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Mindset de Sucesso no Ecommerce

O mindset de sucesso no ecommerce é a forma como você programa o seu modo de pensar. É ele quem vai ditar o tipo de empresário que você será. E a melhor parte é que esse “modo de pensar” pode ser replicado, isto é, usado e adaptado por outras pessoas. No artigo de hoje você verá como funciona o mindset e como aplicar em sua empresa.

O que é o mindset de sucesso no ecommerce?

O mindset é um “modo de pensar” que direciona a empresa, o departamento ou até mesmo a vida de uma pessoa. Ele pode ser replicado, alterado e adaptado, assim como também pode ser criado do zero.

Ele é abrangente e, no caso corporativo, deve levar em consideração toda a empresa – todos os processos, todos os departamentos.

A Apple oferece dispositivos diferenciados com qualidade, mas esse não é o seu mindset. Quando o Steve Jobs se deparou com crises na companhia, projetos falhos e descrença por parte dos investidores, e mesmo assim conseguiu criar conceitos que revolucionaram o mundo, aí sim podemos ter uma noção do poder de seu modo de pensar.

Mindset de Sucesso no ecommerce é a forma de pensar, de agir, de enfrentar o mercado e suas diversas situações possibilitando o melhor resultado final. Não é algo estável, e sim em constante mudança conforme novas tecnologias vão surgindo e o seu conhecimento cresce.

Como esse modelo de pensar funciona?   

Basicamente, existe uma sequência de fatores que muitas vezes passa despercebida: a forma como você pensa dita todo o desenrolar das ações.

Imagine, por exemplo, um incidente atípico – um atraso por parte do fornecedor, o encerramento da parceria com um cliente grande ou até uma falha no sistema. Cada pessoa reagirá de uma forma diferente.

Alguns podem surtar, outros podem tentar justificar-se com os clientes, pensar em soluções criativas, prevenir erros futuros e assim por diante. Mas, invariavelmente, a maneira como você pensa (o seu mindset) dita tudo o que vem a seguir, ou seja, o pensamento é o fator chave para obter o resultado que você deseja.

O mindset de sucesso no ecommerce direciona a sua emoção diante do mercado (confiança, segurança, visão de oportunidade). A emoção direciona as ações que serão tomadas (resolver o problema, criar novas soluções, arriscar). As ações geral o resultado final (novos clientes, maior faturamento, mais lucros).

Detalhe importante: o modo de pensar bem sucedido sempre pode (e deve!) ser aprimorado, melhorado, adaptado. Richard Branson, bilionário e fundador do Grupo Virgin, diz: “ideias estagnam, empresas param de crescer, pessoas param de aprender”.

Mindset de Sucesso no Ecommerce e o Modelo de Negócio

Existe uma relação importante entre mindset e modelo de negócio.

O modelo de negócio é a total compreensão de como a companhia funciona e o que ela oferece a seus clientes, ou seja, como soluciona os problemas de seu público através de um serviço ou produto. Algo como: uma empresa que vende cursos oferece oportunidades; uma empresa de eventos, experiências.

É através da definição precisa do seu modelo de negócio que você poderá tirar o melhor de seu mindset. Desde a Supply Chain até o Fluxo de Caixa. Desde os processos de Prospecção até o fechamento da venda. No fim das contas, o modelo de negócio acaba andando lado a lado com o mindset.

E, para entender e criar o seu modelo de negócio com precisão, é preciso de algumas coisas:

Mapeamento Estratégico do Mindset

Mapear todos os processos existentes para entender como eles se relacionam. Nessa etapa, diversas tecnologias, como armazenamento em nuvem, softwares para logística e afins têm sido empregadas. Vale a pena dar uma olhada em cada uma de acordo com seu segmento e investimento disponível.

Todos os processos, desde a entrada de uma mercadoria até o pós-venda. Ou desde a prospecção de um cliente até o suporte ao serviço oferecido.

Inteligência Financeira e Consultoria Contábil

A parte contábil sempre pode ser mais eficiente e contar com uma empresa especializada em contabilidade tem sido uma alternativa bastante usada.

Além de ajudar na redução de custos, esse tipo de serviço também oferece relatórios assertivos sobre o andamento da companhia, trazendo insights valiosos para evoluir de acordo com os resultados.

Otimizações

Agora que o mapeamento estratégico já está feito e a inteligência contábil e financeira funcionando, cabe implantar as demais otimizações na logística, na equipe de vendas ou em qualquer outro setor que necessite. Feito isso, adicione o que foi otimizado no primeiro mapeamento estratégico.

Unindo seu modelo de negócio eficiente com o mindset de sucesso no ecommerce, a tendência é prosperar!

Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdo.

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