Gestão e Contabilidade: Entenda porque devem andar lado a lado!

Atualmente, em território nacional, todas as exigências fiscais e tributárias podem tornar a contabilidade apenas uma resposta à essa burocracia. Entretanto, isso é um erro cometido por muitos empresários, que ainda não veem a relação entre Gestão e Contabilidade, bem como suas aplicações a favor dos negócios.

Nesse post, vamos esclarecer a importância de trabalhá-las mutuamente.

Gestão e Contabilidade


O cenário econômico brasileiro não é dos melhores neste momento, assim, o pequeno e médio empreendedor acaba encarando situações difíceis e inesperadas. Mas, como bons investigadores, vamos às causas desses imprevistos, ao invés de apenas aceitá-los como consequência das turbulências do mercado.

Por que situações inesperadas acontecem?

Existem alguns fatores que atrapalham os negócios e não podem ser controlados, como alterações climáticas bruscas, por exemplo.

Porém, em outros aspectos, de cunho financeiro principalmente, deparar-se com um fluxo de caixa extremamente baixo de repente é sinônimo de uma falta de análise dos resultados e projeções, com base nos meses antecedentes. Outros problemas, como imprecisão no balanço patrimonial e no desempenho da empresa, apresentam a mesma causa.

E a causa é: falta de gestão contábil!

Gestão e Contabilidade é a solução!

Por esse motivo, Gestão e Contabilidade, unidas, são fundamentais para a tomada de decisões estratégicas, ou seja, baseada em resultados reais, evitando imprevistos e complicações.

A crise pode ser um fator desfavorável ou favorável aos negócios, depende de como você trabalha em relação a ela.

Existe um pensamento de John F. Kennedy que ilustra muito bem a afirmação anterior:

“Quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade.”

Algumas aplicações da Gestão Contábil

  • Projeção do Fluxo de Caixa;
  • Análise de Indicadores;
  • Determinação de Custos Padrões;
  • Planejamento Tributário;
  • Elaboração do Orçamento e Controle Orçamentário.

Você já pensou em contratar uma Assessoria Contábil/Consultoria Empresarial para que Gestão e Contabilidade tenham a sinergia necessária para o desenvolvimento estratégico de sua empresa?

A MF Consultoria possui profissionais qualificados, prontos para atendê-lo e potencializar a sua companhia!

Veja mais em: Contratar ou não uma empresa de contabilidade – O que é melhor para o seu negócio?

Ainda restaram dúvidas acerca do tema? Entre em contato! Não deixe de se cadastrar em nosso blog para receber as novidades assim que saírem.

Deixe um Comentário

Contar com os serviços da MF Consultoria é ter a garantia de que sua empresa terá toda a assistência necessária.

Estamos sempre próximos, realizando reuniões mensais, detectando novos e melhores caminhos, prevenindo problemas e oferecendo soluções adequadas.

Fale com a gente