um negócio é o desejo de muitas pessoas, mas começar do zero não é uma tarefa tão simples. Por isso, alguns futuros empresários consideram abrir uma franquia.

Franquia é uma espécie de licença para usar o nome de uma marca. O franqueador (dono da marca) concede alguns direitos ao franqueado, que inicia um modelo de negócio já conhecido.

A modalidade vem crescendo no Brasil. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franquias), em 2015, o faturamento chegou a 139, 593 bilhões.

Mesmo com o atual cenário econômico, a crescente continua. O setor teve um avanço de 8,8% em sua receita no 3º trimestre de 2016 em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo a Pesquisa de Desempenho Trimestral do setor realizada pela ABF.

Mas como surgiu esse modelo de negócio? Veja a seguir:

Como nasceram as franquias?

A maioria das franquias são iniciadas a partir de negócios independentes que começam a se destacar. Por conta do êxito são reformulados para o franchising.

Alguns historiadores afirmam que há evidências da atividade desde a Idade Média. Segundo os estudiosos, na época, a Igreja Católica concedia licenças para que as pessoas coletassem impostos em seu nome.

A origem desse sistema no padrão que conhecemos atualmente começou nos Estados Unidos, em 1862, com a I.M. Singer & Co., companhia que fabrica máquinas de costura. A empresa, nesta época, já cedia direitos de uso para comerciantes independentes venderem seus produtos.

No Brasil, as redes de franquias mais antigas são as de cursos de idiomas e lojas de perfumaria e cosméticos. Entre elas estão:

  • Yázigi Internexus;
  • Fisk;
  • PBF;
  • CCAA;
  • Água de Cheiro;
  • O Boticário;
  • Lacqua di Fiori.

Mas será que esse tipo de negócio é vantajoso? Acompanhe:

Quais os benefícios para o franqueador e a franquia?

Uma das principais vantagens para os detentores da marca é a expansão do seu negócio. Geralmente, a abertura de outra unidade própria requer um investimento maior, além do trabalho, é claro.

Para o franqueado, o ganho está na diminuição de risco na abertura do seu negócio, uma vez que a aposta é feita em uma empresa conhecida. É importante salientar que antes de uma companhia entrar na estratégia de administração do franchising, os erros que já aconteceram são consertados, o que facilita a gestão.

No entanto, o empreendedor que deseja evitar surpresas desagradáveis no futuro, deve se informar de todos os detalhes fiscais e contábeis da franquia.  Uma dica fundamental é investir na terceirização desse serviço. Procure uma consultoria contábil da sua confiança antes dar o primeiro passo.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas!

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