Contabilidade para advogados: como funciona e benefícios

Contabilidade para advogados: como funciona e benefícios

Contabilidade para advogados: como funciona e benefícios

Os serviços de contabilidade para advogados são essenciais para o sucesso de um escritório. Saiba mais sobre eles agora!

Uma das áreas de atuação profissional que mais pode se beneficiar dos serviços contábeis é, certamente, o Direito.

Com uma legião de advogados lutando por independência profissional e escritórios de vários portes sendo inaugurados mês a mês, é essencial ficar de olho nos tributos, fluxos de caixa e planejamento financeiro.

Saiba mais, hoje, sobre como os serviços de um escritório de contabilidade podem te ajudar a conduzir o sucesso do seu novo negócio com mais segurança e, certamente, por muito mais tempo!

Contabilidade para advogados: como funciona?

Um dos principais desafios ao estabelecer um processo contábil para advogados diz respeito à devida segregação de receita, uma vez que parte dela diz respeito ao pagamento dos honorários advocatícios e outra parte trata dos valores que o cliente deve receber.

Ainda que seja desafiadora, no entanto, é um processo que deve ser obrigatoriamente executado a fim de que seja possível ter o correto pagamento de tributos, bem como um adequado enquadramento em regras tributárias.

Dessa forma, é possível ter total independência em relação às contas, evitando que se escriture de forma incorreta as movimentações financeiras realizadas pelo profissional.

Sem essa organização e seu devido acompanhamento, as movimentações feitas pelo advogado podem fazer com que haja desorganização contábil e escriturário, fazendo com que o escritório tenha de fazer pagamentos indevidos aos órgãos de fiscalização.

E, ainda pior: não perceber e acabar não fazendo a apuração devida, o que acaba por acarretar em multas que podem inviabilizar a continuidade dos negócios feitos pelo escritório advocatício.

Características da contabilidade especializada para advogados

Contar com um serviço de contabilidade para um escritório de advocacia é essencial para que a organização financeira e tributária possa ser assegurada, do momento da abertura da empresa e por todos os seus anos de atividade.

Dos primeiros passos que determinam a abertura de um escritório de advocacia até os momentos em que o faturamento representa o sucesso do negócio, o escritório de contabilidade será sempre um parceiro valioso.

Para além do fechamento do mês, manejo da folha de pagamento e controle tributário, o escritório de contabilidade especializado em serviços jurídicos leva para a rotina de trabalho mais segurança e a certeza de um melhor planejamento financeiro.

Através dos serviços de um escritório contábil, podemos também ter uma visão um tanto mais ampliada sobre a vida financeira do escritório, seus rendimentos e recursos.

Com isso, podemos fazer melhores investimentos, remunerar adequadamente nossos colaboradores e, ainda, ter a certeza de sempre cumprirmos nossas obrigações junto ao fisco, como podemos ver a seguir:

Simples Nacional para advogados

Um dos principais aspectos de um bom serviço de contabilidade para advogados diz respeito à escolha do melhor regime tributário para os profissionais. Nesse caso, criado em 2015, o Simples Nacional é o regime que melhor se adéqua aos advogados atualmente.

Com o objetivo de tornar mais simples a organização tributária de pequenas ou microempresas, o Simples Nacional unifica diversos impostos, tornando mais fácil o controle fiscal, bem como a apuração e o pagamento daquilo que é devido.

Para os advogados, o Simples tornou possível com que se abrissem pequenos escritórios, sem que houvesse a necessidade de firmar sociedades. Dessa forma, como há redução na carga tributária ao aderir ao regime tributário, há melhor controle financeiro.

Para aderir ao Simples, basta que os advogados façam a constituição de uma sociedade unipessoal e que fiquem sempre atentos à documentação contábil exigida pelo regime, tal como:

  • Livro caixa;
  • Livro de registro de inventário, quando houver;
  • Livro de registro de entradas;
  • Livro de registro de serviços que foram prestados;
  • Livro de registro de serviços que foram tomados.

Importância da contabilidade para advogados

A contabilidade para advogados é essencial para uma nova empresa já quando ela surge, no momento de se escolher o melhor regime tributário e segue sendo essencial durante todo o seu percurso, sobretudo para a sua organização financeira e tributária.

No momento da abertura do escritório, os serviços de um contador serão requeridos, sobretudo no momento de realizar os primeiros atendimentos a respeito do enquadramento no Simples Nacional.

Depois, ainda há também outras questões relativas aos Regimes Tributários, declaração do Capital Social, enquadramentos relativos ao porte da empresa, bem como da sua Natureza Jurídica.

Por todos esses fatores impactarem na carga tributária que será aplicada aos serviços prestados pelo escritório de serviços advocatícios, é indispensável o acompanhamento de um contador ou escritório de contabilidade.

Com a assistência de um escritório de contabilidade, também é possível otimizar seus investimentos e retornos financeiros, evitando multas e encargos impostuários que poderiam ser evitados através de um melhor controle contábil.

Dessa forma, com a elaboração de balancetes e demais relatórios financeiros, é possível regularizar o negócio e, ainda, aumentar a lucratividade da empresa.

Com o auxílio de contadores especializados em trabalhos jurídicos, é possível se certificar de que os impostos sejam sempre recolhidos da forma correta e, ainda, evitar a aplicação de multas e demais problemas com o fisco.

Por que contratar um escritório de contabilidade para advogados?

Contratar um serviço de contabilidade para advogados é fundamental para que se tenha um melhor controle de todos os serviços prestados por seu escritório, bem como para que se possa manter sempre todos os aspectos tributários e fiscais em dia.

Dito de outra forma, ao contar com um serviço de um bom escritório de contabilidade, temos como resultado a operação legalizada em nosso escritório de advocacia, melhorando, dessa maneira, o dia a dia do nosso trabalho.

Além desse aspecto tão fundamental, ao contar com um escritório de contabilidade parceiro podemos também ter maior economia quando se trata do pagamento de tributos.

Isso porque, conforme bem se sabe, nem tudo o que o advogado recebe financeiramente diz respeito aos pagamentos que são seus por direito.

Dessa forma, ter um controle financeiro adequado sobre isso melhora, também, a forma como devem ser pagos os impostos e outros tributos devidos.

Escritório Contábil em SP

Controle financeiro

Ter um melhor controle financeiro também é fundamental quando se trata de um escritório de advocacia, sobretudo por conta da devida separação entre os recebimentos que cabem ao seu cliente e aqueles que são seus, devidamente.

Ao estabelecer parceria com um escritório de contabilidade, temos como resultado uma melhor operacionalização desses valores, sem que eles impliquem, sobretudo, em cobranças desnecessárias de serem apuradas quando se trata de tributos.

Assim, além do controle financeiro, ter uma boa equipe de contadores atuando em parceria com o seu escritório eleva também a sua eficiência quando se trata da melhor forma de cuidar do seu dinheiro.

Planejamento tributário

Além de um melhor controle financeiro dos gastos que são do escritório e dos ganhos que devem ser divididos corretamente entre a conta do advogado e a do cliente, outro fator essencial dos serviços prestados diz respeito ao planejamento tributário.

Fazendo a correta destinação dos valores para quem é de direito que receba, há uma melhor separação das contas da empresa de advocacia, bem como se pode fazer a correta apuração dos tributos que devem ser recolhidos.

Dessa forma, a operação se torna totalmente legalizada e, mais importante ainda do que isso, pode se dar de forma despreocupada em relação a multas e outras sanções empregadas pelo fisco.

Economia com tributos

Outro aspecto fundamental de uma boa parceria entre um escritório de contabilidade com o seu escritório advocatício diz respeito às economias que podem ser tomadas a partir do momento em que se faz o devido repasse das obrigações ao seu contador.

Dessa forma, é possível adequar o escritório ao seu melhor regime tributário, fazendo com que, além da correta apuração dos impostos se tenha o pagamento adequado deles, o que quer dizer que nem mais e nem menos será pago.

Assim, a contabilidade para advogados se faz fundamental, sobretudo porque a ela está diretamente atrelada a ideia de economia.

Cumprimento das obrigações legais

Cumprir devidamente com todas as obrigações legais de um escritório advocatício é outro dos pontos fundamentais quando se trata da contratação de uma assessoria contábil.

Seja em relação ao correto pagamento dos seus colabores, seja na correta apuração dos seus tributos e das suas obrigações fiscais, por meio de um escritório contábil isso se torna possível, de forma bastante simples e sem exigir sua atenção demasiadamente.

Assim, você pode se preocupar com o que realmente importa, enquanto seu parceiro cuida de tudo o que é necessário para que seu escritório possa ser sempre uma referência para os seus clientes.

Aumento de produtividade

O aumento de produtividade dos trabalhos realizados em seu escritório advocatício acaba por ser um resultado mais do que previsível do correto repasse e designação das obrigações contábeis para uma assessoria ou consultoria contábil.

Ao fazer essa movimentação, você garante mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: seus clientes, seus processos e tudo aquilo que você pode fazer para que resolvam suas pendências com a justiça.

Assim, você acaba por ter resultados mais satisfatórios em seu dia a dia profissional, aproveitando-se de todos os momentos de trabalho e sem preocupações com as suas obrigações contábeis.

Quais são as características da contabilidade especializada para advogados?

A contabilidade para advogados tem muito em comum com a contabilidade prestada para outros segmentos, tais como:

  • Controle financeiro, tributário, de pagamentos e recebimentos;
  • Planejamento econômico observando custos de funcionamento, de salários e investimentos;
  • Previsão de custos diversos, como serviços de marketing, design e consultorias;
  • Pagamento de tributos e previsão de pagamentos futuros.

No entanto, alguns aspectos são distintos da contabilidade geral e exige atenção em alguns outros pontos, tais como:

  • Controle do pagamento de honorários e de aspectos contratuais para a divisão de honorários de sucumbência e percentual recebido por ações ganhas;
  • Registro dos valores ganhos a título de consultorias, atendimentos e outros serviços prestados pelo advogado associado ao escritório.

Contabilidade no Tatuapé

Como fazer contabilidade para advogados?

A contabilidade para advogados tem algumas particularidades que devem ser observadas pelo prestador de serviços contábeis.

O principal aspecto é, sem dúvida, o controle financeiro do consultório advocatício e demanda um registro rigoroso de todas as movimentações financeiras realizadas.

Para isso, é necessário que o contador – ou o escritório contábil, ou assessoria contábil – conheça quais são estes serviços e quais os valores que são costumeiramente cobrados por eles.

Seja um escritório advocatício com vários colaboradores, seja no caso de um advogado individual, é essencial estar atento a essas movimentações, sobretudo porque elas são determinantes para o controle fiscal como um todo.

Outro aspecto essencial é manter as contas em equilíbrio, sobretudo quando levamos em consideração que os serviços de um advogado podem ser bastante díspares ao longo do tempo, a depender das causas contratadas.

Assim, o controle de impostos é essencial e, tão fundamental quanto, é controlar rigorosamente os gastos e atentar-se ao planejamento financeiro, sobretudo em relação às despesas acumuladas em um período.

Esse planejamento financeiro deve ser robusto o suficiente para antecipar despesas e ganhos, a fim de manter as contas sempre em ordem apesar dos serviços prestados em um período.

Contabilidade na Vila Formosa

Dicas de contabilidade para advogados

Algumas dicas podem ser fundamentais para um melhor serviço de contabilidade para advogados.

Fique de olho nelas!

1 – Seja cauteloso com o fluxo de caixa

Atentar ao fluxo de caixa é essencial para qualquer negócio, independente do seu segmento ou setor.

É o fluxo de caixa que pode determinar o sucesso do seu escritório ou o seu fracasso, porque é, essencialmente, este instrumento que determina qual o balanço entre as receitas e as despesas do seu negócio.

Independente de como ele seja tocado, é importante, sempre, fazer com que as receitas superem as despesas que ele gera.

Estar de olho no fluxo de caixa é essencial para que se possa identificar de forma rápida e precisa qualquer desequilíbrio nesta regra, fazendo com que seja possível ajustar o percurso do escritório antes que as complicações se tornem realmente insustentáveis.

2 – Não misture suas contas pessoais com as contas do escritório

Não importa qual o porte ou o tipo do seu negócio: nunca, jamais, misture as suas finanças pessoais com as finanças dele.

Quando fazemos esse tipo de coisa, acabamos por misturar os fluxos de entrada e saída de receitas, impossibilitando um melhor controle delas.

Assim, a melhor solução é, sempre, definir qual o seu “salário”, mesmo que você seja um advogado independente que está abrindo agora seu primeiro escritório.

Isso torna possível um controle mais eficiente do seu negócio e possibilita um planejamento de longo prazo, em que seja possível também maximizar as suas receitas e, consequentemente, seu “salário”.

3 – Conte com um bom serviço de contabilidade para advogados

Logo no momento da abertura do seu escritório de advocacia o contador deve estar presente para que se faça a escolha de um regime tributário adequado ao seu tipo de serviço.

Isso é fundamental para que a carga de impostos incidentes sobre a sua arrecadação seja mensurada de forma correta e, consequentemente, melhor aproveitada.

Empresas com o faturamento anual de R$ 4,8 milhões podem optar pelo Simples Nacional, o que possibilita um controle tributário mais simples e eficiente.

Quer saber mais sobre como realizar um bom serviço de contabilidade para advogados? Fale agora com a MF Consultoria Contábil!

Conclusão

Os serviços de contabilidade para advogados são essenciais não só para que os tributos de um escritório sejam pagos de forma adequada, mas são também importantes para que, a longo prazo, o escritório possa se manter em crescimento.

Através dos serviços de contabilidade para advogados é possível realizar um melhor planejamento financeiro, melhor controle de caixa e de divisão de dividendos, fazendo com que todos os associados possam ter maior sucesso em seus serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.