atendimento@mfco.com.br

Qual a diferença entre assessoria contábil e uma consultoria contábil especializada em Ecommerce?

Assessoria e consultoria contábil são expressões comuns no meio corporativo. Os termos, muitas vezes, são usados como se tivessem o mesmo significado, mas na realidade, têm diferenças.

Apesar de se tratar de serviços semelhantes, contratados para melhorar o desempenho e otimizar processos de diversas empresas, a consultoria especializada em ecommerce tem a função de analisar, dar um diagnóstico e uma solução, já a assessoria contábil tem uma abordagem mais ampla, que engloba a execução do trabalho.

Consultoria Contábil especializada em Ecommerce

A consultoria contábil especializada em ecommerce ajuda a promover uma eficiência maior na administração financeira, apontando o melhor caminho para redução de gastos, impostos e processos internos.

A equipe de consultores analisam toda a movimentação contábil da companhia, como contas a pagar, contas a receber, folha de pagamento, demonstrativos de fluxo de caixa, apuração de impostos, entre outros documentos importantes para a rotina financeira da empresa.

Apesar da ampla participação, a consultoria não “coloca a mão na massa”. Por isso é fundamental que a empresa avalie qual a sua real necessidade, estruture todos os estágios do projeto que deseja implementar e defina o escopo para não perder a meta inicial.

Assessoria contábil especializada em Ecommerce

A assessoria contábil especializada em ecommerce é uma relação mais consistente e a longo prazo. Além de diagnosticar problemas estruturais junto aos gestores, fornecedores, colaboradores e clientes, o assessor se compromete com o desenvolvimento e sucesso de um projeto.

As equipes de assessoria que possuem amplo conhecimento em gestão e características multidisciplinares, despertam a atenção de diretores e CEO’s das empresas.

Geralmente, a pluralidade de competências fortalece a relação de confiança e faz com que os gestores envolvam esses profissionais em processos diferenciados e de grande valia para a companhia, estabelecendo uma relação duradoura e de mais proximidade.

Assessoria Contábil X Consultoria Contábil: quando contratar?

Como foi pontuado acima, as diferenças entre os serviços são nítidas. Por isso, a contratação de um ou outro vai depender da real necessidade do empreendedor.

Se o problema é conhecimento técnico de contabilidade, o empresário deve contratar uma assessoria especializada para administrar o setor. A equipe participará das tomadas de decisão,

regularização de pendências junto a Receita Federal e será responsável pelo departamento pessoal e área fiscal.

Vale ressaltar que muitos empreendedores não possuem competência para cuidar da contabilidade do seu negócio e acabam cometendo erros que colocam em risco a saúde financeira e fiscal da empresa. Neste caso, é melhor delegar a tarefa para uma empresa capacitada.

A consultoria, geralmente, é contratada quando a organização precisa de um diagnóstico completo para corrigir problemas financeiros e processos internos.

O serviço também é uma alternativa para as empresas que desejam estar alinhadas às tendências do segmento, criar mecanismos que se diferenciem da concorrência e beneficiem os clientes e buscar uma visão imparcial do seu negócio.

Tanto a assessoria quanto a consultoria contábil podem apresentar resultados excelentes. Para isso, é fundamental avaliar qual se adequa melhor às necessidades da empresa e acompanhar o trabalho que está sendo feito.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo