atendimento@mfco.com.br
o-codigo-de-etica-do-contador

O Código de ética do Contador

 

O código de ética do contador segue uma filosofia que se dedica aos aspectos morais da sociedade e o conjunto de valores e princípios que regulam as ações do comportamento humano. Inserindo no contexto profissional, o código de ética do contador, devemos pensar que ele serve como um parâmetro de condutas a serem seguidas. Leia mais e saiba qual o papel da ética na área contabilística.

As normas éticas na profissão contábil são fundamentais para o desempenho da função, pois o contador lida diretamente com informações vitais da empresa, como balanços patrimoniais, informações sobre as finanças, fluxo de caixa e demonstrativos de resultados, fornecimento de informações, avaliações econômicas e financeiras sobre o patrimônio das empresas e pessoas físicas.

Sendo assim, ser transparente, prezar pela credibilidade das informações divulgadas e manter sigilo dos dados é uma obrigatoriedade, por isso a necessidade de um código de conduta específico.

O Código de Ética do Contador

A ética na classe contábil é ordenada pelo Conselho Federal de Contabilidade através do Código de Ética Profissional do Contador.

O código é considerado um “guia” de ações morais que norteia o contador no exercício da sua profissão, visando ao respeito a si e seus pares com lealdade e reciprocidade, buscando defender publicamente seus princípios e valores éticos e contribuindo para a solidificação de uma imagem íntegra e verdadeira da profissão.

O papel da ética na construção da imagem positiva

Quem não valoriza um serviço transparente e profissionais que desempenhem seu trabalho de forma ética e honesta? Essas são características imprescindíveis na área contábil e são viabilizadas por meio do conjunto da ética do trabalho e os valores morais do profissional como indivíduo.

Estabelecendo uma relação de confiança com o cliente

O cliente que procura serviços de contabilidade normalmente não possui conhecimentos aprofundados sobre o tema e precisa de ajuda para “colocar a casa em ordem”. Ele espera total transparência e deve enxergar no escritório de contabilidade um parceiro de seu negócio. Para conquistar a confiança das pessoas, o profissional contábil precisa ser ético, estar sempre atento às normas vigentes, fazer um bom trabalho e agir corretamente no exercício da sua profissão.

MF Consultoria Contábil e o código de ética do contador

Para a MF, a ética é o alicerce das relações humanas e profissionais. Nós trabalhamos com total transparência, pois acreditamos que só o respeito e a confiança podem construir um trabalho digno, eficiente e eficaz.

Fontes do Código de Ética do Contador:

– ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL EM CONTABILIDADE: UM ESTUDO SOBRE A POSTURA DE DISCENTES E PROFISSIONAIS EM CONTABILIDADE (Revista de Contabilidade da UFBA, Salvador-BA | Autores: Patrícia Jung Martins e Fernando Fantoni Bencke)

– Legislação Contábil(www.portaldecontabilidade.com.br/legislacao/cepc.html)

– Livro: Ética na Contabilidade (Ribeiro, Osni Moura; Camello, Maurilio Editora Saraiva)

– 5 passos para seguir o código de ética do contador na contabilidade (https://myrp.com.br/etica-na-contabilidade-5-passos-para-seguir/)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo