atendimento@mfco.com.br
Dicas para reduzir a inadimplência em sua empresa

Inadimplência no Ecommerce: Dicas para reduzí-la

O nível de inadimplência do brasileiro cresce cada vez mais. Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo indicou que cerca de 78,9% dos consumidores entrevistados ficaram endividados em 2022. Saiba como reduzir a inadimplência no Ecommerce lendo este artigo!

O alto índice de dívidas, se deu sobretudo devido à crise econômica gerada pela crise advinda do coronavírus. Sendo assim, deve ser também uma das principais preocupações de empresários e gestores, lidar com a inadimplência no ecommerce. 

Para além dos problemas financeiros e prejuízos que o consumidor tem ao ficar inadimplente. Para as empresas isso pode significar também uma diminuição brusca da receita, afetando diretamente a sua saúde financeira.

Pensando nisso, nossos profissionais prepararam esse artigo para que você saiba como reduzir a inadimplência no ecommerce. Por isso, leia atentamente para aprender a lidar com esse problema que afeta empresários e consumidores. 

O que é a inadimplência no ecommerce? 

Antes de saber como reduzir a inadimplência no ecommerce, antes, será preciso aprender o que é esse conceito. 

A inadimplência no ecommerce nada mais é do que a falta da liquidação de algum tipo de dívida ou obrigação financeira. Ou seja, caso a pessoa deixe de pagar o cartão de crédito, a conta de telefone ou até mesmo a parcela de um financiamento, ela ficará inadimplente com as empresas que oferecem esses serviços para ela. 

Como foi falado anteriormente, esse é um problema que assola milhões de brasileiros e que pode ser causado por uma série de motivos. Podendo ser, o desemprego, contas com o valor mais que o que consumidor ganha, ou até mesmo falta de uma organização financeira. 

A inadimplência no ecommerce traz uma série de malefícios para o consumidor, como:

Ainda, um dado que empresários devem estar atentos no que diz respeito à inadimplência no ecommerce, é o perfil do consumidor que está inadimplente. Segundo dados do Serasa Experian:

  • Cerca de 50,9% são homens;
  • Pessoas com o salário de 1 a 2 salários mínimos são as mais atingidas;
  • Aproximadamente 37,3% possuem apenas uma dívida;
  • 19,4% dos consumidores inadimplentes têm entre 41 e 50 anos. 

Agora que você já sabe melhor sobre o conceito de inadimplência, pode estar se perguntando: como reduzir a inadimplência no ecommerce?. 

Continue a leitura: Vantagens de ser MEI: vale a pena se regularizar?

Dicas para reduzir a inadimplência no ecommerce

A inadimplência no ecommerce pode afetar o seu negócio de muitas maneiras diferentes. No entanto, de modo mais imediato, seus efeitos serão mais sentidos no fluxo de caixa. 

Isso porque, ao ter muitos consumidores inadimplentes, o faturamento é afetado, fazendo com que a empresa tenha dificuldades para lidar com as suas contas. 

Logo, para que o seu planejamento financeiro não seja afetado, é preciso sempre levar em consideração a taxa de inadimplência no ecommerce, para não haver nenhum tipo de surpresa no negócio. 

Por isso, é crucial que empresários conheçam formas de reduzir a inadimplência no ecommerce, e manter as suas finanças equilibradas.

Consulta de CPF

A consulta de CPF é uma das principais formas de reduzir a inadimplência no ecommerce. Isso porque, esse é um processo que será feito antes da venda ou do contrato firmado. 

Dessa forma, você saberá se o consumidor em potencial estará em conformidade com a Receita Federal, como o Imposto de Renda. 

Vale ressaltar que a consulta do CPF, não verifica a existência ou não de dívidas, naquele nome. Para saber mais a respeito de pagamento em atraso, é preciso fazer uma análise de crédito. 

Análise e consulta de crédito

Para saber se existem grandes probabilidades do consumidor ficar em dívida com o seu negócio, será preciso fazer uma análise de crédito. As principais informações que são levadas em consideração nesse contexto, são: 

  • Dados cadastrais;
  • Restrições em seu nome;
  • Perfil de crédito;
  • Renda.

Isso garante que o seu consumidor terá a capacidade de pagar o que você tem para vender, fazendo com que você reduza a inadimplência no ecommerce.

Automação de cobranças

Caso a sua empresa lide com um grande fluxo de clientes, o processo de cobrança, se feito de forma manual, pode ser complexo. 

Isso porque, a cobrança individual, não é prática, e pode aumentar as chances de erros que podem comprometer os resultados. 

Sendo assim, uma dica importante para reduzir a inadimplência no ecommerce, é justamente investir em procedimentos e processos de automação de cobranças. 

Ao automatizar as cobranças, você terá mais tempo para outras atividades, como a própria análise de crédito e ainda terá uma série de relatórios que podem auxiliar em momentos de tomada de decisão. 

Existem muitas formas de se fazer isso, uma das principais maneiras de se fazer é por meio de cobranças recorrentes no cartão de crédito, ou até mesmo por boleto bancário. 

Tanto no boleto, quanto no cartão de crédito, o processo de cobrança é feito de forma mensal. Enquanto no cartão o processo não precisa de nenhuma ação do cliente, sendo debitado diretamente do processo da conta do usuário. Já nos boletos bancários, eles são emitidos e enviados para o pagamento de seus clientes de modo automático. 

Ambas as formas irão ser fundamentais para que o seu negócio po

Sistema de gestão de clientes

Para reduzir a inadimplência no ecommerce, é preciso ter controle em relação aos seus clientes e suas dívidas. 

Ainda é comum que empresários se utilizem de planilhas do excel para fazer isso. No entanto, além de tornar a sua alimentação mais complexa e sujeita a erros, também não é prática. 

Sendo assim, é interessante que você utilize sistemas de gestão. Isso porque nele, não estarão apenas os dados cadastrais dos consumidores, mas geralmente, ele tem uma série de outras funções agregadas a elas.

Logo, é fundamental que os processos relacionados a finanças de sua empresa estejam contidos em apenas um lugar, facilitando o seu processo de gestão. Esses sistemas, inclusive, permitem que você tenha uma lista de inadimplentes. 

Régua de comunicação

O processo de cobrança e possível redução na inadimplência no ecommerce também pode ser feito por meio da automatização de mensagens que irão lembrar o pagamento e o vencimento de suas dívidas antes da data. 

Sendo assim, é possível inclusive, que seja estruturado um grupo de contatos que envolve, o e-mail e SMS, facilitando o processo de pagamento e evitando que seja necessário que a sua empresa entre em contato de modo direto com o seu credor.

Bom relacionamento

Em último caso, sempre será preciso que a sua equipe entre em contato direto com o cliente como forma de reduzir a inadimplência no ecommerce.

Sendo assim, será preciso que a equipe que trabalha de forma direta com o seu cliente, tenha sempre uma comunicação clara, direta e receptiva. Por isso, vale a pena investir em treinamentos de oratória.

Uma boa comunicação faz com que o número de inadimplentes diminua, pois, com abordagem correta, você irá cobrar o seu cliente, sem que ele fique constrangido e não tenha interesse.

Negociação de dívidas

Uma forma de aumentar a taxa de pagamento em sua empresa, diz respeito a negociação. Mesmo que não seja o ideal, é preciso sempre estar aberto a negociar as dívidas. 

Ao negociar, você terá um valor pago ao seu negócio, mesmo que seja com desconto. Essa opção se mostra mais vantajosa do que manter o cliente inadimplente por tempo indeterminado. 

O processo de negociação de dívidas, juntamente a um bom relacionamento e atendimento ao cliente, pode diminuir a taxa de inadimplência no ecommerce. 

Para isso, vale uma série de ações, que vão desde o oferecimento de formas de pagamentos diferentes, parcelamento e descontos diversos. 

Além disso, no que diz respeito a reduzir a inadimplência no ecommerce, essas dicas e práticas funcionam melhor quando postas em conjunto como parte da estratégia e rotina do seu negócio, do que quando são aplicadas de forma isolada. 

Políticas de pagamento

É relativamente comum que consumidores não paguem a sua empresa, pois, esquecem ou não percebem que deixaram de pagar o seu negócio.

Portanto, para reduzir a inadimplência no ecommerce, também será necessário que você tenha uma política de pagamento clara em seu negócio. Uma prática interessante é definir um prazo e forma de pagamento que funcione tanto para sua empresa, quanto para o consumidor. 

Com os detalhes do acordo estabelecidos, também é importante que as datas sejam formalizadas por meio de um contrato, e lembradas por e-mail, para garantir que o empresário esteja em dia com suas obrigações.

Benefícios a bons pagadores

Outra estratégia interessante de ser utilizada para a reduzir a inadimplência no ecommerce é a aplicação de benefícios para bons pagadores. Isso faz com que você atue de modo preventivo, evitando que os consumidores deixem de pagar em primeiro lugar.

Uma forma de se fazer isso, por exemplo, é o oferecimento de descontos para quem faz o pagamento antecipado, uma opção que está disponível para quem paga no boleto, ou até mesmo oferecer uma pontuação que dê acesso a algum tipo de produto ou serviço exclusivo.

Nota fiscal 

Todo empresário sabe da importância da emissão de nota fiscal para garantir o recolhimento de uma série de impostos. 

No entanto, ela também serve para o controle de cobranças e de inadimplência. Isso se dá pelo fato de que esse documento registra uma cobrança na receita. Nesse contexto, caso haja algum tipo de problema com esse documento, você saberá a quem recorrer.

Protesto de títulos

Em última via, como forma de reduzir a inadimplência no ecommerce também é possível que você proteste o seu cliente. 

Ao fazer isso, você estará informando de modo oficial que existe um indivíduo que está em descumprimento do pagamento. A nota fiscal será um documento requisitado neste momento. 

É possível protocolar um protesto em um cartório de notas em sua cidade. 

Empresas especializadas

Por fim, para facilitar o processo de cobrança, é interessante contar com empresas especializadas, de modo a ajudar nos procedimentos que irão reduzir a inadimplência no ecommerce.

Algumas ferramentas que podem auxiliar nesse momento, são as de negativação do SPC e do Serasa. No entanto, é recomendável sempre que você tente a negociação como primeira alternativa. 

Além disso, essas empresas que oferecem serviços voltados à cobrança possuem a expertise necessária para lidar com o consumidor de modo que você receba o seu pagamento, mas sem que você perca o cliente.

A contratação dessas empresas também desonera o tempo de sua equipe, visto que, todo o contato será feito por meio desses profissionais.

Como uma contabilidade ajuda no controle de inadimplência no ecommerce?

Agora que você já sabe como reduzir a inadimplência no ecommerce, saiba que a melhor forma de se fazer isso, é a partir da contratação de uma contabilidade que ofereça o suporte necessário para o seu negócio. 

Uma contabilidade de confiança permite que você aplique diversas técnicas diferentes para que você consiga fazer as suas cobranças de modo eficaz. Logo, é possível antecipar e cobrar os seus clientes de forma rápida e acessível.

Além disso, uma contabilidade facilita o acesso aos bons pagadores, possibilitando que a sua empresa tenha uma estratégia que privilegie esses consumidores. 

No entanto, essa não é a única forma que uma empresa especializada te ajuda. Ela também é fundamental para que você consiga ter melhores resultados, a partir de uma gestão financeira assertiva. 

A Gestão financeira engloba uma série de ações e procedimentos que irão melhorar os seus resultados e potencializar o valor do patrimônio da sua empresa. Sendo assim, você não irá comprometer a sua saúde financeira, pois levará em conta em seus cálculos a taxa de inadimplência, evitando surpresas desagradáveis na hora de fechar as contas. 

Conte com a MF Consultoria Contábil para reduzir a inadimplência no Ecommerce!

Agora que você sabe como reduzir a inadimplência no ecommerce, conte com o suporte especializado da MF Consultoria Contábil!

Somos uma empresa de contabilidade que está desde 1999 oferecendo serviços contábeis de qualidade, e que por essa razão, possui profissionais e funcionários interdisciplinares que tem a expertise para auxiliar com todas as demandas da sua empresa. 

Entre em contato e saiba mais sobre como podemos te ajudar. Se você achou o conteúdo interessante e quer ler mais textos como esse, acesse nosso blog e nossas redes sociais

Leia Mais: Como declarar o Imposto de Renda MEI!

https://mfconsultoriacontabil.com.br/fale-conosco-mf-consultoria-contabil/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo