atendimento@mfco.com.br
mei-precisa-de-contador

Ecommerce MEI precisa de contador? Saiba mais!

O que é ser um Ecommerce MEI?

Antes de saber se o Ecommerce MEI precisa de contador, vamos entender no que consiste esse termo. MEI é a sigla dada para o Microempreendedor Individual, que são profissionais autônomos e/ou empresários de pequenos negócios. Ser MEI serve para legalizar e viabilizar tais atividades, mantendo incentivos e benefícios ao empreendedor.

Dentre as características que descrevem um Ecommerce MEI estão:

  • Faturamento anual de até R$81 mil reais;
  • Não pode ser sócio, administrador ou titular em outra empresa;
  • Pode contratar 1 funcionário;
  • Sua atividade precisa se encaixar em uma das permitidas.

A formalização desses empreendedores por conta própria foi introduzida pela Lei Complementar 128/08 e inserido pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa 123/06. E desde julho de 2009, ser Ecommerce MEI é uma opção em avanço por parte dos pequenos empresários.

Afinal, Ecommerce MEI precisa de contador?

Em lei, não há nenhuma informação que obrigue um Ecommerce MEI a investir em contabilidade para seu negócio. Quanto aos impostos, estes são recolhidos no valor pago fixo mensalmente através do Simples Nacional. Portanto, a resposta para a dúvida: Ecommerce MEI precisa de contador? é: um MEI não precisa essencialmente dos trabalhos de um contador. No entanto, este profissional também precisa cumprir suas obrigações.

O trabalhador pode ser tributado caso os valores ultrapassem seus lucros. Tais impostos não costumam ser baixos, sendo por essa razão que muitos MEIs acabam optando por ter o apoio da contabilidade.

Além disso, anualmente um Ecommerce MEI precisa fazer a declaração dos seus ganhos, como também emitir notas fiscais eletrônicas para pessoas jurídicas. Aconselha-se, para quem não tem experiência no assunto, ter um contador para garantir a execução dentro da lei.

Outras vantagens de um MEI ter um contador

Muitos empresários começam seus projetos como MEI visando o crescimento, e isso só é possível com uma boa gestão financeira. Portanto, o maior benefício de um MEI investir em um contador é a garantia da saúde financeira contábil do negócio, sem correr riscos de cometer erros em contas, declarações ou pagamentos, por exemplo, seja por desatenção ou falta de experiência.

Um bom escritório de contabilidade para sua empresa pode sugerir vários procedimentos que vão melhorar seu negócio, portanto você pode considerar a contabilidade uma parceira para avançar com segurança. 

E com a parte financeira bem controlada, você expande os resultados da empresa, tendo mais controle sobre investimentos, pagamentos e demais obrigações em dia. Portanto, fica a seu critério investir ou não num contador sendo um MEI, mesmo não sendo obrigação! Mas a recomendação que deixamos é: se puder, conte com um contador no dia a dia!

A MF Consultoria está aqui para ajudar você Ecommerce MEI como for necessário! Temos uma equipe dedicada à sua disposição, ativa em todos os canais de atendimento. Se tiver qualquer dúvida ou precisar dos nossos serviços, basta entrar em contato ou acessar o link. Até logo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo