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Consultoria Contábil ensina passo a passo para abrir empresa no Ecommerce

Como abrir uma empresa no Ecommerce é a primeira etapa do desenvolvimento de um negócio. O processo pode ser burocrático e demorado, mas algumas medidas podem viabilizar o andamento com mais facilidade, como por exemplo, buscar auxílio de uma boa consultoria contábil especializada.

Além de resolver questões mais formais, uma assessoria especializada oferece soluções seguras e eficazes para reduzir custos operacionais e financeiros. Vale ressaltar que, independentemente da consultoria empresarial que contratar, é necessário aguardar algumas definições de instituições públicas, o que pode levar um tempo maior do que o esperado.

A boa notícia é que os processos estão um pouco mais ágeis, mas a velha e boa paciência ainda é a alma do negócio. Para tentar mudar o atual cenário, foi lançado recentemente o sistema REDESIMPLES, que tem como principal objetivo diminuir a burocracia e aumentar a competitividade das empresas brasileiras.

Atualmente, um empresário demora, em média, 83 dias para abrir uma empresa, um dos processos mais longos do mundo. Com a nova proposta, estima-se que o procedimento seja feito em até cinco dias, mas, atualmente, o sistema está disponível apenas para os empreendedores do Distrito Federal.

Já que nem todo mundo pode aproveitar as facilidades da nova ferramenta, separamos  algumas dicas e passos básicos  para facilitar a jornada de quem deseja se aventurar no mundo dos negócios.  Acompanhe:

Documentação e procedimento para a abertura de empresa

1 – Nome e endereço

Pesquise a disponibilidade de nomes na Junta Comercial e então realize uma consulta prévia de endereço na Administração Regional, onde ficará a sede do seu negócio. Esse passo serve para verificar se o endereço permite a realização de atividade econômica.

2 – Contrate uma assessoria contábil de sua confiança

Levantar e validar corretamente a documentação para a abertura do seu negócio é, sem dúvida, a parte mais complicada de tudo e uma boa assessoria vai ajuda-lo em todas as etapas desse processo, inclusive para indicar qual será o melhor sistema tributário para o seu empreendimento. Além disso, a assessoria pode também auxiliar na montagem de cronogramas com os dias de pagamento de impostos e a melhor data mensal para realizar seus balanços.

3 – Elabore o contrato social e registre na Junta Comercial

Esse é o momento em que um advogado de sua confiança fará toda a diferença. Ele poderá ajudar na elaboração do contrato social. Este é o documento fundador da sua empresa e conterá informações como “objetivo”, “ramo”, “aspectos societários” e “formação do capital social”.

Com o contrato pronto, separe também seus documentos pessoais e leve até a Junta Comercial ou a um cartório de registro de pessoas jurídicas.

Caso tudo esteja em ordem, você procederá ao arquivamento do ato constitutivo da empresa. Serão necessários os seguintes documentos:

– Três vias do contrato social (ou requerimento de empresário individual, ou estatuto);

– Cópias autenticadas do RG e do CPF dos sócios

– Uma via do requerimento padrão (capa da Junta Comercial)

– Uma via da ficha de cadastro nacional (FCN), modelos 1 e 2

– Pagamentos de taxas através de DARF

Saiba também como regularizar sua empresa depois de aberta!

4 – Como abrir uma empresa no Ecommerce e obter o CNPJ?

Após entregar a documentação, você receberá o NIRE – Número de Identificação de Registro de Empresa. Com ele, será possível obter o CNPJ, que é o registro da sua empresa como contribuinte. Você pode fazer isso pelo site da Receita: www.receita.fazenda.gov.br

5 – Como abrir uma empresa no Ecommerce e adquirir o alvará?

Com o CNPJ em mãos, vá até a Prefeitura (ou administração regional) da sua cidade para adquirir o alvará de funcionamento. Os documentos necessários são:

– Formulário próprio da Prefeitura

– Consulta prévia de endereço aprovada

– Cópia do CNPJ

– Cópia do contrato social

– Laudo dos órgãos de vistoria

6 – Inscrição estadual na Secretaria da Fazenda

Essa inscrição é necessária para obtenção do registro no ICMS. Em geral, a documentação solicitada é:

– Três vias do documento único de cadastro, DUC

– Uma via do documento complementar de cadastro, DCC

– Cópia autenticada ou original do comprovante de endereço dos sócios

– Cópia autenticada de documento que prove o direito de uso do imóvel, como contrato de locação ou escritura

– Número do cadastro fiscal do contador

– Comprovante de contribuinte do ISS, para as prestadoras de serviço

– Certidão simplificada da junta (para empresas constituídas há mais de três meses)

– Cópia do ato constitutivo

– Cópia do CNPJ

– Cópia do alvará de funcionamento

– RG e CPF dos sócios

Em alguns estados, você pode resolver essa etapa pela internet.

7 – Como abrir uma empresa no Ecommerce e registrá-la na Previdência

Depois de fazer a inscrição estadual, vá até uma agência da Previdência para registrar sua empresa. Mesmo sem funcionários, ela precisa estar registrada para pagar os tributos. O prazo para isso é de 30 dias após o início das atividades.

8 – Solicite autorização para emitir notas fiscais

Esse é um procedimento que pode ser feito na Prefeitura da sua cidade, caso sua empresa preste serviços, ou na Secretaria Estadual da Fazenda, caso seja um comércio ou indústria.

E pronto! Esses são os passos básicos para abrir o seu negócio. Se surgir alguma dúvida, não deixe de procurar uma consultoria empresarial.

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