Contabilidade para Startups: Por que é fundamental?

 

O mercado de startups é agitado e permanece em constante crescimento. Além disso, existem tributações e outros fatores contábeis que são específicos para esse segmento, como o caso do recebimento de um aporte, por exemplo. Veja porque a Contabilidade para Startups é fundamental para a escalabilidade da mesma.

Contabilidade para StartUps

Esqueça aquele velho pensamento de que a contabilidade é apenas uma obrigação para a empresa, pois ela pode contribuir de muitas formas para o desenvolvimento da organização, ainda mais se levarmos em conta o ritmo acelerado das decisões de uma startup.

Além da tomada de decisões, até a sua relação com os investidores pode ser mais vantajosa ao contar com uma consultoria contábil. Veja a seguir os 3 principais benefícios de contar com uma Contabilidade para Startups:

1 – Base Sólida

Vale dizer que startups são empresas relativamente novas, mas nem toda empresa nova é uma startup. É exatamente sob essa ótica de “ser nova” que sua base deve ser sólida, evitando possíveis problemas legais futuros.

As startups têm a difícil tarefa de agregar valor a um produto ou serviço que é novo no mercado, muitas vezes desconhecido. Qualquer empecilho no caminho ou custos desnecessários no início da trajetória podem ter um impacto negativo muito maior do que o esperado.

Escolher, desde o início, uma contabilidade para sua startup faz com que seu modelo de negócio cresça da melhor forma possível, sem brechas e falhas na tributação, otimizando ao máximo os custos do empreendimento.

2 – Captação de Investidores

A prospecção de investidores é parte decisiva na vida de uma startup e para que isso aconteça de forma produtiva, é preciso ter na ponta do lápis os números da empresa. Não estamos falando apenas de informações básicas, mas sim de dados aprofundados e que promovam insights no prospect.

Fator-chave na argumentação, tais dados podem ser levantados por uma Contabilidade para Startups, fazendo-o se destacar dentro desse ecossistema empreendedor acirrado.

3 – Relação com Investidores

Não só a captação, mas a relação com os investidores também é beneficiada. Não existe Startup intuitiva: é preciso de dados para entender cada detalhe da empresa e planejar o futuro.

Os dados são parte intrínseca na hora de justificar o investimento e apresentar os resultados obtidos. E uma contabilidade pode te ajudar nessa hora, apresentando relatórios precisos que demonstram o desempenho.

4 – Escalabilidade

A escalabilidade é um conceito presente no universo das startups e diz respeito ao rápido crescimento pelo qual a empresa passa. Durante esse período de demanda maior que de costume, é preciso que todos os departamentos acompanhem esse crescimento.

Não é diferente com o setor contábil, que escala junto ao seu negócio, trabalhando de acordo com a legislação vigente e apontando melhorias sempre que necessário.

Conheça a MF Consultoria Contábil, que oferece soluções completas para a realidade de startups, independentemente do segmento.

Deixe um Comentário

Contar com os serviços da MF Consultoria é ter a garantia de que sua empresa terá toda a assistência necessária.

Estamos sempre próximos, realizando reuniões mensais, detectando novos e melhores caminhos, prevenindo problemas e oferecendo soluções adequadas.

Fale com a gente

POSSO AJUDAR?