atendimento@mfco.com.br
Emissão de Notas Fiscais para MEIs: Novas Diretrizes a Partir de Setembro.

Emissão de Notas Fiscais para Ecommerce no MEI: Novas Diretrizes a Partir de Setembro

Prezados clientes da MF Consultoria Contábil, temos uma importante atualização sobre a emissão de notas fiscais para Microempreendedores Individuais (MEI). A partir deste mês de setembro, está oficializada uma mudança significativa nas regras que impactam diretamente o Ecommerce no MEI em relação à emissão de notas fiscais.

De acordo com a Resolução 169/2022 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), o MEI agora é obrigados a emitir suas notas fiscais exclusivamente por meio do sistema nacional de emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). Sendo assim, essa mudança visa simplificar e facilitar o cumprimento das obrigações tributárias para os microempreendedores individuais.

Essa migração para o novo sistema se aplica somente o Ecommerce no MEI e não afeta outros tipos de empresas. Importante destacar que o sistema é gratuito, o que é uma ótima notícia para os empreendedores que buscam reduzir custos operacionais. Então a NFS-e nacional oferece uma maneira simplificada e padronizada de emitir notas fiscais, resolvendo problemas relacionados à ausência de administração tributária ou recursos tecnológicos em algumas cidades.

Estamos cientes de que essa transição pode levantar dúvidas e preocupações. Por isso, gostaríamos de informar que nosso especialista, Sergio Figueiredo, está à disposição para auxiliar MEIs nesse processo. Você pode entrar em contato com ele enviando uma mensagem direta pelo Instagram clicando aqui, onde ele estará pronto para esclarecer dúvidas e fornecer assistência.

Como Funciona a NFS-e Nacional para Ecommerce no MEI?

Para emitir suas notas fiscais, o Ecomerce no MEI deve acessar o portal gov.br/nfse ou utilizar o aplicativo disponível para Android e iOS. O primeiro passo é realizar o cadastro no Portal Nacional de emissão de NFS-e, onde será gerado um código e uma senha de acesso. Além disso, será necessário fornecer informações essenciais, como o CPF ou CNPJ do cliente, a descrição do serviço prestado e o valor da nota.

É importante destacar que o sistema oferece segurança adicional, permitindo proteção por senha ou biometria (caso disponível no dispositivo móvel). Por isso você pode emitir suas NFS-e mesmo em situações em que não haja acesso à internet.

A nova ferramenta já está disponível desde 1º de janeiro, embora a obrigatoriedade tenha sido adiada para setembro, dando ao Ecommerce no MEI tempo para se adaptar a essa mudança importante em suas operações. Aqui na MF Consultoria Contábil, estamos comprometidos em fornecer o melhor suporte aos nossos clientes. Por isso se você é um Ecommerce no MEI e tem perguntas ou precisa de assistência na transição para o novo sistema de emissão de notas fiscais, não hesite em entrar em contato conosco. Estamos aqui para ajudar você a navegar por essas mudanças e garantir que sua empresa esteja em conformidade com as novas regulamentações.

O CEO Leandro Marigo chamando para uma reunião com Especialista. Ecommerce no MEI.
O CEO Leandro Marigo chamando para uma reunião com Especialista.

Mantenha-se atualizado e continue contando com a MF Consultoria Contábil para o seu sucesso empresarial. Estamos ao seu lado em cada passo do caminho.

Voltar ao topo