Consultoria fiscal: o que é, para que serve e por que contratar

A consultoria fiscal é um serviço essencial para empresas de diversos portes, que possibilita a adequação e o melhor aproveitamento dos trabalhos dedicados à apuração de impostos sobre as atividades do negócio.

O trabalho de um consultor fiscal pode trazer vantagens significativas para a organização de uma empresa, bem como para a sua lucratividade.

Saiba mais, agora, por que deve considerar a contratação de uma consultoria fiscal para o seu negócio.

O que é uma consultoria fiscal?

A consultoria fiscal é um serviço normalmente contratado por empresas de diversos segmentos, que visa analisar as questões tributárias de um negócio.

Por ser, normalmente, um serviço terceirizado, é possível contar com uma visão mais estratégica sobre a forma com que os tributos são calculados, bem como as opções feitas por uma empresa em relação a esses impostos, como a tributação por lucros.

Apostar na contratação, a uma empresa também a remodelação de suas rotinas de trabalho, sobretudo as administrativas.

Isso porque um dos trabalhos essenciais de um consultor fiscal é regular os procedimentos adotados pela empresa em relação à sua administração e à forma com que se documenta esses dados, tornando possível que a empresa sempre cumpra com suas obrigações fiscais

Um dos reflexos positivos da contratação deste serviço é, certamente, a redução de custos em relação à carga tributária de uma empresa.

Assim, caso o seu negócio ainda não tenha contratado um serviço de consultoria fiscal, chegou a hora de repensar a forma como você investe seus recursos financeiros em sua empresa.

O que é e o que faz um consultor fiscal?

Dentre as principais atividades de um consultor fiscal podemos destacar:

  • O consultor fiscal é o profissional responsável por criar estratégias que tenham como resultado a diminuição das cargas tributárias de um negócio;
  • A verificação e o acompanhamento constantes dos procedimentos fiscais – documentação, apuração e recolhimento dos impostos devidos;
  • Identificação e aproveitamento de incentivos fiscais – de níveis municipais, estaduais e federais – que possam diminuir os valores dos impostos a pagar;
  • Realizar periodicamente a conferência dos procedimentos fiscais adotados, buscando sempre otimizar procedimentos e processos que possam contribuir com uma melhor organização financeira da empresa;
  • Providenciar registros e documentos fiscais da empresa, bem como zelar pela conformidade tributária do negócio;
  • Zelar pelo aproveitamento financeiro do negócio, evitando gerar e, consequentemente, pagar multas que sejam desnecessárias, sempre buscando pelas formas legais de cuidar das finanças da empresa;
  • Observar cautelosamente o planejamento financeiro da empresa, buscando por evidências de que há um bom gerenciamento de recursos e, quando não houver, instaurar procedimentos que possam melhorar aplicações.

Para que serve uma consultoria fiscal?

Para que serve uma consultoria fiscal?

Conforme pode ser observado quando tratamos sobre quais são as atividades de um consultor fiscal, a consultoria fiscal pode contribuir e muito com a organização financeira de uma empresa, bem como com um melhor aproveitamento dos recursos por ela gerados.

Assim, este tipo de serviço serve, necessariamente, para que uma empresa possa preservar a legalidade do seu trabalho ao mesmo tempo que age para reduzir os custos de sua operação, inclusive através da redução da carga tributária aplicada à ela.

É importante frisar, no entanto, que isso jamais é posto em prática a qualquer custo.

Um consultor financeiro, antes de tudo, deve buscar e zelar sempre pela legalidade de suas ações, buscando sempre um justo equilíbrio entre os desejos de uma empresa e os aspectos tributários que regem a atividade.

Qual a diferença entre a consultoria fiscal e tributária?

Qual a diferença entre a consultoria fiscal e tributária?

A principal diferença entre esses dois tipos de serviços é o esforço que é direcionado pelo profissional contratado.

Enquanto o consultor fiscal é, geralmente, um profissional especializado na área fiscal, o consultor tributário é, geralmente, um profissional especializado em contabilidade.

Embora as duas funções se complementem, é necessário observar qual a necessidade real da sua empresa.

Ambos os profissionais atuam na adequação dos diversos procedimentos e documentos para otimizar o cálculo de impostos, diminuindo, assim, os custos operacionais de uma empresa.

No entanto, o consultor fiscal foca seus esforços no cumprimento das obrigações legais de uma empresa em relação ao Fisco, enquanto a consultoria tributária foca seus esforços no cálculo e otimização dos recolhimentos tributários periódicos de uma empresa.

Por que contratar uma consultoria fiscal? Veja 5 motivos

Por que contratar uma consultoria fiscal? Veja 5 motivos

Dentre os principais motivos para que a sua empresa contrate os serviços de um consultor fiscal podemos destacar 5.

Veja, a seguir, quais são eles e o porquê que pode ser vantajoso para o seu negócio adotar – e logo – essa ideia!

  1. Um consultor fiscal pode  adequar sua empresa às exigências fiscais que são determinadas pela legislação, melhorando a sua confiabilidade junto a acionistas e investidores e, ainda, tornando-a um investimento muito mais seguro;
  2. Através do trabalho de um consultor fiscal é possível otimizar os gastos com tributos, que podem ser dispendiosos para um negócio e, até mesmo, inviabilizá-lo;
  3. Um bom consultor fiscal também pode reenquadrar o seu negócio em um modelo tributário que seja mais vantajoso para o perfil da sua empresa sem que, no entanto, coloque sua operação em ilegalidade;
  4. Com o trabalho de um consultor fiscal também é possível aumentar a lucratividade de uma empresa, sobretudo porque, através do seu trabalho, pode-se diminuir a carga tributária de um negócio;
  5. Por último, através de uma consultoria fiscal é possível também tornar a empresa mais competitiva, fazendo com que ela se destaque por um modelo de negócios que, sem comprometê-la em aspectos legais, opera de forma enxuta, maximizando seus resultados.

Conte com a MF Consultoria Contábil – empresa de consultoria fiscal e tributária

A MF Consultoria Contábil se destaca por oferecer diversos recursos para levar mais eficiência às empresas de todo o Brasil e conta com consultores fiscais de excelência!

Com profissionais qualificados, é possível otimizar a forma como a sua empresa utiliza seus recursos financeiros, aumentando a confiabilidade dela frente ao mercado e, ainda, maximizando seus resultados.

Conheça agora mesmo os nossos serviços e transforme a sua forma de fazer negócios, tornando-os mais simples, mais prósperos e mais enxutos, até mesmo em seu regime fiscal e tributário.

Saiba mais sobre a Consultoria Fiscal da MF

Conclusão

O trabalho de um consultor fiscal pode ser significativo para empresas de todos os portes, uma vez que ele não trata, necessariamente, de recursos financeiros, tão somente.

Seus principais objetivos ante uma empresa convergem na otimização do uso desses recursos financeiros em relação a um modelo de negócio, que tem, além de suas questões tributárias, o enquadramento em determinados regimes fiscais, impactando na lucratividade de uma empresa.

Portanto, além de um serviço essencial, também acaba por ser um serviço que tem grande contribuição para a própria organização de uma empresa, seus lucros e sua confiabilidade ante o mercado.

Deixe um Comentário

Contar com os serviços da MF Consultoria é ter a garantia de que sua empresa terá toda a assistência necessária.

Estamos sempre próximos, realizando reuniões mensais, detectando novos e melhores caminhos, prevenindo problemas e oferecendo soluções adequadas.

Fale com a gente

POSSO AJUDAR?