necessidade de contratar uma assessoria ou outsourcing contábil

Contabilidade Digital para e-commerce: qual a importância da contabilidade especializada no segmento?

Dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, juntamente com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) revelaram que o e-commerce encerrou a temporada de 2021 com alta de 48,41% no faturamento da sua faixa de mercado.

Soma-se isso a quantidade de vendas as quais também foram impulsionadas, alcançando um crescimento de 35,36%. Nesse cenário, o comércio virtual brasileiro tem crescido em um ritmo bem acelerado nos últimos anos.

Do mesmo modo em que houve a transição de lojas físicas para o âmbito online, resultando no impulsionamento do e-commerce, outros setores acompanham esse ritmo de crescimento, por exemplo, a contabilidade digital.

Nesse contexto, contar com uma contabilidade especializada é uma tendência forte do mercado, e pode ser o diferencial para o seu e-commerce se manter legalizado, se desenvolver e se destacar em meio a uma concorrência que se torna cada vez mais acirrada.

Se você atua no comércio digital, saiba como uma contabilidade digital para e-commerce te ajuda a alcançar resultados excelentes!

Tenha uma boa leitura!

O que é a Contabilidade Digital para e-commerce e como ela funciona?

Como em qualquer outra atividade econômica, a quantidade de impostos que incide sobre o e-commerce é bem alta. Além disso, é importante estar atento quanto às atualizações da legislação tributária sobre o comércio virtual. É nesse momento que uma contabilidade especializada pode fazer toda a diferença para empresas desse segmento. 

Isso porque a contabilidade digital utiliza a tecnologia como meio para facilitar a legalização e tornar a rotina dos processos no setor de e-commerce menos burocrática.

Quer saber mais sobre os serviços da contabilidade no meio digital? Confira a seguir, quais são as principais funções desse suporte:

  • Realização de serviços fiscais (organização dos livros fiscais, por exemplo);
  • Planejamento tributário (Gestão dos impostos);
  • Identificação das movimentações financeiras, emissão de livros e controle de documentos contábeis, por exemplo);
  • Gestão das folhas de pagamento;
  • Consultoria empresarial (alterações contratuais, emissão de certidões negativas, etc);
  • Consultoria financeira.

Já deu para perceber o quanto a contabilidade digital pode fazer a diferença no alcance dos seus resultados?

Nesse sentido, a contabilidade especializada em e-commerces ultrapassa as fronteiras da gestão de tributos e encaminhamento da declaração anual de Impostos de Renda, passando a oferecer todo suporte necessário para o seu negócio online.

Isso porque, além das funções acima, a contabilidade digital consegue gerir seus processos de forma totalmente automatizada e usando os mecanismos tecnológicos em nuvem.

Portanto, esse modelo de serviço contábil consegue aprimorar procedimentos, técnicas, operações e funcionalidades utilizados no contexto das vendas e gestão dos processos realizados no comércio eletrônico e impulsionar os seus números!

Se você ainda tem dúvidas quanto ao papel e a importância da contabilidade digital para e-commerce, acompanhe nosso próximo tópico!

Por que meu e-commerce precisa de um contador? 

Fazer o acompanhamento de todas as entradas e saídas de capital de uma empresa não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando um e-commerce está em sua fase inicial. 

A princípio o empresário pode imaginar que por seu negócio ainda possuir um faturamento pequeno, ele mesmo consegue se encarregar de cuidar de suas tarefas contábeis. 

No entanto, com o passar do tempo e com aumento do seu número de vendas, torna-se necessário considerar a contratação de um serviço contábil especializado e capaz de conduzir corretamente as finanças da empresa.   

Nesse sentido, um e-commerce precisa de um contador para realizar atividades que vão desde o registro do CNPJ ao processo completo de regularização de seu e-commerce. Além de proporcionar benefícios financeiros como por exemplo a obtenção de créditos, juros mais baixos, facilidade na compra de produtos de qualidade, dentre outros. 

Em seu processo, o contador auxiliará o empreendedor na compreensão da melhor opção de enquadramento para sua empresa, conforme o modelo de negócio, tamanho e faturamento, evitando assim gastos desnecessários com pagamentos de impostos indevidos e problemas com órgãos fiscalizadores. 

Para que você não cometa nenhum erro, veja na prática, a seguir, como o contador pode ajudar no e-commerce. 

Abertura da loja virtual 

O primeiro passo para iniciar suas vendas é abrir uma loja virtual. O contador é o profissional qualificado ideal e que mais poderá te ajudar. 

Isso porque ele compreende exatamente quais são os documentos necessários que precisavam ser reunidos para dar início a esse processo, assim como quais são as licenças necessárias a serem emitidas para o seu tipo de atividade. 

Além disso, a sua participação também será crucial para a elaboração e registro do contrato social da empresa. Esse documento contempla a descrição da sua atividade empresarial e é útil para conhecer as regras que regerão todo o negócio. 

Gestão tributária do e-commerce

Um segundo papel fundamental da contabilidade digital para e-commerce é sua atuação, no momento definir a natureza jurídica do e-commerce.  

Vale destacar que a definição do formato jurídico de uma empresa é elementar para ter uma boa gestão financeira. Uma vez que esse passo possibilita a redução de custos, que pode ser feita de forma legal e conforme o modelo jurídico escolhido.

Portanto, não deixe de contar com esse serviço especializado! Perceba que a consultoria contábil vai além de ter o apoio de um contador, como responsável pela emissão de guias e processos burocráticos.

 Mais do que isso! A contabilidade atua orientando o empresário sobre como utilizar os meios legais na redução de sua carga tributária, além de fornecer constantes orientações sobre as mudanças na legislação tributária brasileira. 

Estratégia financeira 

Quando se contrata uma contabilidade especializada em e-commerce, todo o negócio cresce de forma organizada e estruturada. 

Para tanto, processos como gestão de estoques, controles de custos, controle de contas a pagar, fluxo de caixa, dentre outras tarefas se tornam mais fáceis para o cuidado e gestão de um empresário. 

 Dessa forma, com uma rotina corretamente administrada, fica muito mais fácil trabalhar os pontos fortes e também os que precisam ser corrigidos. 

Aprenda mais lendo sobre: Lucro Operacional: Entenda o que é e como calcular.

Principais vantagens de contratar uma contabilidade digital para e-commerce 

Agora que o leitor já conhece melhor este assunto, vamos compartilhar quais são as vantagens de contratar os serviços de uma contabilidade especializada em e-commerce.  

Siga com sua leitura em nossos tópicos a seguir: 

Estruturação de sua loja digital

A primeira vantagem de contar com apoio de um contador em seu e-commerce é tornar a estrutura de sua loja mais lucrativa. Ou seja, esse suporte indicará os caminhos para escolhas importantes, isto é, quanto ao regime societário, ao formato jurídico e regime tributário ideal para seu modelo de negócio. 

Além disso, é por meio das orientações de um contador, que o empresário manterá as suas obrigações fiscais e contábeis em dia, além de pagar corretamente os seus impostos. 

Redução de gastos 

A contabilidade digital para e-commerce pode ajudar na redução de gastos. Uma vez que, será selecionado o regime tributário mais vantajoso, do ponto vista financeiro, a fim de garantir que a sua empresa tenha uma carga tributária com a incidência de menos impostos. 

Obtenção de um CNPJ

Engana-se quem pensa que ao montar uma loja virtual não precisará ter um CNPJ. Quem empreende no digital, enfrenta uma constante batalha, que é comprovar a confiabilidade de seus produtos. 

Contudo, uma empresa que apresenta seu CNPJ visível no site, permitindo que seu consumidor possa pesquisar e conferir o histórico de sua empresa, reclamações entre outros fatores apresenta um diferencial competitivo nesse nicho de mercado.

Isso porque a obtenção de um CNPJ promove inúmeros benefícios, contribuindo para aumento do números de vendas, assim como melhores oportunidades de negócios, respeito de fornecedores e etc.  

Emissão de notas fiscais

Um e-commerce precisa estar preparado para o fluxo contínuo das vendas de produtos. E para isso, será necessário emitir notas fiscais com frequências para os seus clientes. 

Neste sentido, será preciso contar com apoio de uma ferramenta de automação, que possibilite a emissão de notas fiscais automáticas. 

Maior produtividade

Uma das maiores vantagens de contar com apoio de um serviços de contabilidade digital para e-commerce é que o empresário passa a ter mais tempo para focar em seu core business. 

Na maioria das vezes, o empresário além de ser responsável pela parte financeira de seu negócio é também o vendedor, embalador,  responsável pela logística, atendimento e pós-vendas. 

Dessa forma, a contabilidade passará a cuidar da execução de tarefas como processamento da folha de pagamento, emissão de notas fiscais, dentre outros serviços. 

Sendo assim, o empreendedor estará mais livre para focar naquilo que realmente possa ser produtivo e que trará ainda mais benefícios para seu negócio. 

Aproveite para conferir: Precificação: o que é, como definir e calcular 

Por que é importante uma contabilidade digital para e-commerce?

A existência de inúmeras vantagens no setor de comércio eletrônico não deve ser uma novidade, não é mesmo? 

No entanto, um grande gestor se mantém atento aos riscos que podem comprometer o funcionamento do seu negócio, mesmo que ele seja hospedado em um ambiente virtual.

Isso porque deixar de contar com uma contabilidade especializada pode fazer com que algum trâmite legislativo, por exemplo, passe despercebido.

Conheça a seguir, os motivos pelos quais a contabilidade digital para e-commerce é importante para potencializar a sua gestão e consequentemente aumentar a sua receita.

  1. Expansão da produtividade;
  2. Controle de custos por meio da gestão eficiente do fluxo de caixa, utilizando planilhas, documentos e relatórios em nuvem;
  3. Reunir informações em tempo real, proporcionando agilidade e eficiência na oferta de produtos e serviços;
  4. Escalabilidade e mais tempo para o contador atuar mais como consultor e não como um mero executor de tarefas.

Nesse cenário, contar com uma contabilidade especializada, eficiente e experiente, quando o assunto é e-commerce é importante para registrar entradas e saídas de dinheiro. Isso ajuda você a ter uma dimensão mais clara do desempenho do seu negócio em cada semana, mês e ano.

Além disso, a contabilidade digital pode ser imprescindível para:

Regularização na oferta de produtos e serviços

Para expandir a sua oferta de serviços online é preciso assegurar a regularidade do funcionamento das suas atividades.

Ou seja, funcionar de forma regular contribui para realização de tarefas como emissão de notas fiscais, de todo o processo de vendas, além da aquisição de empréstimos e da obtenção de financiamentos com menores juros/taxas.

Desse modo, um serviço contábil especializado em e-commerce faz com que você obtenha toda assessoria para manter a regularidade da sua atuação no meio eletrônico.

Uso de ferramentas de automação

Os serviços contábeis são otimizados por oferecerem suporte tecnológico por meio de softwares de automação e inteligência artificial. Esses mecanismos são usados para o registro de dados e informações de demonstrações contábeis.

O contador pode se valer de tais informações para implementar medidas como um planejamento tributário, tendo em vista a economia de recursos financeiros.

Enfim, o sistema de contabilidade digital ajuda na gestão adequada das entregas contábeis, fiscais, trabalhistas, financeiras e das obrigações acessórias para o Fisco. 

Implementação da medida elisão fiscal

A elisão fiscal nada mais é do que uma ação estratégica e totalmente legal, que busca identificar impostos que podem ser retirados legalmente.

Um dos impostos mais importantes que incidem sobre o comércio virtual no Brasil é o ICMS. Conheça as duas formas sob a qual esse imposto se manifesta:

ICMS

O ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – incide sobre a aquisição de mercadorias em geral, isto é, no contexto das transações comerciais de venda e compra de produtos. Cabe mencionar que esse tributo também incide sobre a prestação de serviços.

As alíquotas de ICMS variam conforme a mercadoria ou serviço, e sua porcentagem oscila entre 7% a 35%, de acordo com cada unidade federativa.

ICMS-ST

O ICMS-ST é a Substituição Tributária do imposto ICMS. Nesse processo, a incumbência pelo pagamento do ICMS incide sobre outro contribuinte, o qual não é o mesmo indivíduo que opera na comercialização de um determinado produto.

Convém lembrar que, em situações como essas, o ICMS é restituído ao contribuinte que o liquidou, de forma que a indústria assume o encargo de cobrir esta quantia. 

Em momentos como esses, torna-se evidente que apenas uma contabilidade especializada consegue atuar de forma completa, tendo em vista a garantia dessas vantagens legais e a identificação de benefícios e incentivos fiscais a serem aplicados no seu e-commerce.

Obtenha a ajuda especializada da MF Consultoria Contábil

Para se destacar nesse nicho de mercado em ascensão, conte com o suporte contábil e digital da MF Consultoria Contábil!

Oferecemos uma série de serviços operacionais para o seu e-commerce. Entre em contato agora mesmo e faça uma cotação! Venha conhecer tudo que a contabilidade pode oferecer ao seu comércio eletrônico!

Aproveite e veja mais conteúdos como este no nosso blog e siga a nossa empresa nas redes sociais. Continue lendo: Assessoria Contábil Fiscal: O que é, vantagens e por que contratar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.