Relatório financeiro para Ecommerce: o que é, tipos e como fazer
O relatório financeiro para ecommerce é um instrumento essencial para o acompanhamento da evolução de um negócio, de suas metas e objetivos.
Gerenciar uma empresa é um grande desafio, seja ela pequena, média, grande ou uma multinacional.
Para fazer isso, no entanto, gera demandas e a organização de fluxos de informação que são essenciais para identificarmos as reais necessidades da empresa e a forma como ela está apresentando seus resultados.
É por conta dessa complexidade que é essencial contar com instrumentos para a organização e gerenciamento de empresas, como o relatório financeiro para ecommerce, trimestral, semestral ou anual.
Saiba mais, hoje, sobre esse instrumento essencial para uma empresa.
O que é um relatório financeiro para ecommerce?
Um relatório financeiro é um instrumento contábil que tem por objetivo demonstrar os fluxos financeiros de uma empresa.
Isto é: quando olhamos para um determinado período de tempo, através do relatório financeiro, podemos compreender como e qual quantidade de dinheiro entrou no caixa de empresa e de que forma e qual quantidade de dinheiro saiu do seu caixa.
Assim, o relatório financeiro para ecommerce, anual, trimestral ou semestral tem por objetivo registrar e demonstrar qual o estado de saúde da empresa a partir de suas finanças.
Além dessa função, também é possível verificar como e se o planejamento financeiro da empresa é realista, se precisa de realinhamentos ou, ainda, se os investimentos realizados no negócio são eficientes.
Por que você deve fazer relatório financeiro para ecommerce?
Conheça agora algumas razões para que sua empresa mantenha um calendário de relatórios financeiros!
Identificar o estado de saúde financeira da empresa
Certamente, uma das principais razões para fazer um relatório financeiro de forma periódica é poder notar de forma rápida e segura o estado de saúde financeira de uma empresa, antes que resultados insatisfatórios acabem por comprometer o negócio como um todo.
Adequar os objetivos e metas da empresa
Se uma empresa não tem por hábito gerar relatórios financeiros periódicos e frequentes, mas tem um programa de metas e objetivos orçamentários, a surpresa ao fim do período pode não ser a melhor.
Ao desenvolver relatórios das finanças da empresa de forma periódica é possível acompanhar o desenvolvimento econômico do negócio e mudar de estratégias para que os resultados esperados possam ser alcançados.
Analisar as áreas mais sensíveis do negócio
Sua empresa, no relatório financeiro, apresentou um resultado inesperado em suas saídas?
Através dele, é possível reunir todos os gastos e contas fixas do negócio, identificando rapidamente gargalos financeiros e, assim, conseguindo interromper processos perniciosos para a empresa.
Identificar os gastos excessivos e não justificados
Se você tem uma área da empresa que acaba por demandar grandes saídas financeiras, é essencial que você possa identificar rapidamente se esses gastos são justificáveis através dos resultados por ela produzidos.
Assim, é possível reorganizar setores e otimizar investimentos, bem como resultados.
Saiba mais sobre nossos serviços de Consultoria Empresarial e Outsourcing Contábil.
Quais os tipos de relatórios financeiros?
Existem três tipos de relatórios financeiros, sendo eles:
DFC – Demonstrativo de Fluxo de Caixa
Através do Demonstrativo de Fluxo de Caixa é possível ter o controle de entradas e saídas da empresa, em uma análise minuciosa de todas as suas contas.
Esse tipo de relatório financeiro prevê a apresentação de todas as contas, com seus valores exatos, bem como com todas as datas em que ocorreram.
DRE – Demonstração de Resultado do Exercício
O DRE, associado ao BP (que você verá logo a seguir), é um dos principais relatórios financeiros de uma empresa.
Nele, são apresentados os resultados de um negócio: a relação entre lucros e prejuízos em um período, assumindo como entradas e saídas apenas as receitas e despesas, ligadas ao resultado do DRE anterior.
BP – Balanço Patrimonial
O BP, tal como DRE, é um relatório financeiro obrigatório e tem por objetivo revelar o patrimônio líquido de uma empresa em um período.
Esse documento exige escrituração contábil e deve revelar qual o patrimônio líquido da empresa, resultante da subtração dos ativos pelos passivos.
Como elaborar um relatório financeiro para ecommerce?
Para elaborar um relatório financeiro para ecommerce é necessário observar algumas rotinas:
Padronize o formato das informações no relatório financeiro
Sempre que um dado financeiro é gerado – seja uma conta paga ou uma conta recebida -, é fundamental fazer o registro desse dado, bem como organizá-lo.
Para fazer um relatório financeiro para ecommerce, semestral ou anual, é essencial contar com uma boa tática para organizar documentos, seja em uma planilha de contas, seja em uma pasta.
É essencial simplificar o registro e a reunião de dados
Isso vale para qualquer tipo de relatório financeiro gerado por uma empresa, seja ela de qualquer porte: simplificar as informações não é, necessariamente, negligenciá-las, mas uma forma de fazer com que todos compreendam rapidamente do que se trata.
Quando utilizamos termos muito específicos do mundo financeiro ou contábil ou, até mesmo, muitas siglas, dificultamos o entendimento rápido de informações que devem dizer respeito a todos de uma empresa, sejam do nível operacional ou gerencial.
Como fazer a apresentação do relatório financeiro para ecommerce?
A apresentação de um relatório financeiro para ecommerce deve ser simples, de acesso e entendimento facilitado para todas as pessoas que trabalham em uma empresa.
Não há uma formatação específica, tampouco uma organização padronizada e comum para todas as empresas.
No entanto, é fundamental que as informações estejam organizadas, os resultados separados em entradas e saídas e, preferencialmente, a sua origem.
A simplicidade é essencial para a organização das contas da sua empresa, inclusive nos termos financeiros mais utilizados. Veja um pouco mais a respeito deles:
Conclusão
Os relatórios financeiros mensais são essenciais para avaliar, acompanhar e solucionar eventuais problemas relacionados à saúde econômica de uma empresa.
Por reunirem informações essenciais sobre a movimentação financeira da empresa, sobretudo das contas recebidas e das contas pagas, o relatório financeiro para ecommerce é vital para a organização de um negócio.
Através dele, é possível acompanhar a evolução do caixa da empresa, verificando a viabilidade de metas e outros objetivos.