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Contador para e-commerce: Como ajuda na economia de impostos

Hoje, o e-commerce brasileiro ganha cada vez mais evidência. Para se ter uma ideia, apenas nos 5 primeiros meses de 2022, o setor obteve um aumento de cerca de 785% quando comparado com o mesmo período de 2019, segundo dados do SmartHint. Neste artigo mostraremos como o contador para e-commerce ajudará na economia dos impostos!

Ainda, durante o ano de 2021, foi registrado um aumento de 35,36% das vendas nesse setor. A pandemia teve um importante papel nesse sentido, fez com que os clientes se acostumassem a fazer compras online, e, mesmo com a retomada presencial, essa modalidade continuou em alta.

Dessa maneira, este segmento apresenta uma série de oportunidades para aqueles que desejam empreender, sendo um dos setores mais promissores dentro do mundo dos negócios. 

No entanto, para se destacar em um mercado que apenas cresce, oferecer bons produtos pode não ser o suficiente. O suporte no setor administrativo e também é fundamental para que se tenha sucesso nesse contexto. 

Por isso, o auxílio de um contador para e-commerce faz com que a empresa tenha avanços em diversas frentes diferentes, como, por exemplo, na tributária, atuando diretamente na redução dos impostos, sendo uma das principais preocupações de empresários e gestores. 

Pensando nisso, nossos profissionais preparam um artigo sobre o assunto para a sua empresa. 

O que é um e-commerce?

Antes de entender qual o papel do contador para e-commerce, antes, é preciso entender as particularidades dessa modalidade de vendas. 

Um e-commerce, nada mais é do que um comércio eletrônico. Nesse sentido, ele nada mais é do que uma loja digital, que vende seus produtos e realiza todas as suas transações por meio da internet.

Assim, todo o processo de apresentação, marketing, escolha do produto é realizada a partir dos diferentes meios digitais, sendo que a única parte presencial de todo esse processo é a entrega do seu produto.

Além disso, é preciso citar que existem muitas modalidades de e-commerce:

  • Business to Business (B2B): são negócios que tem como principal objetivo vender produtos e serviços para outras empresas;
  • Business to Consumer (B2C): sendo um dos principais modelos de negócios existentes. Nele, o foco é a venda para o consumidor final;
  • Consumer to Consumer (C2C): aqui o foco é a venda entre os próprios consumidores, por exemplo, o que acontece em sites como enjoei e OLX;
  • Business to Business to Consumer (B2B2C): esse é um modelo híbrido de negócios, que vende tanto para empresas, quanto para o consumidor final.

Uma dúvida muito comum para empresários e também para o público geral é a diferença entre marketplace e e-commerce

Os marketplaces são os espaços ou plataformas que servem como intermediadores para empresários diversos mercantilizar seus produtos. Por outro lado, um e-commerce diz respeito a uma empresa que vende os seus produtos em loja própria.

Independente do modelo de negócio trabalhado por sua empresa, o suporte de um contador para e-commerce é fundamental para que se tenha uma boa gestão empresarial. 

Por isso, veja, a seguir, de que forma um contador para e-commerce ajuda organização administrativo, financeira e na economia de impostos

Continue a leitura: BPO Financeiro para e-commerce: entenda o papel da terceirização.

Qual a importância de um contador para e-commerce?

Um contador para e-commerce nada mais é do que uma empresa que presta os serviços comuns da contabilidade, mas focados nas necessidades fundamentais para empresários que apresentam esse modelo de negócios. 

Apesar de sua gestão ser mais simples que de uma empresa física – pelo fato de não ser necessário a mesma estrutura empresarial, nem a missão das mesmas autorizações para funcionar –  essas empresas precisam lidar com uma série de obrigações fiscais e contábeis.

Nesse contexto, mesmo com uma operação simplificada, o empresário precisará lidar com diversos aspectos empresariais diferentes de modo assertivo para que se alcance o sucesso. 

No entanto, devido à rotina, nem sempre é possível se dedicar a tudo isso com a atenção necessária para se alcançar o sucesso. Por essa razão, o contador para e-commerce é fundamental para oferecer ao gestor o suporte necessário nessas questões, desonerando-o de uma série de tarefas.

Isso em um país em que, segundo dados do IBGE, cerca de 50% das empresas fecham em até três anos de sua abertura, tendo a falta de uma gestão firme como uma das principais razões para isso, é fundamental. Sendo assim, é possível dizer que um contador para e-commerces, será uma verdadeira parceira do seu negócio nesse sentido.

Isso porque, ela não apenas auxilia na execução de algumas tarefas-chave do ponto de vista financeiro e contábil, como também, oferece ferramentas que serão cruciais em momentos de tomada de decisão. 

Exemplos são a escolha dos melhores indicadores financeiros para a empresa, a elaboração de relatórios gerenciais, e toda a gestão de custos e despesas do negócio.

No entanto, essas não são as únicas razões para se contratar um contador para e-commerce, continue nesse artigo e saiba mais.

Quais as vantagens da contratação de um contador para e-commerce?

A contratação de um contador para e-commerce, pode mudar o nível do seu negócio a partir do oferecimento de uma série de serviços que poderão elevar o patamar da sua empresa. 

Por isso, veja as principais vantagens de se ter um contador especializado em e-commerce ao seu lado.

Controle de custos com um contador para e-ecommerce

Apesar de se ter um negócio digital ser menos custoso do que um físico, o processo de controle de custos é fundamental para que se tenha mais oportunidade de lucrar. 

Esse tipo de empresa, ainda possui uma série de custos que podem ser otimizados com a ajuda de um contador para e-commerce. 

Isso acontece a partir da implementação de uma série de estratégias que têm como foco, o monitoramento e o controle de diversos custos. Algumas estratégias implementadas são:

Precificação junto com um contador para e-commerce

Para os e-commerces, a precificação é fundamental, isso é fundamental porque é preciso oferecer um preço competitivo, mas que, ao mesmo tempo tenha uma boa margem de lucro para a empresa. 

Um erro comum de empresários e gestores é acreditar que para precificar, basta apenas somar o custo de produção ou execução de um serviço, a margem de lucro esperada. 

No entanto, esse é um processo que exige um cálculo preciso, e a análise de uma série de aspectos financeiros e mercadológicos. Assim, um contador para e-commerce te auxilia no estudo dos diversos pontos que afetam o seu preço, como:

  • Valor agregado;
  • Concorrência;
  • Relação de oferta e procura;
  • Tributos;
  • Taxas de cartão,

Emissão de notas fiscais com um contador para e-commerce

Para que uma empresa possa vender os seus produtos dentro dos limites legais, a emissão de notas fiscais é um processo fundamental. 

Isso porque esse é um documento que certifica a existência de uma relação de compra e venda entre duas partes. 

Nesse contexto, uma empresa contábil não apenas auxilia o seu e-commerce na execução dos registros necessários para a emissão desse documento, mas também na implementação de sistemas de automatização da emissão desses documentos. 

Mais produtividade

Empresários e gestores não dispõem do tempo necessário para lidar com todos os aspectos empresariais.

Esse é um processo que fica ainda mais evidente em micro e pequenas empresas, que não dispõem de muitos funcionários, fazendo com que o empresário precise focar no seu core business e ainda lidar com todas as questões administrativas.

Dessa maneira, com um contador para e-commerce ao seu lado, o seu negócio terá uma série de tarefas importantes otimizadas. Isso faz com que não apenas as suas rotinas administrativas sejam melhoradas, como também o seu fluxo operacional, potencializando os seus resultados em diversos aspectos.

Abertura e legalização de empresas com um contador para e-commerce

É comum que se pense que ao abrir uma loja virtual, você estará dispensado de abrir um registro PJ. No entanto, ao vender no âmbito digital, a obtenção da personalidade jurídica se torna ainda mais importante, pois é preciso que se tenha credibilidade no mercado para angariar mais clientes.

Ter um CNPJ disponível em seu site é uma das principais formas de se passar mais confiança para o seu consumidor. Com esse número é possível verificar o histórico da empresa, reclamações, processos judiciais, estrutura da empresa, sua sede, trazendo mais confiança para o seu negócio e aumentando as suas chances de lucratividade. 

Com isso, um contador para e-commerce, auxilia o seu negócio nos diversos processos necessários para a abertura e legalização da sua empresa, como:

  • Definição da natureza jurídica e atividades (CNAE);
  • Registro da empresa na Junta Comercial do Estado de domicílio fiscal;
  • Emissão de CNPJ, e inscrições estaduais e municipais;
  • Emissão de alvarás e licenças;
  • Certificado de conformidade do Corpo Bombeiros.

Assim, o seu negócio já iniciará os seus processos com assertividade e regularidade fiscal. 

Suporte no departamento pessoal

Caso o seu e-commerce tenha funcionários, é preciso que se tenha o cuidado necessário para lidar com uma série de questões trabalhistas. 

No entanto, esse processo pode ser complexo, sendo necessário um conhecimento preciso da legislação. Sendo assim, para evitar passivos trabalhistas e indisposições, o suporte de um contador para e-commerce é crucial. 

Isso porque serão implementadas uma série de ações voltadas para o seu departamento pessoal, como:

  • Elaboração e emissão de folha de pagamento;
  • Cálculo salarial;
  • Processos de admissão e demissão;
  • Controle de ponto;
  • Implementação de benefícios;
  • Cálculo de férias e licenças.

No entanto, talvez um dos pontos mais importantes de um contador é a diminuição de sua carga tributária.

contador para e-commerce

Como os serviços de um contador para e-commerce ajuda a economizar impostos? 

Todo empresário deve se preocupar com o pagamento de impostos de sua empresa. Dessa maneira, uma contador para e-commerce a partir do seu conhecimento a respeito de contabilidade e da legislação tributária brasileira irá trabalhar na redução de tributos do seu negócio.

A ferramenta para isso é a chamada de planejamento tributário ou elisão fiscal. Esse instrumento da contabilidade tem como principal objetivo atuar no controle e na gestão do pagamento de tributos da empresa, além disso, o seu principal objetivo, no entanto, é atuar na diminuição da carga tributária dentro dos limites legais. 

No entanto, é preciso citar que o termo elisão fiscal, não pode ser confundido com a evasão fiscal, também conhecida como sonegação de impostos. Sonegar impostos é um crime grave e que pode trazer sanções graves para quem o comete. 

A elisão fiscal realiza todo esse processo de forma completamente legal. Isso faz com que o conhecimento a respeito da legislação seja fundamental para a realização dessa estratégia, daí a importância de um contador para e-commerce nesse processo. 

Tudo isso a partir da implantação de uma série de estratégias para o seu negócio. 

Escolha do regime tributário

O aspecto que mais influencia no peso dos impostos das empresas, é o regime tributário. Ele compreende o sistema que define como é feito o recolhimento de tributos da empresa, suas alíquotas e os seus prazos.

Assim, um contador para e-commerce contribui na escolha do modelo de tributação correto, pode trazer uma economia importante para o seu negócio. Para tanto, será necessário escolher dentre os três regimes vigentes na legislação:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Elaboração de um calendário de pagamento de tributos

Um dos principais gastos tributários das empresas, se dá devido ao pagamento de multas por atraso no pagamento dos impostos. 

Dessa maneira, outra estratégia importante implementada por um contador para e-commerce é a elaboração de um calendário de pagamento de tributos. Nele, estarão contidos todos os tributos da empresa e os seus prazos. 

Dessa forma, você evita atrasos no pagamento dos impostos da empresa e poderá economizar nesse sentido.

Busca por políticas de incentivos fiscais

Ainda, existe uma série de políticas de incentivos e benefícios fiscais que isentam a empresa do pagamento de alguns impostos.

Existem uma série de regras e mecanismos para empresas que irão trazer uma grande economia tributária a partir do cumprimento de alguns requisitos que podem variar a depender da política escolhida. 

Agora que você já sabe da importância de um contador para e-commerce, conte com uma empresa com mais de 20 anos de mercado. Por isso: 

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Desde 1999 no mercado, a MF conta com especialistas formados em diversas áreas do conhecimento que serão indispensáveis para a sua gestão, como administradores, tributaristas, economistas, e advogados.

Tendo a contabilidade para e-commerce como uma de suas especialidades, a MF consegue oferecer soluções completas em diversas frentes diferentes, e entregar um serviço único que irá potencializar os seus resultados.

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Leia mais: Como calcular sua margem de lucro.

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