Perguntas Frequentes

Qual é o passo a passo para troca de contador?

Caso sua escolha seja a MF Consultoria Contábil, iremos conduzir todo o processo com zelo, transparência e responsabilidade, conforme passo a passo a seguir:

  • 1º Passo: Inicialmente iremos assinar um contrato de prestação de serviços com o cliente, conforme obrigatoriedade imposta pelo CRC – Conselho Regional de Contabilidade.
  • 2º Passo: Após assinatura do contrato disponibilizaremos todos os canais de atendimento (telefone, e-mail, whatsapp e App próprio) da MF Consultoria Contábil para suportar nosso cliente nesse momento de transição e mudanças.
  • 3º Passo: Após cadastro inicial da empresa em nossos sistemas (societário, contábil, fiscal e folha de pagamentos) e definição da data de início da responsabilidade técnica por parte da MF Consultoria Contábil, faremos um levantamento de débitos e pendências que possam existir e realizaremos um relatório de diagnósticos da empresa em questão, para apresentação inicial ao cliente.
  • 4º Passo: Faremos uma reunião de integração inicial com o cliente, explanando sobre como operacionalizaremos os trabalhos e rotinas alinhado a suas necessidades e expectativas. Orientaremos como funcionará nossas ferramentas de gestão e nossa comunicação no relacionamento com o cliente.

Por que trocar o contador?

A gestão contábil da sua empresa é um instrumento importantíssimo na tomada de decisões e no planejamento estratégico do seu negócio. Por isso, caso não esteja contente com o atendimento e/ou serviços prestados pelo seu contador ou escritório contábil, o ideal é realizar a troca do contador para não prejudicar a continuidade da sua empresa e colocá-la sob riscos contábeis, fiscais, tributários, trabalhistas, previdenciários e até financeiros.

O que é preciso para trocar o contador?

A decisão da troca do contador ou escritório contábil é restrita ao contribuinte responsável pela Pessoa Jurídica e/ou administrador responsável pela empresa. O contribuinte decidirá sobre a rescisão contratual e contratação do novo prestador de serviços, este por competência e responsabilidade, entrará em contato com o atual contador para solicitação de documentos e informações e ambos farão a transição do cliente em questão.

Qual o prazo para trocar o contador e/ou escritório contábil?

O processo de troca de contador varia de acordo com a cláusula contratual de rescisão do contrato de prestação de serviços contábeis. A obrigatoriedade está amparada nos artigos 593 a 609 da Lei 10.406/2002 e das Resoluções CFC nº 1.457/2013 e 1493/2015.

É importante formalizar com antecedência e respeitar o prazo de rescisão estipulado em contrato. Caso não exista contrato de prestação de serviços contábeis, precisará ser negociado entre as partes a data de rescisão.

Qual a melhor data para trocar o contador?

A melhor data para troca do contador ou escritório contábil é o último dia do mês, iniciando a responsabilidade técnica do contador contratado no primeiro dia do mês, como praxe, sempre mês fechado.
Não existe regra ou melhor período, o importante é respeitar o mês fechado, pois respeitará o fato gerador da maioria dos impostos que é mensal.

É difícil trocar de contador?

Não. É um processo muito simples e fácil. Somente é necessário formalizar a rescisão contratual perante o atual contador e repassar para o novo contador ou escritório contábil. O contador contratado fará contato com o contador anterior para colheita de informações e documentações do contribuinte (cliente) em questão.

É seguro trocar de contador?

Sim. A terceirização da contabilidade é uma atividade extremamente segura. Basta escolher um escritório contábil que esteja registrado perante o CRC – Conselho Regional de Contabilidade e com profissionais contadores devidamente registrados para exercício da atividade.

Estou com meu contador há muitos anos. Tem algum risco mudar?

Não. Existe uma relação profissional em questão e na mudança de contador ou escritório contábil não é diferente. Não há qualquer comunicado aos órgãos governamentais (federal, estadual ou municipal), somente é comunicado ao CFC – Conselho Federal de Contabilidade e seus conselhos regionais sobre a mudança da responsabilidade técnica pela apuração das obrigações principais (impostos) e obrigações acessórias (declarações) das empresas.

Não existe nenhum risco de fiscalização nem tampouco denúncias fiscais ou contábeis. O processo é pautado por profissionalismo das partes envolvidas, suportado sempre por instrumentos jurídicos válidos, conforme a lei.

Tenho empresa familiar posso trocar o contador?

Sim. Naturalmente em empresas familiares o contador é mais antigo e já trabalha a muito tempo com a empresa. As novas gerações, quando assumem a administração querem realizar mudanças e reavaliar contratos, principalmente quando o contador ou escritório contábil não se atualizou e não possui investimento em tecnologia no relacionamento com cliente e atendimento.

A contabilidade da minha empresa é própria. Posso terceirizar o contador responsável?

Sim. Caso a empresa tenha equipe própria de contabilidade, fiscal, folha de pagamentos e financeiro, pode optar por terceirizar com um escritório contábil ou até mesmo realizar o outsourcing contábil, terceirizando a mão de obra alocada.

Posso trocar o contador e contratar um escritório contábil em outra cidade?

Sim. Isso é um fato que muitas pessoas têm dúvida, pois acabam optando por escritórios contábeis na mesma cidade ou próximo do estabelecimento da empresa. Não há necessidade, pois mesmo de longe com o auxílio da tecnologia, nos dias de hoje, é possível fazer contabilidade à distância sem prejudicar o atendimento e entrega do produto/serviço com qualidade.

Quais os principais motivos da troca de contador ou escritório contábil?

Abaixo listamos os principais relatos verídicos que recebemos na troca de profissional contábil, seja ele contador ou escritório contábil:
1. Meu contador não me atende;
2. Mando mensagem e meu contador não responde;
3. Meu contador não retorna minhas solicitações;
4. Meu contador é antigo e não se atualizou;
5. Era o contador do meu pai e acabamos não mudando e nos acomodamos;
6. Cada mês cobrar uma coisa diferente;
7. Contratei a contabilidade online e não me adaptei porque ninguém me atende;
8. Preciso de suporte, falar com alguém e a contabilidade online não tem isso;
9. O contador está muito tempo com minha empresa e não me orienta em nada;
10. O meu contador nem conhece a minha empresa;
11. Meu contador nunca veio na minha empresa;
12. Meu contador cobra 13º salário;
13. Meu contador não faz contabilidade de empresas de Lucro Real;
14. Meu contador não faz contabilidade empresas de Lucro Presumido, só Simples Nacional;
15. Meu contador não faz escrituração contábil de Empresas do Simples Nacional;
16. Meu contador não entrega balanço, balancete e nem DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício;

Sobre a MF Consultoria Contábil

Para Trocar de Contador, oferecemos o melhor preço, metodologia e estratégia Contábil, Financeira, Trabalhista, Previdenciária e Tributária para resolver os seus problemas.

Para isso, contamos com o apoio de uma equipe única, qualificada e especializada, capaz de lidar com qualquer demanda administrativa.
Administradores, contadores, economistas e advogados que trabalham juntos para levar a você soluções para os problemas da sua empresa.

As entregas são personalizadas, sob medida para o seu negócio — seja ele pequeno, médio, grande ou multinacional.

O objetivo é a mitigação de riscos para potencializar as chances de sucesso. A nossa meta é cuidar da sua empresa!

Com isso, a MF Consultoria Contábil descobre caminhos eficientes para que sua empresa reduza custos e obtenha sucesso financeiro. Muito mais do que auxiliar no presente, a MF Consultoria Contábil busca preparar a sua empresa para o melhor futuro possível.

Preciso de atendimento personalizadoQuero agendar uma reunião presencial

POSSO AJUDAR?