atendimento@mfco.com.br
empreendedorismo-digital

Empreendedorismo digital: 5 passos para ter um negócio online

Com a popularização da internet e das redes sociais, cada vez mais as compras online ganharam popularidade entre os consumidores. E com a eclosão da pandemia, esse processo foi potencializado. Aprenda agora sobre empreendedorismo digital neste artigo.

Um dado que demonstra isso, vem de um estudo da SmartHint, que demonstra que nos cinco primeiros meses de 2022, o comércio eletrônico teve um aumento de cerca de 785% quando comparado ao período pré-pandemia.

Dessa maneira, o empreendedorismo digital se coloca como uma excelente ferramenta para ter êxito no mercado e conseguir exercer uma atividade lucrativa. 

Porém, esse é um mercado que está cada vez mais competitivo, por essa razão, é preciso ter estratégia e conhecimento para se destacar. Pensando nisso, nossos profissionais prepararam esse artigo com 5 passos para ter um negócio online, por isso, leia-o atentamente. 

Tenha uma boa leitura!

O que é o empreendedorismo digital?

Para entender como crescer no mercado, antes é preciso conhecer mais do conceito do empreendedorismo digital. 

O empreendedorismo digital é um conceito usado como definição para empresas, com a sua atuação de forma exclusiva ou majoritariamente pelo ambiente digital. Nesse caso, a mediação de espaços físicos não é necessária. 

Predominantemente, esse é um nicho voltado para produtos, no entanto, existem uma série de serviços que também são ofertados dentro do ambiente digital. 

Apesar do seu crescimento exponencial nos últimos anos, o empreendedorismo digital nasceu durante a década de 70. No entanto, com o avanço da tecnologia essa mediação a partir da internet foi facilitada. 

Algumas das principais formas de atuação no empreendedorismo digital são:

  • E-commerce;
  • Blogs;
  • Infoprodutos;
  • Aplicativos;
  • Cursos;
  • Consultorias;
  • Marketing Digital;
  • Marketing de afiliados;
  • Franquias digitais.

Conhecendo esse conceito, continue nesse artigo e descubra quais os principais benefícios dessa forma de atuação no mercado. 

Por que investir no empreendedorismo digital é importante?

Alguns empresários e gestores ainda têm alguma resistência a essa forma de atuação no mercado, por essa razão é importante citar os benefícios do empreendedorismo digital.

Por essa razão, separamos algumas razões pelas quais pode ser vantajoso ser um empreendedor digital. 

Custo reduzido

Um negócio digital, faz com que o custo de se ter uma operação seja diminuído, isso por quê. 

De maneira geral, ao investir em uma empresa desse tipo, salvo algumas exceções, não será necessário que se tenha uma infraestrutura robusta, algumas vezes sendo necessário apenas um computador. 

Além disso, toda operação pode ser feita de forma remota, logo, mesmo na possibilidade de ter funcionários, é possível economizar com alguns encargos trabalhistas como auxílio-transporte. 

Flexibilidade de horários

Uma das principais razões pelas quais empresários investem em negócios digitais, é a possibilidade de ter horários mais flexíveis.

Ao ser um empreendedor digital, é possível que você faça os seus próprios horários. Além disso, é possível começar no empreendedorismo digital, sem que seja necessário sair de um emprego formal.

O único ponto de atenção é que a flexibilidade não pode significar em uma falta de consistência na dedicação ao empreendedorismo digital. 

Escalabilidade

Outra vantagem do empreendedorismo digital é sua escalabilidade. Um negócio escalável é uma empresa que possui um modelo de negócios aplicável em diferentes escalas. 

Dessa forma, por se tratar de um negócio completamente digital, na hora do crescimento será mais simples se adequar às mudanças. Um exemplo disso, são as empresas que vendem mercadoria, o crescimento significa a contratação de muitos mais profissionais e investimento na infraestrutura, quando comparado a um negócio digital. 

Negociações dinâmicas

O processo de negociação nessas empresas também é facilitado, uma vez que é mais fácil marcar reuniões.

Isso, inclusive, pode ser uma vantagem competitiva, já que isso pode atrair mais clientes devido a essa simplificação. 

Mesmo apresentando várias facilidades e benefícios, no entanto, para haver crescimento no empreendedorismo digital é preciso estratégia e conhecimento. Por isso, veja 5 passos importantes a serem seguidos para obter sucesso nesse mercado.

Aprenda mais lendo: Impostos Dropshipping: conheça os principais e a importância de um planejamento tributário

5 passos para ter um negócio digital

Para crescer nesse ambiente, mesmo com todas as facilidades oferecidas, é preciso que se tenha estratégia, e conheça os passos certos a serem tomados para obter sucesso. 

Por isso, nossos especialistas preparam esse artigo sobre o assunto para você.

Tenha um plano de negócios

Para começar no empreendedorismo digital ou uma empresa física, o documento mais importante no momento é o plano de negócios. 

O plano de negócios serve para descrever a sua empresa na totalidade, servindo como um verdadeiro mapa para o seu sucesso. 

Nele, estarão contidos os objetivos da sua empresa, e tudo o que a sua empresa precisa para alcançá-los. Além disso, também é importante para que você saiba a viabilidade do seu empreendimento a partir de todos os aspectos, estratégico, mercadológico, operacional e financeiro. 

Vale ressaltar, porém, que esse documento deve ser baseado em dados, e pesquisas bem fundamentadas, e não apenas em especulações. Por essa razão, o suporte especializado nesse momento pode ser fundamental. 

Alguns pontos a serem destacados em sua elaboração, são:

  • Descrição do empreendimento;
  • Diferencial de mercado;
  • Missão
  • Descrição do perfil dos gestores e dos funcionários;
  • Produtos ou serviços oferecidos e os seus benefícios;
  • Perfil dos clientes;
  • Investimento Inicial.

Nicho de mercado

Apesar da internet apresentar a possibilidade de contato com um grande público, para o sucesso, é muito importante que você conheça bem o seu nicho de mercado. 

No empreendedorismo digital, o nicho de mercado nada mais é do que um recorte de um setor que possui dores e interesses específicos. 

Dessa maneira, você irá aumentar as suas chances de rentabilidade ao se especializar na resolução de uma dor específica do cliente. 

Leia sobre: Tributação de Infoprodutos: conheça os principais e como se adequar.

Faça uma análise de oferta e procura

Além disso, de nada adianta escolher um nicho fechado sem que haja demanda para ele. Nesse contexto, é importante estar atento se existe demanda para o seu produto ou serviço. 

Do mesmo modo, a procura. Investir em uma empresa em que o mercado já está saturado pode minar as suas possibilidades de lucro. 

Construa uma presença nas redes sociais

Hoje, cada vez mais, consumidores procuram empresas a partir das redes sociais. Desse modo, a presença nas redes, se mostra como uma das principais formas de conseguir destaque no mercado. 

Uma boa estratégia voltada para as redes aproxima o seu negócio de seus clientes, além de possibilitar o aumento do conhecimento de sua marca, faz com que as suas possibilidades de vendas sejam potencializadas. 

Monitore resultados

Outro foco importante no empreendedorismo digital deve ser o monitoramento dos resultados. Apenas a partir de um monitoramento detido de seus resultados, você saberá se as estratégias utilizadas estão funcionando. 

Por isso, uma dica muito importante é o estudo do seu negócio para definir quais são os indicadores chave de desempenho (KPIs) mais importantes para ele. Dessa maneira, é possível ajustar sempre as estratégias para que elas tenham a maior aderência possível.

Mas afinal, como abrir empresa para começar no empreendedorismo digital? Veja a seguir. 

https://mfconsultoriacontabil.com.br/fale-conosco-mf-consultoria-contabil/

Como abrir uma empresa?

Para que a sua atuação no empreendedorismo digital seja assertiva desde o primeiro momento, saber os processos necessários para sua abertura e formalização, é fundamental. 

Além disso, mesmo com uma atuação completamente digital, o processo de abertura não se diferencia de outras empresas. Por isso, veja a seguir como abrir uma empresa.

Escolha da natureza jurídica 

O primeiro passo para começar no empreendedorismo digital deve ser a escolha da natureza jurídica ou tipo societário.

A natureza jurídica do empreendimento define como será toda a estrutura societária do negócio. Além disso, é a partir dela que são estabelecidos os direitos e deveres de cada um dos sócios do negócios, bem como as suas responsabilidades administrativas. 

A partir dessa escolha são determinados o número de sócios possíveis, suas quotas de participação, e também o seu capital social. Para o governo, o tipo societário possibilita que o governo fiscalize as empresas de modo mais simplificado.

Elaboração do contrato social

A partir da definição da natureza jurídica, o empresário digital estará apto a elaborar o seu contrato social. 

O seu contrato social, nada mais é do que a certidão de nascimento da empresa, isso porque sua principal função é formalizar a constituição da sociedade para o Governo. 

Ele tem todas as informações dos sócios, da empresa, e também as informações relacionadas às quotas de cada um dos membros da sociedade. 

Após a sua constituição é necessário que se registre em 30 dias em um Cartório caso a empresa seja  uma Sociedade Simples, ou na Junta Comercial para outros tipos de sociedade. 

Emissão de CNPJ

Com o aval do cartório ou da Junta Comercial, o empresário estará apto para emitir o seu CNPJ.

Esse é um número, dado para as empresas formalizadas na Receita Federal, que certifica que a empresa está aberta de fato. Além disso, a partir de sua emissão, é possível obter uma série de vantagens como: 

  • Contribuir para a previdência social;
  • Abrir conta de pessoa jurídica;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Acesso a créditos mais vantajosos. 

A sua emissão pode ser feita de forma online, basta acessar o Portal Redesim.

Definição do regime tributário

Para que uma empresa esteja em dia perante as suas obrigações fiscais e contábeis, é necessário estar em dia com o pagamento de seus tributos. Por isso, a definição do regime tributário é tão importante na hora de começar no empreendedorismo digital.

O regime de tributação de uma empresa define como será feito o recolhimento de seus tributos, quais são os impostos a serem pagos, e também suas alíquotas. 

A escolha do regime de tributação errado, faz com que o empresário tenha que pagar uma série de tributos a mais, o que pode colocar a sua empresa em problemas financeiros. Por isso, uma análise se faz necessária para que essa escolha não traga consequências negativas. 

Os regimes disponíveis são: 

  • Simples Nacional: regime simplificado, onde o pagamento de todos os impostos é feito por meio de uma alíquota única. Voltado para empresas que faturam até R$ 4,8 milhões anuais.
  • Lucro Presumido: obrigatório para empresas que faturam mais que o limite do Simples e menos do que R$ 78 milhões, e também para instituições financeiras. O cálculo de seus tributos é feito a partir do faturamento da empresa, considerado como o  lucro pelo Fisco.
  • Lucro Real: ideal para empresas que faturam mais do que R$ 78 milhões. Sua apuração é feita a partir do lucro líquido do negócio.

Registros e Alvarás

Por fim, para começar de fato no empreendedorismo digital será preciso fazer uma série de registros e autorizações em órgãos governamentais para iniciar suas operações. O que inclui: 

  • Registro no Governo do Estado para emitir notas fiscais;
  • Registro Federais;
  • Emissão de Alvará de funcionamento da prefeitura;
  • Emissão de certificado digital;
  • Dentre outros

Aprenda lendo: Saiba como importar produtos para vender online

Como uma contabilidade pode ajudar o seu empreendedorismo digital?

Ao iniciar no empreendedorismo digital, muitos empresários começam sozinhos. Isso faz com que eles tenham que dividir a sua atenção nas rotinas operacionais da empresa e com os trâmites burocráticos para uma atuação dentro dos limites legais. 

Por essa razão, o suporte de uma contabilidade pode ser fundamental para esses profissionais. O serviço de contábil oferece uma série de soluções que irão desonerar uma série de obrigações administrativas, possibilitando que o seu foco seja voltado todo para o core business do negócio. 

Essa autonomia aumenta as possibilidades que o empresário tem de lucrar, e ter uma gestão empresarial assertiva e com saúde financeira.

Conheça a MF Consultoria Contábil e descubra o empreendedorismo digital!

Agora que você já conhece os principais pontos de atenção para ter uma atuação assertiva no empreendedorismo digital, conte com o suporte da MF Consultoria Contábil para te auxiliar em sua gestão.

Com mais de 20 anos de atuação no mercado, a MF possui um corpo profissional preparado para te auxiliar com todas as demandas administrativas, contábeis e fiscais necessárias para que o seu negócio digital cresça de forma saudável.

Entre em contato e conheça nossas soluções!

Gostou do artigo? Não se esqueça de seguir o nosso blog e nossas redes sociais para mais textos como esse e para saber de tudo que acontece em nossa empresa. 

Leia mais:Funil de vendas: como aplicá-lo no seu e-commerce?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo