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Empreendedorismo no Ecommerce: 7 mitos que você precisa deixar de lado

Muitas informações circulam o empreendedorismo no ecommerce e acabam deixando conceitos errados por onde passam, às vezes impedindo que as pessoas sigam sua vontade de empreender. Hoje vamos esclarecer alguns desses mitos. Confira!

Ideias surgem da noite para o dia – um dos maiores mitos do empreendedorismo no ecommerce

É verdade que temos ótimas ideias em lugares e situações inusitadas, mas a empolgação do momento geralmente nos cega quanto à aplicabilidade da mesma.

Para verificar a eficácia de um conceito, é fundamental verificar o comportamento do mercado como um todo: há demanda para o que você está pretendendo criar? Como você vai se estabelecer diante de outros players?

Uma ideia básica pode surgir rapidamente, mas um modelo de negócio viável demora para ser construído, pois demanda tempo para que seja amadurecido e encontre as melhores formas de ser aplicado.

É preciso ter sorte para o empreendedorismo no ecommerce

A sorte é um ponto muito citado, porém, quem vê sorte não vê inúmeras horas de trabalho e esforço diário para alcançar o sucesso.

O que existe, de fato, é a capacidade de reconhecer uma oportunidade e a Inteligência para colocá-la em prática. Isso não pode ser chamado de sorte, pois é uma competência do profissional que estuda a ponto de desempenhar tal papel.

Empreendedorismo no ecommerce requer um alto investimento inicial

Essa não é uma regra, mas é divulgada como se fosse. Existem segmentos e modelos de atuação que realmente demandam mais investimento inicial devido a infraestrutura requerida para funcionar.

Entretanto, ainda assim a Apple surgiu numa garagem e seu investimento inicial foi a venda de uma Kombi, por parte de Steve Jobs, e de uma calculadora HP, por parte de Wozniack.

Um produto melhor não significa que obterá sucesso rápido

O mesmo vale para serviços.

Isso acontece porque a estruturação de uma empresa demora certo tempo para vigorar: principalmente quando se começa do zero, é preciso tempo para adquirir experiência e identificar as melhores oportunidades, a forma mais eficaz de se comunicar com o público e vender seus diferenciais, e assim por diante.

Alguns pontos são fundamentais para o crescimento sólido de uma empresa. Veja dois deles:

– investimentos em publicidade: não há empreendedorismo no ecommerce sem divulgação, portanto, estratégias de marketing são um ponto importante para a consolidação de um produto/serviço de qualidade

– Contabilidade/Finanças: estar de acordo com os conformes legais é um requisito básico. Além disso, empreendedores que estão dando os primeiros passos precisam estar m-u-i-t-o atentos às finanças, para que possam tomar as melhores decisões baseadas em dados, ao invés de fazê-lo intuitivamente.

Não é à toa que a contabilidade é um fator fundamental para startups.

Empreendedor tem mais controle sobre a agenda

Muito pelo contrário: é comum que os primeiros anos sejam extremamente corridos e ocupem boa parte da sua agenda, que, inclusive, varia bastante de acordo com os clientes e a disponibilidade dos mesmos.

Empreendedor já nasce com o “espírito empreendedor”

Embora haja algumas características da personalidade que favoreçam o empreendedorismo no ecommerce, não se trata de algo exclusivo – é possível desenvolver o espírito empreendedor no meio de sua carreira profissional, sem problema algum, conforme as situações vão se apresentando.

Muitas pessoas esperam anos até abrir sua própria empresa, isso porque esperam certa estabilidade ou só vão descobrir essa vontade de empreender ou o que realmente gostam de fazer profissionalmente após certa experiência.

Mais Clientes = Mais Sucesso

Pode parecer contraditório, porém, existem clientes que dão muito mais trabalho do que outros, atrapalhando no desenvolvimento do negócio. Além disso, pode ser difícil acompanhar a demanda de tantos clientes no início da empresa, fazendo com que eles fiquem insatisfeitos.

A ideia é crescer gradualmente. Mas, mesmo assim, o primeiro ano é extremamente corrido e não tem como fugir do fato de que é preciso improvisar para sobreviver.

De uma forma geral, é preciso ter bons conhecimentos sobre o mercado que você pretende atuar, bem como estar ciente das tarefas relacionadas à gestão de pessoas e outros recursos. Não escute o que qualquer um diz: acredite nos seus sonhos e, através de planejamento e estruturação, crie seu próprio modelo de negócio!

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