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Gestão de processos no Ecommerce: Ferramenta essencial!

Contar com ferramenta para gestão de processos no ecommerce organiza as rotinas da sua empresa, elevando a produtividade e permite um melhor gerenciamento das atividades do seu negócio.

Organização é fundamental para qualquer tipo de negócio e buscar por estratégias e metodologias é essencial para quem busca alinhar processos com seus colaboradores, acompanhando o desenvolvimento dos mais diferentes projetos.

Hoje vamos tratar justamente dessa organização e como ferramentas para gestão de processos no ecommerce podem contribuir com o desenvolvimento do trabalho em sua empresa.

Veja, a seguir, metodologias e ferramentas para gestão de processos no ecommerce que vão mudar as perspectivas de trabalho em seu negócio!

Ferramenta de gestão de processos no ecommerce: 4 metodologias essenciais

Contar com ferramentas para gestão de processos no ecommerce é essencial para uma empresa porque, por meio delas é possível identificar tanto o andamento das atividades realizadas pelas equipes de trabalho quanto as fragilidades de um processo em andamento.

Assim, ter uma delas já instaurada em sua equipe, é fazer com que o trabalho seja realizado com maior dinamismo e, sem dúvida, com maior produtividade.

Veja, agora, algumas ferramentas para gestão de processos no ecommerce que podem contribuir com a organização dos trabalhos desenvolvidos por sua empresa:

PDCA

O PDCA se organiza em quatro passos, por meio dos quais as ações da sua equipe de trabalho são encadeadas.

O primeiro deles, Plan, diz respeito ao planejamento. Aqui, o gestor estabelece um plano que esteja alinhado tanto às diretrizes quanto às políticas da sua empresa, cujo objetivo é resolver demandas em um prazo determinado.

O planejamento deve responder a algumas perguntas, como porque e como fazer algo, norteando as ações que serão desenvolvidas por grupos de trabalho.

A segunda fase, Do, diz respeito a tudo o que deve ser realmente feito para o cumprimento desses processos de trabalho.

É o momento em que as tarefas são distribuídas e cumpridas em sua totalidade, incluindo aqui qualquer treinamento que seja necessário ser realizado para serem, de fato, realizadas.

A terceira fase, Check, está relacionada ao momento em que são analisados os resultados de cada tarefa e se, sobretudo, elas resultam naquilo pretendido com o planejamento.

Nesse momento também são levantados os dados gerados por essa experiência.

Por fim, a última fase, é o Act.  As ações que devem ser realizadas para a correção de tudo o que foi levantado pela checagem, explorando também tudo aquilo que causou tais falhas.

Six Sigma

A Six Sigma é uma das mais famosas ferramentas para gestão de processos no ecommerce, desenvolvida pela Motorola como uma forma de melhorar os próprios processos de trabalho, com base em modelos estatísticos – o desvio padrão.

Essa ferramenta de gestão tem como base o fundamento de que as atividades de uma empresa não podem nem ser demasiadas e nem minoradas, sobretudo quando se trata da relação com um cliente.

Se o contrato estabelece x atividades por mês, caso a empresa faça x+1 estará perdendo em produtividade – que poderia ser deslocada para outras demandas -, e, caso faça x-1, o cliente seria prejudicado.

Focada em melhorias contínuas, o Six Sigma estabelece precisão em processos e atividades, evitando retrabalho.

Para constituí-la, cinco etapas são projetadas:

  1. Definição;
  2. Medição;
  3. Análise;
  4. Melhoria;
  5. Controle.

Ferramenta de Gestão de processos no ecommerce de Qualidade Total

Podemos compreender a Gestão de Qualidade Total por meio dos seus princípios de:

  • Planejamento e realização de atividades que estejam intimamente relacionadas com o que o cliente realmente necessita;
  • Atendimento às demandas de lucro contínuo da sua empresa;
  • Priorização e escalonamento de problemas que são críticos de uma companhia e buscar a solução para cada um deles;
  • Planejamento focado em dados e estatísticas;
  • Busca por qualidade em produtos e serviços fornecidos para o cliente;
  • Atividades e processos preventivos – que diminuem a chance de geração de erros.

Lean Manufacturing

O Lean Manufacturing pode ser traduzido como “manufatura enxuta” e estabelece um modelo lógico para desenvolver um produto ou prestar um serviço.

Na prática, cinco pilares definem essa ferramenta para gestão de processos no ecommerce:

  • Busca pela melhoria contínua da empresa e das atividades realizadas em seu interior;
  • Redução dos custos de produção;
  • Mais velocidade e esforço produtivo para a redução de prazos;
  • Aumento da capacidade de produção;
  • Melhoria contínua do ambiente de trabalho para os colaboradores.

Conheça algumas das melhores ferramentas para gestão de processos no ecommerce

Como ferramentas para gestão de processos no ecommerce e o acompanhamento das atividades que nortearão o seu planejamento, a sua empresa tem diversas plataformas à disposição.

As mais comuns de se utilizar são:

1ª) Ferramenta de Gestão: Asana

O Asana funciona como um gerenciador de tarefas, em que cada membro da sua equipe pode ser designado para cada atividade.

Além disso, ele permite que com o movimento de arrastar, a tarefa “caminhe” em sua ordem de produção, se tornando mais simples fazer os encaminhamentos necessários para o seu trabalho e acompanhamento das atividades.

2ª) Ferramenta de Gestão: Heflo

O Heflo é uma plataforma para a criação de um processo completo para a definição de atividades que a sua equipe deve realizar.

Por meio dele, é possível criar o caminho inteiro de uma atividade, designando membros para cada uma das suas etapas e tornando o que é complexo mais simples e intuitivo, bastando a observação para o devido acompanhamento e organização das demandas.

3ª) Ferramenta de Gestão: Bizagi Moldes

O Bizagi Moldes é um modelador de processos que contribui com uma melhor organização das suas equipes de trabalho e das tarefas que devem ser organizadas.

Criando um organograma de forma simples e intuitiva, é possível, através do Bizagi, demonstrar em passos simples as rotinas de trabalho das suas equipes, fazendo com que o caminho de uma tarefa seja totalmente demonstrado.

4ª) Ferramenta de Gestão de processos no ecommerce: Runrun.it

Por meio do Runrun.it a sua equipe de trabalho pode organizar suas atividades semanais de acordo com o tempo que cada uma delas irá consumir.

Dessa forma, pode-se fazer um planejamento mais realista do tempo de trabalho, otimizando-o. Além disso, a plataforma gera relatórios de produtividade que contribuem com a gestão do tempo.

Quer saber mais sobre gestão do tempo e como o Design Thinking pode te ajudar?

Conclusão

Contar com ferramentas para gestão de processos no ecommerce é fundamental para que toda e qualquer empresa possa cumprir com seu planejamento por meio das suas atividades e, consequentemente, crescer.

Acompanhar processo a processo contribui com uma melhor identificação dos gaps da sua empresa, melhorando as atividades desenvolvidas e, consequentemente, seus resultados.

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