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Planejamento Estratégico para Ecommerce: o que é, e como elaborar ?

Planejamento Estratégico ao abrir um negócio pode ser primordial para o seu ecommerce. Avaliar possíveis riscos, traçar estratégias e projetar o faturamento é a etapa mais importante no processo de abertura de uma empresa. Por isso, se você estiver inseguro para levantar esses dados é fundamental contratar uma consultoria contábil especializada em ecommerce de sua confiança antes de empreender.

De acordo com um estudo realizado pelo SEBRAE, a falta de planejamento prévio é o segundo principal motivo de fechamento das empresas. O primeiro é a falta de comportamento empreendedor, que consiste, basicamente, em ter persistência, comprometimento e paixão.

Arquitetar todos os passos pode ser a grande diferença entre o fracasso e o sucesso de um novo negócio. Até mesmo as organizações com capital positivo podem falhar sem uma pesquisa detalhada de ações administrativas e financeiras por parte dos gestores.

Traçar metas não significa apenas organizar os números e adequar informações! É preciso idealizar planos de longo prazo, distribuir obrigações para todos os departamentos, com níveis de responsabilidades diferentes, e fazer uma análise dos ambientes internos e externos, bem como de metas a curto e longo prazo.

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5 Dicas para fazer um bom planejamento estratégico para Ecommerce

1– Entenda o mercado e como elaborar um planejamento estratégico para ecommerce!

Fazer um planejamento estratégico para ecommerce correto, de preferência com a ajuda de uma boa contabilidade, permite que o empresário se familiarize melhor com o mercado em que atuará. Isso evita tiros no escuro, como a entrada em um mercado em que o produto ou serviço é irrelevante ou possui uma concorrência muito acirrada, por exemplo. Ainda que a nova empresa realmente entre no segmento, o planejamento pelo menos garante que o empreendedor esteja mais preparado.

2 – Aposte nas estratégias!

Uma empresa sem estratégia tem muita dificuldade para crescer e sobreviver no mercado. O planejamento prévio descreve a missão, visão e valores da organização e faz com que a companhia saiba entender e transmitir o que quer alcançar e como ela pretende chegar lá e oferecer novas perspectivas.

3 – Planejamento estratégico para Ecommerce desde o começo!

O planejamento prévio também auxilia na estimativa de custos da empresa, sejam eles fixos ou variáveis. Dessa forma, desde o início do negócio o valor será estimado para saber quanto é preciso faturar, não apenas com o objetivo de cobrir despesas, mas também para remunerar o capital investido pelos sócios e proprietários.

4 – Acompanhe os resultados do seu planejamento estratégico!

Não basta traçar metas, é fundamental mensurar os resultados, para saber se as suas ações estão sendo eficazes. É importante ressaltar que os indicadores de desempenho devem estar alinhados com as suas estratégias para funcionar. Por isso, separe um período do seu para acompanhá-los.

5 – Ganhe a confiança das pessoas!

Uma empresa nova ou pouco conhecida no mercado precisa estar em sintonia com diferentes públicos: novos funcionários (que precisam confiar na empresa para assumirem um cargo), clientes, possíveis investidores, fornecedores, entre outros.

É possível que ao começar a elaborar os primeiros passos da sua empresa surja uma avalanche de dúvidas. Por isso, avalie a possibilidade de contratar uma consultoria contábil de sua confiança. Além da economia de tempo e dinheiro, uma assessoria especializada dá mais credibilidade ao seu negócio.

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