Assessoria fiscal: o que é e por que você deve contratar

Um serviço de assessoria fiscal tem por objetivo adequar os processos de apuração e pagamento de tributos, reduzindo  o risco de pagar impostos de forma indevida.

São muitos os empreendedores que julgam ter total domínio sobre sua operação fiscal apenas pelo fato de que nunca aparecem problemas importantes relacionados à ela.

No entanto, basta um olhar um tanto mais técnico para perceber que são muitos os pontos em que uma empresa pode se beneficiar ao modificar sua operação fiscal, sem que, para isso, incorra em qualquer ilegalidade.

Para muitos, delegar as demandas fiscais de uma empresa a uma consultoria parece ser um passo muito arriscado, sobretudo por conta da confiança que é necessário firmar no decorrer do processo.

Entretanto, é justamente por conta da importância que as suas atividades fiscais têm que é necessário buscar uma assessoria fiscal para melhorar seu negócio!

O que é uma assessoria fiscal?

O que é uma assessoria fiscal?

Uma assessoria fiscal é responsável pelo planejamento fiscal de uma empresa, que resulta da análise de suas despesas, lucros e dividendos, otimizando seus resultados sem que, para isso, se comprometa tributariamente.

Portanto, a assessoria fiscal caminha juntamente com a assessoria tributária, sobretudo porque é a partir da otimização de resultados – relação entre despesas e receitas – que podemos reduzir também a carga tributária do negócio.

Dessa forma, a empresa que oferta esse tipo de assessoria também está diretamente ligada ao cumprimento das obrigações fiscais de um negócio relacionadas ao planejamento, apuração e recolhimento de impostos.

Por que contratar uma assessoria fiscal?

Por que contratar uma assessoria fiscal?

Sabemos que o calo de muitos pequenos empreendedores, lojistas e até mesmo grandes indústrias aperta quando se trata de obrigações fiscais.

Isso se dá, sobretudo, por conta da forma como olhamos para as movimentações financeiras das empresas, enxergando uma relação simples entre aumento de receita como aumento de lucro.

No entanto, sabemos que com o aumento da receita de um negócio, maior se torna também o peso das suas obrigações fiscais, sobretudo aquelas relacionadas com a apuração e recolhimento de tributos.

Por conta disso, contratar uma assessoria fiscal é realmente essencial para o sucesso de toda empresa, seja ela do tamanho que for.

Através da assessoria, podemos elaborar um planejamento estratégico para lidar com as obrigações fiscais de um negócio, diminuindo, assim, a forma como impactam no lucro.

Veja, a seguir, quais são as outras razões para apostar nos serviços de uma assessoria fiscal para a sua empresa:

Reduza custos da sua operação

Sabemos que são muitos os custos envolvidos na operação de uma empresa, seja ela um MEI cuja prestação de serviços seja sua principal atividade, seja uma grande indústria, que emprega centenas de pessoas de forma direta e indireta.

Conforme nos envolvemos no dia a dia da operação, pode ser difícil identificarmos lugares para cortar custos sem que, no entanto, tenhamos um impacto na produtividade de nossas equipes ou na qualidade de nossas entregas.

Por isso, é essencial contar com os serviços de uma empresa de consultoria, de forma a equilibrar os muitos pesos que podem impactar nos resultados do seu negócio.

Através dela, podemos criar um planejamento mais realista de nossas previsões tributárias, realizando um controle fiscal mais eficiente.

Além disso, também temos a visão mais atualizada dos benefícios jurídicos e fiscais do negócio e, ainda, auditorias que resguardam nossa empresa legalmente, melhorando nosso planejamento tributário:

Minimize riscos da sua operação

Quando falamos em riscos operacionais de uma empresa tratamos necessariamente das complicações resultantes do não cumprimento de exigências de ordem fiscal ou tributária.

Com a modernização de processos de fiscalização, é essencial ter a certeza de que a empresa está operando legalmente, ou seja, recolhendo seus tributos e cumprindo com suas obrigações em relação à prestação de informações corretas e no prazo correto.

Essas medidas quando tomadas como parte da rotina de uma empresa incorrem em maximização de resultados, minimizando, da mesma forma, prejuízos relacionados a processos e multas.

Assim, é essencial para empresas de todos os portes contar com o apoio e o suporte de uma assessoria fiscal, que tem como principal objetivo tornar uma empresa mais enxuta em suas obrigações fiscais.

Saiba mais sobre o serviço de assessoria fiscal da MF Consultoria Contábil

Benefícios

Benefícios da assessoria fiscal

Todas as empresas merecem colher a curto, médio e longo prazo os frutos de um bom trabalho.

Um dos principais benefícios relacionados à contratação de uma assessoria fiscal tange justamente à ideia de resultado, tornando possível a uma empresa a redução dos seus riscos operacionais aliado a um melhor controle e planejamento fiscal.

Outros benefícios, no entanto, também vêm à baila quando instauramos esse tipo de assessoria em nosso negócio, sobretudo aqueles relacionados à maior segurança jurídica de uma empresa.

Portanto, seja para um pequeno negócio, seja para uma grande empresa, serviços de assessoria tendem a ser essenciais para o seu bom desenvolvimento e crescimento, levando à eficiência em resultados!

Como funciona a assessoria fiscal?

A assessoria fiscal desenvolve seus trabalhos a partir de alguns passos:

  • Diagnóstico da situação fiscal da empresa;
  • Apuração de impostos nas diferentes esferas – municipais, estaduais e federais;
  • Elaboração de um planejamento que otimize o pagamento de impostos, reduzindo-os e aproveitando benefícios fiscais;
  • Validação dos tributos recolhidos e pagos;
  • Elaboração de dossiês para o fornecimento de informações de obrigações acessórias;
  • Planejamento estratégico financeiro para o pagamento de tributos – parcelando-os ou não e tornando-os parte do orçamento da empresa.

Qual a diferença entre assessoria contábil, fiscal e tributária?

Naturalmente, quando se trata de tantos tipos de assessoria que podem ser prestadas para uma empresa, dúvidas podem surgir.

Veja, agora, quais são as principais diferenças entre a assessoria contábil, fiscal e tributária:

 

CONTÁBIL FISCAL TRIBUTÁRIA
Planejamento tributário x
Pagamento de tributos x
Planejamento fiscal (previsão de despesas tributárias em um período) x
Planejamento estratégico para o controle de gastos x
Apuração de tributos nas mais diferentes esferas x
Controle de contas a pagar, a receber e planejamento financeiro x
Controle jurídico sobre as contas e obrigações de uma empresa x

Conclusão

A assessoria fiscal visa levar mais eficiência e segurança jurídica para as empresas, reduzindo os impactos gerados pelas altas taxas tributárias brasileiras.

Para isso, a assessoria cria um planejamento estratégico para o aproveitamento de incentivos fiscais, bem como para o momento de apurar e pagar por tributos, fazendo com que isso se integre ao calendário orçamentário de um negócio.

Por conta disso, é possível reduzir custos, bem como os riscos operacionais de uma empresa, sobretudo aqueles relacionados à esfera jurídica.

Conte com a MF Consultoria Contábil para fazer a assessoria fiscal da sua empresa

Deixe um Comentário

Contar com os serviços da MF Consultoria é ter a garantia de que sua empresa terá toda a assistência necessária.

Estamos sempre próximos, realizando reuniões mensais, detectando novos e melhores caminhos, prevenindo problemas e oferecendo soluções adequadas.

Fale com a gente

POSSO AJUDAR?