Consultoria empresarial: o que é, para que serve, tipos e mais

Certamente, você já viu em anúncios e até mesmo empresas prestando esse serviço, mas sabe, exatamente, o que é consultoria empresarial?

Na prática, nem sempre precisamos saber o que é consultoria empresarial para compreendermos o quanto este pode ser um serviço interessante para o nosso negócio, afinal, o próprio termo já chama a nossa atenção.

Confira, hoje, porque você deve levar em consideração a contratação de um serviço de consultoria empresarial para a sua empresa, quais são seus ganhos e, sobretudo, como contratar uma.

Boa leitura!

O que é consultoria empresarial e para que serve?

O que é consultoria empresarial e para que serve?

Muitos se perguntam o que é consultoria empresarial e, sobretudo, qual a sua real utilidade dentro de uma empresa.

A resposta para o que é consultoria empresarial é, na verdade, muito simples: o serviço busca identificar e demonstrar quais são os principais problemas de gestão de uma empresa de forma objetiva.

De posse destes dados, a empresa pode reorganizar seus fluxos a fim de melhorar a sua forma de gestão e, ainda, seus resultados.

Outros impactos positivos de um serviço de consultoria empresarial podem ser notados também financeiramente, tais como otimização de aplicações, organização financeira e, ainda, redução de custos.

O serviço de consultoria empresarial é essencial para que se possa viabilizar um diagnóstico mais completo e complexo da forma como a empresa é gerida.

Quer dar os primeiros passos na reflexão sobre a sua forma de gerir?

Veja mais a seguir:

Quais são os tipos de consultoria empresarial?

Existem duas possibilidades para a contratação de uma consultoria empresarial.

Confira, a seguir, quais são elas.

Consultoria empresarial interna

A consultoria empresarial interna é geralmente feita por um consultor contratado pela empresa, que acompanha seu dia a dia e está alocado nela.

As atividades que esse profissional desempenha se dão no dia a dia da empresa, uma vez que ele faz parte da equipe de trabalho e, normalmente, é um consultor exclusivo deste negócio.

Por estar envolvido com as atividades e processos diários, seu trabalho é uma ferramenta essencial para uma empresa que deseja estabelecer uma consultoria de longo prazo.

Consultoria externa

Diferente da consultoria que pode ser realizada internamente, a consultoria externa é um serviço terceirizado que uma empresa pode contratar periodicamente ou esporadicamente, a fim de resolver problemas pontuais ou traçar diagnósticos mais complexos.

Quando se contrata um consultor externo, se contrata um prestador de serviços e, portanto, não se deve esperar nem exclusividade e tampouco, trabalho em tempo integral e diário.

Os nomes mais experientes no mercado de consultoria empresarial geralmente estão envolvidos com dezenas de projetos ao mesmo tempo e, certamente, estão no mercado externo.

Como os consultores externos não estão envolvidos com o dia a dia de uma empresa, é de se esperar que sua posição seja mais neutra e, dessa forma, suas observações tenham um impacto mais positivo sobre o negócio.

O mercado de consultoria empresarial no Brasil

O mercado de consultoria empresarial no Brasil

Em meio a tantas perguntas sobre o que é consultoria empresarial e quais os ganhos que esta atividade pode levar para uma empresa, vemos, ano após ano, o mercado de consultoria empresarial em franca expansão no Brasil.

Isto se deve a alguns pontos, que vão além da crise econômica pela qual muitas empresas passam até o choque geracional entre as pessoas que estão ocupando cargos sêniores e aqueles nascidos já nos anos 2000.

Por conta de tantas novas realidades no mercado de trabalho, de forma geral, os serviços de consultoria se tornam cada vez mais essenciais.

O que fez, também, com que se criasse um mercado próprio deste tipo de assessoria, que cresce de forma voraz para atender as necessidades de uma economia igualmente voraz.

Quanto tempo dura uma consultoria empresarial?

Quanto tempo dura uma consultoria empresarial?

O tempo de duração de uma consultoria empresarial é variável e depende, necessariamente, do diagnóstico preliminar no do consultor e das suas necessidades enquanto gestor.

Assim, é possível dizer que o tempo de duração de uma consultoria depende, de fato, da situação de cada negócio.

Obviamente, a consultoria realizada a fim de reorganizar processos de trabalho tende a ter um período de observação menor e um tempo de implementação maior.

Já a consultoria empresarial contratada durante uma crise financeira de um negócio, tende a ser mais duradoura e mais abrangente em suas análises, demandando também mais tempo do consultor.

Assim, quando se trata de um serviço de consultoria e do tempo que ele deve durar, é difícil estabelecer também um prognóstico porque isso varia conforme o perfil de cada profissional e das ferramentas por ele utilizadas.

É por conta disso que, no momento da contratação, esses pontos precisam ser discutidos para que o consultor e a empresa tenham de fato todas as expectativas em relação ao trabalho equilibradas e balanceadas.

O que é feito em uma consultoria empresarial?

Quando nos perguntamos o que é consultoria empresarial geralmente temos como resposta o que se faz quando um serviço destes é contratado.

Como cada serviço prestado pelo consultor está relacionado a uma necessidade da empresa, essa pergunta pode ser um tanto capciosa.

Veja: se um consultor observa a necessidade de contratar mais uma ou duas pessoas para compor o quadro financeiro da empresa, essa é uma necessidade específica daquele negócio em si.

É por conta disso que os resultados de um serviço de consultoria são íntimos de um negócio e, igualmente, por conta disso que não se pode determinar com precisão o que realmente é feito em cada serviço.

O que podemos cravar, no entanto, é que a consultoria empresarial sempre irá buscar atuar de forma assertiva e positiva, buscando melhorar os resultados de uma empresa.

Sejam eles financeiros ou pessoais, essa forma de atuação exige que tanto o consultor quanto a empresa em si trabalhem em consonância, acordo e, sobretudo, parceria.

Quanto custa uma consultoria empresarial?

Quanto custa uma consultoria empresarial?

Agora que você já sabe o que é consultoria empresarial, deve estar se perguntando qual o valor deste tipo de prestação de serviços.

Os valores contratados são necessariamente relacionados às necessidades do seu negócio.

Se você necessita da ajuda de um consultor para realizar uma contratação, certamente o valor será correspondente ao tempo de trabalho e ferramentas mobilizadas pelo consultor para que isso se efetive da melhor forma para a sua empresa.

O que é, certamente, diferente do trabalho envolvido na reorganização de um setor inteiro do seu negócio, certo?

Entre em contato com um dos nossos consultores agora e saiba tudo sobre a Consultoria Empresarial da MF!

Conclusão

Tão logo sabemos o que é consultoria empresarial, logo nos damos conta dos seus inúmeros benefícios para uma organização, que vão além de, simplesmente, falar o que está certo, errado e como poder melhorar.

Através de um serviço de consultoria empresarial podemos fazer novas e mais valiosas contratações, organizar processos de trabalho e, até mesmo, compreender as estruturas que precisam ser modificadas para tornar mais coeso o trabalho dos times.

Certamente, para cada necessidade do seu negócio há um consultor disposto a te ajudar, mesmo quando a necessidade da sua empresa é ainda desconhecida para você.

Não precisamos, também, esperar as coisas ficarem complicadas para contratar um consultor, sobretudo porque este é um serviço que impede, justamente, complicações para uma empresa.

Agora que você sabe o que é consultoria empresarial, conheça os serviços da MF e dê mais um passo em direção ao sucesso do seu negócio!

Deixe um Comentário

Contar com os serviços da MF Consultoria é ter a garantia de que sua empresa terá toda a assistência necessária.

Estamos sempre próximos, realizando reuniões mensais, detectando novos e melhores caminhos, prevenindo problemas e oferecendo soluções adequadas.

Fale com a gente