atendimento@mfco.com.br

Microfranquia: o que é e por que está crescendo no mercado?

Muito se discute a respeito do cenário econômico atual, tanto em solo nacional como global. Para atender as necessidades dos investidores, surgiu um modelo de negócio um pouco mais enxuto, porém, tão atrativo quanto as franquias tradicionais, chamado de microfranquia.

Nesse post vamos explicar esse conceito, mostrando suas vantagens. Continue lendo abaixo!

As microfranquias são modelos de negócio muito semelhantes às franquias como já conhecemos, entretanto, possuem um investimento inicial relativamente menor: até 80 mil reais, tendo seu teto alterado para até 90 mil neste ano.

Agora que você já sabe o que são as microfranquias, veja por que continuam crescendo!

Por que a microfranquia está cada vez mais presentes no mercado?

Um estudo inédito realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) constatou que das redes que não trabalham no formato de microfranquias, 36% afirmam ter interesse em desenvolvê-los nos próximos anos.

Além do investimento inicial menor (podendo começar por volta de 3.000,00 R$), o negócio também chama atenção devido ao número reduzido de funcionários: segundo o mesmo estudo citado acima, a média de colaboradores da microfranquia é de 2,8 por unidade, enquanto na tradicional é de 6,1 funcionários.

Possui, também, um retorno sobre o valor investido mais rápido.

A crise, vista de um contexto geral, gera desconfiança nos empresários, assim como naqueles que estão pretendendo desenvolver tal habilidade. A partir dessa informação, concebe-se que é muito mais atrativo e seguro o modelo de microfranquia.

Outros fatores que tornam a microfranquia uma boa oportunidade

Como se já não bastasse o que foi dito anteriormente, ainda existem mais dois fatores cruciais na escolha da microfranquia:

Pró-labore na microfranquia

Derivada do latim, a palavra pró-labore significa “pelo trabalho”, ou seja, é a remuneração (uma espécie de salário) dos sócios referentes às atividades administrativas exercidas.

A ABF constatou que o pró-labore médio varia de 3.611 reais a 3.819 reais. Mas, aproximadamente 25% recebe acima de 5 mil reais. Nas redes que oferecem os dois modelos de franquia, apenas 11% recebem 2 mil reais ou menos.

Home Office na microfranquia

Apesar das lojas de rua ainda serem o principal local utilizado, o home office é um tendência que vem aumentando.

É uma ótima alternativa para quem sonha trabalhar em casa e, ainda por cima de tudo, ter o próprio negócio!

Veja alguns exemplos de microfranquia

Para você ter uma noção de como os preços variam, trouxemos alguns exemplos que ilustram um pouco das áreas e oportunidades:

Clube Turismo

Trata-se de uma empresa de Turismo, onde modalidade Home Office tem o investimento inicial de 4 mil reais. Os valores iniciais sobem de acordo com as modalidades oferecidas:

– Office: 17.000,00

– Escritório/Loja: 69.500,00

Auto Brasil

A Auto Brasil oferece bloqueadores e rastreadores para veículos, além de um plano de assistência veicular para todo o território nacional. O investimento mínimo é de 9.500 reais, já o retorno sobre investimento vem de 6 a 12 meses.

Elefante Verde

Especialistas em publicidade digital para pequenas empresas, a Elefante Verde traz o mínimo de 14.400 reais para se tornar um franqueado. O retorno vem de 6 a 24 meses, de acordo com cada franquia.

Imaginarium

Você provavelmente já se deparou com alguma Imaginarium em um shopping, não é mesmo? A loja tem um material diferenciado e diversificado: desde casa e decoração, passando por eletrônicos, até chegar em acessórios para o dia a dia.

60 mil reais é o preço de um mini quiosque da marca!

Mordidela

O negócio que contou com mais de 60 novas unidades em 2016, conta com porções pequenas de salgados e sobremesas e oferece a bandeira da marca por 79,9 mil reais.

As microfranquias possuem muitos ramos para se atuar, portanto, é necessário a investigação detalhada do investidor antes de tomar qualquer decisão, para que a opção seja financeiramente boa.

Estar no comando de uma empresa demanda alguns cuidados com documentação e afins. Para otimizar seu tempo e ter segurança, conheça a MF Consultoria Contábil: nós prestamos serviços com a qualidade que você precisa!

Não deixe de continuar acompanhando nosso blog!

Fontes:

Disponível em: https://www.portaltopfranquias.com.br/21-franquias-baratas-de-ate-15-mil/#microfranquias. Acessado em 08/05/2017.

Disponível em: http://www.franquiaclubeturismo.com.br/modalidades.php. Acessado em 08/05/2017.

Disponível em: http://exame.abril.com.br/pme/microfranquias-franquias-pouco-investimento/. Acessado em 08/05/2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo