atendimento@mfco.com.br
impactos-da-crise-na-contabilidade

Impactos da crise na contabilidade dos Ecommerces

Que a contabilidade é um dos setores mais importantes para o sucesso de empresas de todos segmentos nós já sabemos. Mas você sabia que ela é a peça-chave para as empresas conseguirem reagir à crise? Conheça neste artigo os 6 principais impactos da crise na contabilidade dos ecommerces e entenda a importância dela para passar por este período com mais tranquilidade.

Quais são as projeções para o setor de contabilidade nos próximos meses?

A demanda no mercado contábil tende a crescer durante e no pós-crise, isso porque vivemos um momento em que as empresas devem reavaliar todas as suas práticas, adotando ações emergenciais que contenham os déficits e investindo em novas ideias para manter o negócio funcionando sem grandes problemas.

Essa é uma fase propícia para a renovar todas as áreas do negócio, principalmente no que diz respeito à contabilidade, que irá ajudar a entender o que é possível ou não fazer, visando adequar os processos internos às novas demandas que exigirão, principalmente, investimento em ferramentas digitais e novas formas de oferecer serviços. Sendo assim, os profissionais de contabilidade devem estar preparados para enfrentar um grande aumento na procura por serviços contábeis.

Os possíveis impactos da crise na contabilidade dos ecommerces

De acordo com o artigo Implicações contábeis da Covid-19 publicado por Roland Kuerzi, sócio-diretor do Departamento de Práticas Profissionais KPMG no Brasil, estes são os principais impactos do crise na contabilidade dos ecommerces:

Receitas, custos e fluxos de caixa: A volatilidade e as alterações nos preços de commodities, insumos ou em moedas estrangeiras, mas também impacto na demanda ou problemas na cadeia de suprimentos podem impactar receitas, custos e fluxos de caixa da empresa.

Perdas de crédito esperadas de ativos financeiros: Tais perdas estão baseadas em informações que consideram condições atuais e previsão de condições econômicas futuras. Os impactos do surto podem exigir um aumento nas perdas de crédito esperadas de ativos financeiros.

Valor realizável líquido de estoques: Pode haver menos demanda, o que, por sua vez, pode criar pressão nos preços de venda, reduzir o giro do estoque, ou reduzir os preços praticados no mercado, levando a reduções no valor realizável líquido do estoque.

Ativos e passivos mensurados a valor justo: A mensuração ao valor justo reflete informações e condições na data da mensuração. Isso pode ser desafiador quando a mensuração está baseada no nível 3 da hierarquia de valor justo, com uso de dados não observáveis, considerando que os fatos e circunstâncias estão mudando rapidamente. Também pode haver mudanças do nível 2 da hierarquia de valor justo nível para o nível 3, considerando que a relevância de dados não observáveis pode aumentar.

Ativos fiscais diferidos: Tais ativos estão embasados na disponibilidade de lucro tributável futuro. À medida que as perspectivas econômicas se deterioram e os lucros da empresa diminuem, a recuperação de um ativo fiscal diferido reconhecido deve ser cuidadosamente verificada.

Provisões e contingências: Estimativas referente aos valores estimados de saídas de recursos podem ser impactadas, passivos contingentes podem se tornar provisões a ser reconhecidas no balanço patrimonial.

Minimizando os impactos da crise

Uma análise minuciosa da saúde financeira do negócio realizada por um especialista é imprescindível para sobreviver à crise e minimizar os impactos da crise na contabilidade dos ecommerces, pois somente um profissional de contabilidade estará apto para entender as novas demandas e as respectivas exigências fiscais e tributárias. A MF pode te ajudar nessa empreitada rumo à estabilização e recuperação contábil do seu negócio. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo