Auditoria financeira: o que é, objetivo, importância e benefícios

O processo de auditoria financeira deve fazer parte do calendário de todas as empresas e visa torná-las mais seguras e rentáveis.

Para além da ideia de que passar por uma auditoria é algo negativo para um negócio, muito pouco se fala a respeito dos benefícios desse processo.

Conheça-os agora e saiba como a auditoria de finanças pode melhorar seu negócio!

O que é auditoria financeira?

A auditoria financeira é um processo que analisa todas as atividades econômicas realizadas por uma empresa em um período.

Com o objetivo de revisar, analisar e otimizar todas as movimentações e transações financeiras realizadas pela empresa, é possível atestar a fidelidade de cada um dos registros do fluxo financeiro do seu negócio.

Quando realizada, a auditoria de finanças faz com que a empresa se torne mais confiável para investidores.

Assim, se torna mais convidativa para diferentes para receber investimentos e, assim, acabar por crescer de forma mais significativa.

Qual a importância da auditoria financeira?

A importância da auditoria financeira tange à confiabilidade que a empresa transpira para seus investidores, diretores e gestores.

Além de demonstrar quais os movimentos financeiros realizados pela empresa, o processo de auditoria pode ser assegurado como verdadeiro, sobretudo quando é prestado por uma empresa terceirizada, cuja expertise seja reconhecida pelo mercado.

O trabalho realizado por uma empresa que presta serviço de auditoria das finanças de um negócio consiste em analisar todos os relatórios financeiros de um período, conforme podemos ver a seguir:

Benefícios da auditoria financeira para a sua empresa

De partida, podemos notar uma série de benefícios do processo de auditoria financeira para a sua empresa.

Destacam-se:

Certificação das movimentações financeiras da empresa

A partir de uma auditoria nas finanças de uma empresa, é possível certificar a veracidade ou não das demonstrações financeiras apresentadas em um período.

Essa atividade, para além de assegurar a idoneidade dos relatórios financeiros, também torna a empresa um investimento mais seguro para o mercado.

Fiscalização dos investimentos realizados pela empresa

O processo de auditoria visa fiscalizar as aplicações realizadas por uma empresa, bem como certificar-se da validade e do bom fluxo financeiro ocorrido em um período.

Além disso, a partir do processo de auditoria também é possível identificar quais são os melhores e mais adequados investimentos, de acordo com o perfil da empresa.

Análise dos gargalos financeiros existentes na empresa

A partir do processo de auditoria, também é possível identificar quais são os gargalos financeiros de uma empresa, tornando, assim, mais realista o planejamento do negócio.

Além disso, a auditoria permite que não haja desperdício ou a realização de maus investimentos.

Proteção do patrimônio da empresa

O processo de auditoria, por verificar as possíveis inconsistências que possam ocorrer na administração de uma empresa, visa também a proteção do patrimônio de um negócio.

A partir de um processo de auditoria, como os relatórios financeiros são analisados de forma minuciosa, a empresa acaba por se tornar mais segura ante o mercado e potenciais investidores.

Qual é o objetivo de uma auditoria?

Qual é o objetivo de uma auditoria?

O objetivo da auditoria é certificar a idoneidade de todos os relatórios e demonstrativos financeiros de um negócio, fazendo com que a empresa se torne mais segura e confiável aos olhos dos seus investidores, diretores e gestores.

Embora o objetivo pareça ser, para alguns, uma busca acirrada por falhas, o processo de auditoria deve sempre visar quais são os gargalos financeiros de um negócio, que acabam por comprometer a capacidade da empresa de gerar os resultados esperados.

Assim, é importante frisar que o processo de auditoria, embora possa parecer rigoroso ou até mesmo extremo, visa reforçar a segurança de uma empresa, fazendo com que se torne mais simples identificar desvios que possam ter ocorrido na administração financeira da empresa.

Por fim, o processo de auditoria também torna mais claro o andamento dos negócios, seja para os sócios com maior participação no dia a dia da empresa, seja para os sócios que não participam ativamente das suas decisões.

Por que você deve contar com uma empresa de auditoria financeira?

Contratar uma empresa especializada em auditoria de finanças torna a análise das movimentações realizadas pelo negócio mais confiáveis, sobretudo por se tratar de uma prestadora de serviços isenta ante os olhos dos investidores e sócios.

No entanto, é preciso ter cuidado no momento de fazer a escolha de uma consultoria contábil, analisando de forma criteriosa e minuciosa quais são os seus serviços prestados e qual o seu histórico junto a outras empresas.

Saiba mais sobre o serviço de auditoria financeira da MF Consultoria Contábil

Quando se faz necessário aplicar uma auditoria financeira?

Quando se faz necessário aplicar uma auditoria financeira?

A auditoria de finanças deve ser entendida como um processo recorrente aplicado a uma empresa e não aquele que ocorre somente quando algo de especial ocorre, como a celebração de um contrato que exija tal documentação, ou mesmo quando as contas não fecham.

Embora a auditoria financeira seja essencial nesses momentos, é importante frisar que é um bom hábito revisar aplicações e movimentações, devendo ser a auditoria um evento já recorrente e periódico no calendário de uma empresa.

Isso porque é a partir dela que empresas de todos os portes podem identificar quais são os seus principais problemas relacionados à forma como o dinheiro é cuidado e tratado, quais são os investimentos realizados e de que forma se pode direcioná-los para serem mais efetivos.

Como fazer uma boa auditoria financeira?

A melhor forma de realizar uma boa auditoria de finanças é buscando uma empresa que faça a prestação desse tipo de serviço, pois é através da análise de profissionais isentos do dia a dia de um negócio que se pode verificar os fluxos financeiros de forma neutra.

A MF Consultoria Contábil conta com um time dos melhores profissionais especializados em auditoria e proteção financeira de empresas de todo o Brasil e pode ser a peça-chave do sucesso do seu negócio.

Conheça agora todos os serviços da MF Consultoria Contábil e converse com um dos nossos consultores.

Conclusão

O processo de auditar as finanças de uma empresa deve ser feito de forma rigorosa, imparcial e assertiva, a fim de identificar gargalos financeiros, investimentos exitosos e, ainda, certificar a veracidade das informações prestadas em relatórios financeiros.

É através do processo de auditoria que as contas de uma empresa se tornam mais confiáveis, fazendo com que se torne também um investimento mais seguro a acionistas e potenciais investidores, levando-a ao sucesso pleno.

Deixe um Comentário

Contar com os serviços da MF Consultoria é ter a garantia de que sua empresa terá toda a assistência necessária.

Estamos sempre próximos, realizando reuniões mensais, detectando novos e melhores caminhos, prevenindo problemas e oferecendo soluções adequadas.

Fale com a gente