O que é gestão financeira, como fazer e qual o objetivo?

Quer saber o que é gestão financeira? Aprender sobre como fazer uma boa gestão das finanças da sua empresa pode ser decisivo para o seu negócio alcançar o sucesso que foi planejado para ele!

Você sabe o que é gestão financeira, para que serve e como realizá-la?

Uma boa gestão financeira é o coração de uma empresa e estabelecer bons processos para cuidar da vida financeira do seu negócio é decisivo para que se possa alcançar o sucesso tão desejado, planejado e batalhado por todos da sua empresa.

Através de um bom processo de gestão financeira uma empresa pode organizar a sua operação de forma sustentável, de modo que se possa realizar investimentos, compras, treinamentos e tudo aquilo que é indispensável para o crescimento.

Embora se recomende que a gestão financeira da sua empresa seja realizada por um profissional, todos os dirigentes do negócio devem também conhecer os princípios desse tipo de gestão, sobretudo porque é no dia a dia da empresa que ela realmente acontece.

o que é gestão financeira de uma empresa

O que é gestão financeira e como fazer?

É a reunião de processos, ações e rotinas administrativas que visam observar, registrar e melhorar a forma como o dinheiro de uma empresa é utilizado, aplicado e investido.

Os processos de gestão financeira também consideram as projeções financeiras de uma empresa, aquilo que ela irá ainda receber e aquilo que irá gastar em um futuro próximo e até mesmo a longo prazo.

Quando realizada de forma eficaz, a gestão financeira pode equilibrar as finanças de uma empresa e não só no momento estanque em que as ações se desenvolvem, mas, também, planejar seu futuro financeiro.

Dessa forma, é possível elaborar processos que melhoram a operação logística de uma loja, que visam melhorar o treinamento de colaboradores, que sistematizam registros financeiros e, ainda, até pode ajustar a precificação de produtos.

Frente a isso, é importante frisar que uma boa gestão financeira está relacionada a todos os campos de uma empresa e pode impactá-la positivamente em diversas áreas, fazendo com que ela seja mais longeva.

Quando nos perguntamos o que é gestão financeira, portanto, a resposta irá observar ser através dela que uma empresa pode efetivamente se tornar mais sólida em seu mercado de atuação e, ainda, ter melhores rendimentos a curto, médio e longo prazo.

objetivo da gestão financeira nas empresas

Qual é o principal objetivo da gestão financeira?

O principal objetivo da instauração de processos que visam uma melhor gestão financeira de uma empresa é estabelecer fluxos que podem torná-la mais robusta ao longo do tempo e, ainda, continuar lucrativa.

Através da gestão financeira uma empresa pode verificar seus processos e melhorar a forma como são utilizados os recursos financeiros que ela gera.

Os processos visam direcionar corretamente os investimentos de uma empresa, controlar seu fluxo de entradas e saídas e, ainda, identificar os possíveis gargalos financeiros que possam existir em sua estrutura.

Uma vez que a empresa instaura processos, procedimentos e fluxos de uma melhor gestão financeira, pode alcançar:

  • Aumento de receita decorrente de melhores investimentos realizados pela equipe gestora;
  • Melhorar os investimentos na empresa, em desenvolvimento de pessoal, de carreiras, em treinamentos, em inovação e em novas tecnologias que visem o crescimento saudável e sustentável da empresa;
  • Estabelecer um controle financeiro capaz de sustentar sempre os compromissos que a empresa assumir, a curto, médio e longo prazo;
  • Honrar o pagamento dos funcionários, estabelecer um programa de bônus, benefícios e crescimento profissional, visando maior retenção de bons colaboradores e desenvolvimento pessoal constante;
  • Melhorar o controle patrimonial da empresa, visando sempre seu crescimento, novas conquistas e sustentabilidade;
  • Estabelecer um melhor relacionamento com fornecedores, melhorando negociações financeiras, programas de pagamento e de aumento escalonado de produção e de entregas;
  • Criar um programa de acompanhamento e de manutenção da qualidade de todos os produtos e serviços prestados pela empresa;
  • Atrair mais investidores para a empresa, aumentando seu capital de forma gradual, responsável e sustentável.

Quer saber mais? Veja agora 10 dias para o gerenciamento financeiro de uma pequena empresa:

O que faz um gestor financeiro e quanto ganha?

Agora que você sabe o que é um gestor financeiro, o que faz um profissional? O gestor financeiro é responsável por fazer um estudo de caso da empresa, identificando a sua forma de gerenciar seus recursos financeiros, suas aplicações e seus gastos.

A partir do diagnóstico traçado pelo gestor, são criadas rotinas e desenhados processos para que se identifique rapidamente o status financeiro da empresa, o tempo todo.

Assim, é possível realizar aplicações de modo mais seguro, investimentos nos campos mais decisivos para a empresa e, ainda, identificar rapidamente os ralos financeiros da empresa.

Através da análise constante e do acompanhamento das finanças da empresa, é possível intervir rapidamente, evitando que a empresa desperdice recursos importantes para o negócio.

Assim, é possível manter sempre a lucratividade em dia, bem como o crescimento gradual e sustentável para a empresa.

Os valores cobrados por profissionais que fazem a gestão financeira de uma empresa podem variar de acordo com os serviços prestados e com o porte da sua empresa.

A MF Consultoria Contábil conta com os melhores valores para fazer a gestão financeira da sua empresa!

como atua um gestor financeiro?

Conclusão

A gestão financeira é um processo que visa estabelecer um melhor controle, planejamento e registro dos ganhos e saídas de uma empresa.

Através de um bom processo de gestão financeira é possível fazer com que uma empresa cresça em um regime sustentável e dinâmico, investindo de forma consciente e positiva seus recursos financeiros, em seu pessoal e em boas ferramentas.

Agora que você sabe o que é gestão financeira, é a hora de colocá-la em prática em sua empresa.

Organizando os fluxos financeiros da sua empresa, é possível também fazer melhores investimentos, melhores escolhas e fechar os ralos do seu negócio.

Seja seu negócio de grande, médio ou pequeno porte, a instauração de uma rotina de gestão financeira é essencial para o seu desenvolvimento e para que ele alcance seu potencial.

Conte com a MF Consultoria Contábil para fazer a gestão financeira da sua empresa!

Deixe um Comentário

Contar com os serviços da MF Consultoria é ter a garantia de que sua empresa terá toda a assistência necessária.

Estamos sempre próximos, realizando reuniões mensais, detectando novos e melhores caminhos, prevenindo problemas e oferecendo soluções adequadas.

Fale com a gente

POSSO AJUDAR?