Consultoria contábil explica o que é franquia
Abrir um negócio é o desejo de muitas pessoas, mas começar do zero não é uma tarefa tão simples. Por isso, alguns futuros empresários consideram abrir uma franquia.
Franquia é uma espécie de licença para usar o nome de uma marca. O franqueador (dono da marca) concede alguns direitos ao franqueado, que inicia um modelo de negócio já conhecido.
A modalidade vem crescendo no Brasil. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franquias), em 2015, o faturamento chegou a 139, 593 bilhões.
Mesmo com o atual cenário econômico, a crescente continua. O setor teve um avanço de 8,8% em sua receita no 3º trimestre de 2016 em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo a Pesquisa de Desempenho Trimestral do setor realizada pela ABF.
Mas como surgiu esse modelo de negócio? Veja a seguir:
Como nasceram as franquias?
A maioria das franquias são iniciadas a partir de negócios independentes que começam a se destacar. Por conta do êxito são reformulados para o franchising.
Alguns historiadores afirmam que há evidências da atividade desde a Idade Média. Segundo os estudiosos, na época, a Igreja Católica concedia licenças para que as pessoas coletassem impostos em seu nome.
A origem desse sistema no padrão que conhecemos atualmente começou nos Estados Unidos, em 1862, com a I.M. Singer & Co., companhia que fabrica máquinas de costura. A empresa, nesta época, já cedia direitos de uso para comerciantes independentes venderem seus produtos.
No Brasil, as redes de franquias mais antigas são as de cursos de idiomas e lojas de perfumaria e cosméticos. Entre elas estão:
- Yázigi Internexus;
- Fisk;
- PBF;
- CCAA;
- Água de Cheiro;
- O Boticário;
- Lacqua di Fiori.
Mas será que esse tipo de negócio é vantajoso? Acompanhe:
Quais os benefícios para o franqueador e a franquia?
Uma das principais vantagens para os detentores da marca é a expansão do seu negócio. Geralmente, a abertura de outra unidade própria requer um investimento maior, além do trabalho, é claro.
Para o franqueado, o ganho está na diminuição de risco na abertura do seu negócio, uma vez que a aposta é feita em uma empresa conhecida. É importante salientar que antes de uma companhia entrar na estratégia de administração do franchising, os erros que já aconteceram são consertados, o que facilita a gestão.
No entanto, o empreendedor que deseja evitar surpresas desagradáveis no futuro, deve se informar de todos os detalhes fiscais e contábeis da franquia. Uma dica fundamental é investir na terceirização desse serviço. Procure uma consultoria contábil da sua confiança antes dar o primeiro passo.
Quer saber mais? Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas!