Margem de lucro no E-commerce: Saiba como calcular
Como calcular sua margem de lucro no E-commerce?
Para que empresários tenham uma gestão de finanças assertiva, é muito importante estar atento a uma série de métricas cruciais para o seu negócio.
Essas métricas possibilitam que o empreendedor conheça mais do estado de sua empresa a partir do estudo de diversos aspectos importantes para a gestão empresarial.
Dentro desse contexto, os indicadores financeiros são uma das métricas mais importantes para empresários e gestores que desejam garantir a saúde financeira de seu empreendimento.
As finanças de uma empresa é muito importante, sendo ele o responsável por manter todos os outros aspectos de sua operação em pleno funcionamento. Um dos indicadores mais importantes nesse sentido, é a margem de lucro no E-commerce.
Pensando nisso, nossos especialistas prepararam esse artigo sobre como você pode fazer o cálculo da margem de lucro no E-commerce e obter uma gestão mais assertiva.
Tenha uma boa leitura!
O que é margem de lucro no e-commerce?
A margem de lucro no e-commerce diz respeito ao percentual de ganhos que a empresa tem sobre cada venda fechada. Em outras palavras, é uma parte do preço do produto cuja destinação é gerar lucro para o negócio.
Essa é uma métrica muito importante, pois, será ela que define se o seu negócio está gerando rentabilidade e se está com sua saúde financeira em dia.
Um erro comum que empresários e gestores cometem é se apegar apenas aos dados do faturamento para definir o estado da saúde financeira da empresa. No entanto, sem saber a sua margem nesse caso, você pode ter resultados enganosos.
O faturamento alto, com uma margem negativa, significa que o negócio está no vermelho, ou seja, a receita não cobra os seus custos. Assim, será necessário diminuir os custos para evitar a ocorrência de prejuízos ao negócio.
Logo, existem uma série de fatores que devem entrar na margem de lucro no e-commerce, como:
- Matéria-prima;
- Equipamentos e manutenção;
- Pagamento de mão de obra;
- Impostos não retornáveis sobre as vendas;
- Contas essenciais para o funcionamento do negócio;
- Despesas administrativas diversas.
Além disso, é preciso entender que existem algumas divisões a serem consideradas na hora de calcular sua margem de lucro no e-commerce, como:
- Custo: É todo o valor gasto na produção de sua mercadoria. Que vai desde a mão de obra, até o frete;
- Precificação: O quanto a empresa deseja vender o seu produto ou serviço. Nesse caso, a os custo de produção devem estar incluídos nessa conta;
- Lucro: O valor que a empresa ganha a partir de uma venda, funcionando como um retorno ao investimento despendido.
No entanto, essas não são as únicas variáveis que podem entrar nesse cálculo, alguns outros são:
- Status gerado;
- Valor percebido;
- Concorrência;
- Oferta e demanda;
- Complexidade;
- Público-alvo;
- Lançamento.
Mas afinal, qual a importância de calcular sua margem de lucro no e-commerce? Veja a seguir.
Leia também: Funil de vendas: como aplicá-lo no seu e-commerce?
Qual a importância da margem de lucro no E-commerce?
Esse é um dos indicadores mais importantes para empresários. Isso porque ele é crucial para a precificação de seus produtos e serviços, tendo assim, um papel muito importante na arrecadação do negócio.
Esse indicador possibilita que o empresário tenha o conhecimento de quanto ele precisa ganhar a partir do valor investido em suas mercadorias.
No entanto, para fazer esse cálculo, é preciso utilizar uma metodologia correta de cálculo. Um senso comum é que para ter a sua margem, basta apenas adicionar o valor que deseja ganhar ao valor final do produto.
Esse é um erro estratégico que pode comprometer a sua empresa, visto que essa metodologia não se baseia em dados precisos para definir o lucro sobre as vendas.
Calcular sua margem de lucro no e-commerce de forma correta, possibilita que os resultados gerados estejam alinhados com a realidade financeira do seu negócio e de sua produção, permitindo que você tenha mais controle a respeito de suas finanças.
Como calcular a margem de lucro no e-commerce?
Existem, ainda, diversos tipos diferentes de margens de lucro de um negócio. A principal diferença em cada um deles está na forma com que os custos influenciam em sua margem. Veja a seguir:
Margem de lucro bruto no e-commerce
A margem de lucro bruto no e-commerce considera apenas os custos que estão relacionados aos custos de produção de sua mercadoria.
O Lucro bruto de um negócio, é a diferença entre o faturamento e o custo de suas vendas. Dessa maneira, você estará garantindo que você terá todos os seus custos de produção cobertos. Para calculá-lo é preciso utilizar a fórmula.
- Margem de Lucro Bruto= Receita de venda de mercadorias – Custo de mercadorias.
Margem de lucro operacional no e-commerce
Outro aspecto que pode influenciar na margem de lucro do seu negócio, são custos operacionais muito altos.
Dessa maneira, essa forma de cálculo da margem de lucro no e-commerce coloca no papel, todas essas despesas para que o negócio consiga cobrir todas essas despesas essenciais para o bom funcionamento empresarial. O Cálculo do seu lucro operacional é:
- Lucro Operacional=Receita total – despesas comerciais.
As despesas operacionais são todas aquelas despesas necessárias para administrar o seu negócio, o que inclui:
- Custos de bens;
- Despesas operacionais;
- Amortização;
- Depreciação;
- Despesas administrativas gerais.
Margem de lucro líquido no ecommerce
A margem de lucro líquido no ecommerce serve para avaliar o quanto a sua empresa consegue transformar a receita obtida em lucro líquido.
Assim, essa margem tem um papel crucial para indicar ao gestor, como está a rentabilidade do seu negócio. A fórmula para chegar a essa margem de lucro no e-commerce é:
- Margem de lucro líquido = Receita total – Todos os custos.
Vale ressaltar que a margem de lucro no e-commerce, de forma isolada, não oferece ao gestor um panorama do estado financeiro da sua empresa. Por isso, é necessário avaliar a saúde do seu negócio com outros indicadores, para que se tenha uma ideia mais completa.
Como saber se a sua margem de lucro no e-commerce é a ideal para sua atuação?
A avaliação de se o valor de sua margem é o ideal para a sua atuação, é necessário o conhecimento de uma série de requisitos para chegar a conclusão de se a sua margem é a mais adequada.
Mesmo que seja comum observar que existem empresários que acreditam que existe um percentual geral para empresas de alguns setores específicos. A realidade é não há um padrão que engloba todas as empresas.
Um aspecto importante a ser analisado para saber se o seu percentual de lucro está em bom valor, é o setor de atuação do negócio. O mercado de varejo prioriza a quantidade de vendas de maneira geral, dessa forma, o seu percentual sobre cada venda será menor.
No entanto, existem marcas que vendem menos, e por serem mais exclusivas, a margem é bem maior.
Logo, para saber se a sua empresa está atuando com uma boa margem é preciso observar em conjunto o setor da empresa, e também o preço praticado para saber se ele está compatível com o que a realidade do seu mercado e do seu público.
Aprenda lendo: Guia para fazer o planejamento estratégico 2023 da sua empresa.
Como aumentar a margem de lucro no e-commerce?
Caso a sua margem de lucro no e-commerce não seja a ideal, existem uma série de procedimentos e estratégias que podem ser tomados para aumentar esse percentual.
Por isso, veja a seguir, algumas estratégias para implementar caso isso aconteça.
Negociação de dívidas
Os custos têm um papel muito importante na definição do percentual de lucro ideal para o seu negócio.
Assim, uma das estratégias para aumentar o seu valor, é diminuir as dívidas do seu negócio. Para tanto, saber negociá-las será determinante para melhorar a saúde financeira do seu negócio.
Saber negociar os seus débitos faz com que você passe por momentos de turbulência financeira sem que você tenha grandes dores de cabeça no futuro.
Precifique de forma adequada
A precificação tem um importante papel no aumento dos lucros do negócio. Dessa maneira, é preciso que eles estejam ajustados com a realidade do seu empreendimento.
É preciso achar um equilíbrio, praticar preços mais altos do que o seu mercado, pode fazer com que você perca clientes e oportunidades. Por outro lado, preços muito baixos fazem com que o seu negócio tenha dificuldades para lucrar mesmo com boas vendas.
Faça uma projeção de caixa
Planejar o financeiro do seu negócio, também pode ser importante para que melhorar os seus resultados. Por isso, a realização de uma projeção de caixa pode ser uma boa ferramenta nesse sentido.
Isso porque, essa projeção faz com que você tenha uma visão de como o seu financeiro estará nos próximos períodos, e assim, fazer as adequações necessárias para manter uma boa margem e evitar problemas financeiros.
Otimize processos logísticos
A logística também tem um peso em sua margem de lucro no e-commerce. Isso porque ter um fornecedor que está longe do seu negócio aumenta uma série de custos.
Por isso, ter um cuidado com a logística pode melhorar os seus resultados a partir de uma diminuição de seus custos, e também pode aumentar as suas vendas, pois, será possível exercer um frete mais vantajoso para o consumidor.
Como uma contabilidade auxilia na melhoria de sua margem de lucro no e-commerce?
Seja para auxiliar o seu negócio a calcular sua margem de lucro no e-commerce ou para ajudar no controle dos aspectos empresariais que afetam o seu percentual de lucro, o suporte de uma contabilidade é fundamental.
Esse é um serviço que durante muito tempo foi visto, apenas como um executor de processos burocráticos dentro das empresas, e hoje, é um dos principais aliados dos negócios.
Dessa forma, um escritório contábil dispõe das ferramentas e dos profissionais para oferecer ao seu negócio a gestão financeira necessária para potencializar os seus lucros, e tornar a sua empresa mais rentável.
Para que você entenda mais os benefícios desse serviços, veja a seguir alguns dos principais instrumentos utilizados por esse campo do conhecimento para ajudar o seu negócio.
Gestão financeira
Uma das principais formas que uma contabilidade pode ajudar a sua empresa, é a partir da gestão financeira.
Essa é uma ferramenta que engloba uma série de instrumentos, processos, métodos e estratégias, que irão trabalhar no controle, análise e planejamento de todo o seu setor financeiro.
Dessa maneira, esse aspecto do seu negócio estará organizado, de modo a possibilitar que a sua margem de lucro no e-commerce esteja adequada com toda a sua realidade do seu negócio.
Controle de custos
Os profissionais da contabilidade responsáveis por auxiliar o seu negócio, conhecerão suas finanças, e os seus processos de maneira profunda.
Assim, será possível trabalhar o controle e corte de custos que estão gerando gargalos para sua empresa, e diminuindo o percentual de lucro sobre as vendas do seu negócio.
Planejamento tributário
A tributação brasileira é bastante onerosa. Por isso, é necessário que empresários e gestores tenham bastante cautela no que diz respeito ao pagamento de impostos.
Além deles terem uma grande influência na saída de capital da empresa, o seu pagamento é essencial para que a empresa esteja operando dentro dos conformes da lei.
Nesse contexto, o planejamento tributário atua na análise, no controle e no planejamento da carga tributária da empresa. Ainda, também busca diminuir a incidência de tributos em sua empresa, sem se utilizar de artifícios ilegais para tal.
Algumas ações a serem implementadas nesse sentido, são:
- Escolha do regime tributário correto;
- Busca pelo CNAE mais adequado;
- Elaboração de um calendário de pagamento de tributos.
Para usufruir de todos esses benefícios que uma empresa especializada traz, no entanto, o suporte de uma contabilidade de confiança é determinante nesse sentido. Por isso:
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