atendimento@mfco.com.br
escalabilidade

Escalabilidade no Ecommerce: o que é, exemplos, como adaptar seu negócio para ser escalável?

Em diversos segmentos têm se utilizado a palavra escalabilidade no ecommerce. Trata-se de um termo referente à evolução da empresa em relação ao mercado que ocupa. No artigo de hoje você verá o que é escalar no âmbito corporativo, como isso pode ser feito e o papel da contabilidade para colocar em prática esse conceito. Confira!

O que é Escalabilidade no Ecommerce?

Quando uma empresa escala, isso significa que ela criou um modelo de negócio capaz de aumentar consideravelmente as suas vendas e o seu alcance sem investir um montante proporcional a esse crescimento.

Isso pode acontecer devido a alguma tecnologia que permite aumentar a produção, o descobrimento de um novo público, um novo produto, uma nova forma de oferecer serviços, franquias, entre muitas outras coisas.

É um conceito muito difundido dentro do ecossistema das Startups, visto que elas surgem visando essa expansão e atuam com tecnologias que dispensam uma grande infraestrutura para funcionarem.

Exemplo de empresas que escalaram

Um bom exemplo de escalabilidade no Ecommerce é a Amazon, a qual disponibiliza uma imensa variedade de produtos, sem precisar comprá-los. Ela necessita apenas encontrar parceiros que queiram vender em seu site e se responsabilizar pelos prazos de entrega.

Você consegue imaginar como seria o estoque de uma empresa assim, se ela optasse por comprar os itens e revendê-los? Seria inevitavelmente e extremamente custoso, além de necessitar de excelente qualidade logística.

Como a maior parte é feita digitalmente, a Amazon conseguiu eliminar os principais custos de lojas comuns, ao mesmo tempo em que cresceu consideravelmente em vendas.

O Nubank também pode ser citado, uma vez que eliminou os custos de agências físicas, trazendo o conceito de banco 100% virtual, com menos taxas. O resultado foi um crescimento notável de clientes.

Resumidamente, empresas que moldaram modelos de negócios capazes de crescer com qualidade e menos investimento: minimizar custos e maximizar resultados. A tecnologia é um fator crucial para isso.

Como ser escalável no Ecommerce?

Planejamento. Em todas as áreas.

Até agora citamos exemplos de grandes empresas, mas esse conceito é aplicável em negócios menores também. Para isso, é preciso mapear todos os processos, a fim de obter o circuito de funcionamento completo da empresa. Tendo isso em mãos, o próximo passo é entender como é possível crescer, ou seja, de que maneiras você pode aumentar o alcance da marca?

Isso é muito específico de cada segmento, porém, o denominador comum é a tecnologia. Uma loja física de produtos orgânicos, por exemplo, tem custos mais elevados em relação à um e-commerce do mesmo segmento. E assim por diante, a tecnologia oferece possiblidades de otimizar os custos e alcançar mais pessoas.

Adaptando o seu negócio para escalabilidade no Ecommerce

Vamos supor que você já tenha pensado em um modelo escalável para aplicar em seu empreendimento. Antes de pôr em prática, é preciso testar e, se provado viável, analisar os resultados e planejar toda a parte contábil, afinal, a empresa está prestes a crescer.

A análise dos resultados e o planejamento contábil e financeiro são partes essenciais para atestar a escalabilidade no ecommerce, pois é através deles que será possível mensurar a evolução. Além disso, dado o possível crescimento, a tributação também pode se alterar.

Para isso, você pode possuir um departamento de inteligência e contabilidade em sua empresa ou, para reduzir custos e focar seus colaboradores no Core Business, terceirizando essa tarefa.

Um dos pontos positivos do outsourcing contábil é a avaliação de profissionais de mercado externos à empresa, ou seja, o seu modelo de negócio é avaliado por alguém de fora, trazendo novos insights e uma nova avaliação, um novo olhar, ao mesmo tempo que fornece relatórios precisos que indicam o andamento da companhia.

Existem muitas outras vantagens de contratar esse tipo de serviço. Para saber mais, leia Por que contratar uma assessoria contábil?

Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo