atendimento@mfco.com.br
bpo-financeiro-para-ecommerce

BPO Financeiro para e-commerce: entenda o papel da terceirização 

Hoje, empresários no Brasil enfrentam diversos problemas de gestão. Para se ter uma ideia, hoje, cerca de 50% das empresas fecham em até três anos de sua abertura. Dentro desse percentual, 25% delas acabam devido a falta de gestão. Hoje entenda o que é um BPO Financeiro para e-commerce.

Isso acontece porque, além da gestão empresarial não ser uma cultura no país, esses profissionais não têm o suporte necessário para lidar com todos os aspectos que envolvem a gestão de um negócio. 

Um dos pontos chave para o sucesso de uma empresa, é o financeiro. Isso porque, as finanças da empresa é o que possibilita o bom funcionamento de todos os outros aspectos do empreendimento. 

Assim, é preciso que se tenha um esforço por parte do gestor em desenvolver e utilizar ferramentas que protejam esse ponto tão fundamental da organização. Apesar disso, não é necessário fazer tudo sozinho, com o suporte especializado sua empresa fica mais segura e melhora a sua gestão. 

Por essa razão, o serviço de BPO Financeiro para e-commerces tem ganhado cada vez mais relevância no mercado.

Para te ajudar a entender mais a respeito desse serviço e entender o papel da terceirização nas empresas digitais, preparamos esse artigo para você. Por isso, leia-o atentamente.

Tenha uma boa leitura!

O que é um e-commerce?

Antes de entender como o BPO financeiro para e-commerce ajuda o seu negócio, é necessário entender o que é um e-commerce. Apesar de seu nome complexo, entender esse tipo de empreendimento pode ser mais fácil do que parece. 

Um e-commerce é uma empresa em que todos os seus processos acontecem de forma online. Em outras palavras, é uma empresa que vende pela internet. Logo, a única parte do processo que é presencial é a entrega. 

Esse é um tipo de empreendimento que apenas cresce no Brasil. Isso porque, a pandemia acelerou uma crescente nas compras pela internet. Para se ter uma ideia, esse é um setor que teve um aumento no faturamento de 785% nos cinco primeiros meses de 2021, quando comparado a antes da pandemia, segundo uma pesquisa da SmartHint.

E a crescente tende a continuar, uma vez que segundo dados do Global Payments Reports, a tendência é que as vendas nos e-commerces cresçam 18% por ano até 2025.

Isso, aliado ao fato de que esse tipo de empreendimento tem se ancorado cada vez mais nas estratégias e técnicas que o Marketing Digital oferece para potencializar as vendas, permite que se tenha uma ótima fonte de renda para empresários. 

Além de ser um mercado com um grande crescimento, os e-commerces oferecem nichos diferentes, como: 

  • Business to consumer (B2C): modelo de negócio voltado para a venda de produtos e serviços para o consumidor final;
  • Business to business (B2B): voltado para a venda de produtos e serviços para outras empresas;
  • Consumer to consumer (C2): troca entre clientes.

Apesar de se apresentarem como uma boa alternativa para empresários, apenas isso não é o suficiente para lucrar. Por isso, ter o suporte de uma empresa que te ajude com a gestão do seu negócio é crucial. 

Mas afinal, o que é BPO Financeiro? Continue nesse artigo e descubra.

O que é BPO financeiro?

BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, ou terceirização de processo empresarial, que nada mais é do que uma transferência de responsabilidades administrativas para empresas de fora.. 

Ou seja, um BPO Financeiro para e-commerce diz respeito a essa terceirização voltada para o setor financeiro de um negócio. Nesse sentido esses profissionais atuam como um suporte para momentos de tomada de decisão.

Nesse sentido, uma empresa contábil é ideal para assumir essa responsabilidade na empresa, oferecendo mais austeridade financeira, controle em relação ao fluxo de caixa e entendendo os processo do seu negócio para propor mudanças. 

Esse é um serviço muito importante para gestores de e-commerce, uma vez que ele desonera o profissional de muitas obrigações em relação a processos e recursos da empresa, ficando a cargo de alguém com experiência no assunto. 

Isso permite que o profissional consiga focar em outros aspectos dos negócios de modo a aumentar os seus lucros e investir no crescimento de outros setores. 

Se você possui um e-commerce que se enquadra como micro ou pequena empresa, esse é um serviço que você ideal para esse tipo de negócio. Isso porque, muitas vezes esse tipo de empresa não dispõe dos recursos necessários para criar um setor com funcionários em tempo integral para essas funções. 

Assim, o serviço de BPO Financeiro para e-commerce, faz com que a organização tenha esses serviços especializados, mas sem gastar tanto, visto que esses profissionais podem trabalhar remotamente.

Agora que você já sabe o que é a terceirização financeira, continue nesse artigo para descobrir qual o papel do BPO Financeiro para e-commerce.

Qual o papel da terceirização financeira em sua empresa?

Como você pôde observar, o BPO financeiro para e-commerce é um serviço que traz diversas soluções para diversos setores de uma empresa. Nesse sentido, veja a seguir o papel que esse serviço cumpre na empresa. 

Gestão Financeira

O financeiro de um empreendimento é o seu ponto estruturante. Afinal, é a partir dele que todos os outros setores do negócio são potencializados. 

Assim, o profissional responsável pelo serviço de BPO para e-commerce tem o papel de analisar, planejar e controlar as transações financeiras. 

Isso irá possibilitar que o empreendimento seja assertivo na sua gestão de capital, e o que dá mais liberdade para investir em crescimento. Isso só é possível por meio de um profissional especializado. 

Algumas práticas de gestão financeira incluem:

  • Gestão do fluxo de caixa;
  • Elaboração de relatório financeiros;
  • Balanço Patrimonial;
  • Organização de contas pagar e a receber;
  • Planejamento orçamentário.

Controle de custos

O desejo de todo empresário é lucrar alto. No entanto, isso só será possível se o seus custos forem mais baixos que o seu faturamento. 

Com o serviço de BPO Financeiro para e-commerce, você terá o suporte necessário para diminuir os seus custos sem que isso afete a qualidade do seu produto ou serviço, tendo como consequência o aumento em seus lucros. 

Assim, o profissional contábil responsável pelo seu negócio, conseguirá identificar pontos em que é possível diminuir as suas despesas, o que garantirá a saúde financeira da empresa.

Vale ressaltar que para o controle de gastos ter efeito na empresa, será preciso que ele seja feito de forma constante dentro do negócio. Além disso, hoje, é possível utilizar planilhas e softwares de gestão que irão permitir análises mais detalhadas desse aspecto do negócio.

Gestão de departamento pessoal

De nada adianta uma boa administração no que diz respeito aos aspectos burocráticos de um negócio se o seu pessoal não está completamente satisfeito. 

Nesse sentido, um BPO para e-commerce também oferece suporte na gestão de departamento pessoal. Assim, é possível ter suporte em uma série de burocracias relacionadas ao setor, como, folha de pagamento e outras burocracias trabalhistas. 

Além disso, também pode ser importante para a implementar diversos sistemas que irão facilitar a mediação entre trabalhadores e funcionários, como:

  • Registros;
  • Contra-cheques;
  • Contratos;
  • Distratos.

Assim, a sua empresa irá encontrar um equilíbrio entre os seus interesses e o de seus colaboradores de modo a fazer com que toda a sua gestão e relação com os colaboradores melhorem. 

Mas afinal, quais os benefícios do BPO Financeiro para e-commerce, veja a seguir.

Quais os benefícios do BPO Financeiro para e-commerce?

Como você já sabe a partir da leitura deste texto, o BPO Financeiro para e-commerce, é fundamental para o estabelecimento de processos e procedimentos que irão facilitar o cotidiano empresarial. 

Portanto, os benefícios desse serviço são sentidos nos mais diversos setores. Por isso, veja a seguir os principais benefícios desse serviço:

Pagamento de funcionários e fornecedores

Uma das principais dores de cabeça dos gestores é lidar com todas as rotinas decorrentes das despesas da empresa. 

Assim, terceirizando esse serviço você terá um fluxo de pagamento mais simples, e fácil feito por profissionais especializados.

Cobrança de clientes inadimplentes

Uma outra função do BPO Financeiro para e-commerce é o acompanhamento e faturamento de recebimentos. 

Nesse sentido, o serviço também permite que se tenha um controle dos clientes inadimplentes de modo a fazer a mediação e conciliação desses conflitos, oferecendo possíveis saídas aos clientes.

Além disso, são estabelecidos processos de cobrança bem criteriosos e específicos para o seu negócio. 

Análise estratégica

Você terá um corpo de profissionais altamente especializados a seu dispor. Eles terão as ferramentas e a expertise necessária para fazer análises profundas e precisas para o seu negócio.

Eles sempre serão estratégicos em suas análises, propondo melhorias para os seus processos e rotinas empresariais. Isso faz com que a sua empresa e seus colaboradores foquem em suas atividades do cotidiano, potencializando todos os processos da sua empresa. 

Agora que você já sabe o que é BPO financeiro para e-commerce e como ele influencia a sua empresa, conte com o suporte de uma contabilidade para implementar esse serviço em sua empresa.

Continue a leitura: Tributação de produtos digitais: conheça os principais.

Qual a importância da contabilidade para e-commerce?

Durante muito tempo, a contabilidade era vista apenas como um setor que deveria ser contratado para a realização de tarefas burocráticas em sua empresa. 

Todavia, com a evolução da sociedade e da tecnologia, cada vez mais ela tem se tornado um serviço indispensável para qualquer empresa que deseja ter uma gestão mais assertiva. 

Dessa maneira, ao contratar os serviços de uma contabilidade você terá auxílio na administração do seu negócio, podendo tomar as melhores decisões possíveis para o seu empreendimento. 

Outro ponto, é que você diminuirá os seus riscos de fechar o seu negócio, uma vez que eles terão todo o controle financeiro e administrativo da sua empresa. Isso é fundamental quando se coloca que cerca de 50% das empresas fecham em até três anos de sua abertura. 

Por isso, veja a seguir algumas soluções contábeis para a sua empresa que vão além do BPO Financeiro para e-commerce:

Planejamento tributário

Uma solução contábil crucial para a empresa é o planejamento tributário. Sobretudo, porque o Brasil possui uma das maiores tributações do mundo. Ocupando o 2º lugar no ranking de países que mais cobram impostos de suas empresas.

Dessa forma, o planejamento tributário vem para trazer análise, planejamento e controle para esse setor do seu e-commerce. Vale ressaltar, no entanto, que o principal objetivo dessa estratégia é a diminuição da carga tributária. 

Também conhecida como elisão fiscal, é preciso atenção para não confundi-la com a evasão fiscal. A evasão se trata do não pagamento de tributos, e é um crime grave para a legislação brasileira. 

No caso da elisão fiscal, todo o processo é feito utilizando as próprias diretrizes da lei. Utilizando estratégias, como: 

  • Elaboração de um calendário de pagamento de tributos;
  • Enquadramento tributário;
  • Readequação do CNAE.

Dessa maneira, o seu e-commerce terá uma economia grande nos impostos.

Contabilidade gerencial

Por se tratar de um estabelecimento completamente digital, os e-commerces devem se ancorar em dados para conseguir se desenvolver e destacar no mercado. 

Por esse motivo, o serviço de contabilidade gerencial também é fundamental para garantir que o seu negócio se torne mais estratégico. 

A contabilidade gerencial consiste na elaboração de estratégias para melhorar diversos pontos estratégicos de um negócio. Tudo isso, baseado em dados e utilização de ferramentas de análise precisas. 

Isso permite que se tenha um serviço otimizado para o seu negócio, além de trazer mais estabilidade na gestão estratégica da empresa, com isso, você tem alguns benefícios, o que inclui:

  • Diminuição de riscos;
  • Melhora na produtividade;
  • Suporte na precificação;

Como você pôde observar, o BPO Financeiro para e-commerce traz diversos benefícios para o seu negócio. Porém, para implementá-lo em seu negócio, é preciso criar uma parceria com uma contabilidade. Por isso, conheça a MF Consultoria Contábil.

Conte com o suporte da MF Consultoria Contábil!

Deseja fazer contar com um BPO Financeiro para e-commerce e não sabe onde encontrar? Conte com o suporte da MF Consultoria Contábil!

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, somos uma empresa com um time diverso e preparado para lidar com uma série de setores da sua empresa. 

Nossa pluralidade faz com que ofereçamos uma série de soluções e argumentos que possibilita uma melhora de resultados em sua empresa. 

Entre em contato e conheça nossas soluções! Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e siga nossas redes sociais para mais informações.


Leia mais: 10 melhores plataformas de ecommerce para loja virtual.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo