Gestão e Contabilidade

Gestão e Contabilidade: Entenda porque devem andar lado a lado!

 

Atualmente, em território nacional, todas as exigências fiscais e tributárias podem tornar a contabilidade apenas uma resposta à essa burocracia. Entretanto, isso é um erro cometido por muitos empresários, que ainda não veem a relação entre Gestão e Contabilidade, bem como suas aplicações a favor dos negócios.

Nesse post, vamos esclarecer a importância de trabalhá-las mutuamente.

Gestão e Contabilidade


O cenário econômico brasileiro não é dos melhores neste momento, assim, o pequeno e médio empreendedor acaba encarando situações difíceis e inesperadas. Mas, como bons investigadores, vamos às causas desses imprevistos, ao invés de apenas aceitá-los como consequência das turbulências do mercado.

Por que situações inesperadas acontecem?

Existem alguns fatores que atrapalham os negócios e não podem ser controlados, como alterações climáticas bruscas, por exemplo.

Porém, em outros aspectos, de cunho financeiro principalmente, deparar-se com um fluxo de caixa extremamente baixo de repente é sinônimo de uma falta de análise dos resultados e projeções, com base nos meses antecedentes. Outros problemas, como imprecisão no balanço patrimonial e no desempenho da empresa, apresentam a mesma causa.

E a causa é: falta de gestão contábil!

Gestão e Contabilidade é a solução!

Por esse motivo, Gestão e Contabilidade, unidas, são fundamentais para a tomada de decisões estratégicas, ou seja, baseada em resultados reais, evitando imprevistos e complicações.

A crise pode ser um fator desfavorável ou favorável aos negócios, depende de como você trabalha em relação a ela.

Existe um pensamento de John F. Kennedy que ilustra muito bem a afirmação anterior:

“Quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade.”

Algumas aplicações da Gestão Contábil

  • Projeção do Fluxo de Caixa;
  • Análise de Indicadores;
  • Determinação de Custos Padrões;
  • Planejamento Tributário;
  • Elaboração do Orçamento e Controle Orçamentário.

Você já pensou em contratar uma Assessoria Contábil/Consultoria Empresarial para que Gestão e Contabilidade tenham a sinergia necessária para o desenvolvimento estratégico de sua empresa?

A MF Consultoria possui profissionais qualificados, prontos para atendê-lo e potencializar a sua companhia!

Veja mais em: Contratar ou não uma empresa de contabilidade – O que é melhor para o seu negócio?

Ainda restaram dúvidas acerca do tema? Entre em contato! Não deixe de se cadastrar em nosso blog para receber as novidades assim que saírem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.