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Funil de vendas: como aplicá-lo no seu e-commerce?

Hoje os e-commerces estão cada vez mais comuns. Essa já era uma tendência que já estava em crescente. No entanto, a pandemia e o isolamento social impulsionaram ainda mais a popularização desse tipo de empreendimento. Hoje você irá aprender tudo sobre o funil de vendas no ecommerce.

Para se ter uma ideia, o faturamento dos e-commerces cresceu em 785% apenas nos cinco primeiros meses de 2022, de acordo com estudo da SmartHint. E essa crescente tende apenas a aumentar, pois, relatório da Global Payments Report 2022 já indicam que esse setor irá crescer cerca de 18% por ano até 2025. 

Por essa razão, esse tem sido um setor em que cada vez mais empresários buscam investir. Isso porque ele possibilita um investimento inicial relativamente menor do que empresas que possuem lojas físicas. 

No entanto, se destacar nesse mercado não é tarefa fácil. Não se trata apenas criar a empresa e não fazer a devida divulgação ou divulgar sem estratégia. Para aumentar os clientes do seu e-commerces, é preciso pensar em maneiras de fazer com que eles cheguem e se fidelizem ao seu negócio. 

Uma das estratégias mais utilizadas para isso é a do Funil de Vendas. Mas afinal, no que consiste essa estratégia que pode mudar o patamar do seu negócio? 

Para te ajudar a responder essas e outras dúvidas, preparamos esse artigo sobre funil de vendas e como você pode aplicá-lo em seu e-commerce.

Tenha uma boa leitura!

O que é um e-commerce?

Para entender como o funil de vendas pode ser aplicado especificamente para o e-commerce, é preciso conhecer as particularidades desse tipo de negócio. 

Um e-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, consiste em um negócio, onde todos os processos são virtuais. Ou seja, com exceção da entrega, tudo é feito pela internet.

Vale ressaltar, que isso inclui também a divulgação. Assim, um e-commerce se apoia bastante nas estratégias de marketing digital para alcançar o sucesso. 

Muitas empresas possuem seu próprio e-commerce, sendo responsáveis por todo o processo desde hospedar o site até a distribuição. 

No entanto, existem, os intermediários, que são os chamados marketplaces. Essas são empresas que oferecem a estrutura de site em alguns casos até mesmo de distribuição para os empresários. 

Essa é uma alternativa muito vantajosa para pequenos empresários, que muitas vezes não dispõem dos recursos necessários para manter o seu estoque e um site no ar ao mesmo tempo. Com isso, eles têm acesso a um site para divulgar seus produtos, além de conseguir se ancorar ao peso e credibilidade desses marketplaces. 

Com isso, o e-commerce consegue popularizar o acesso ao empreendedorismo, o que é muito importante em um país onde cerca de 50% de sua população tem o sonho de abrir sua própria empresa. 

No entanto, um grande desafio para esses empreendedores, sobretudo os iniciantes, é como divulgar a sua marca de forma assertiva. Para isso, entender o funil de vendas é necessário para que você consiga o sucesso em suas operações.

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é uma estratégia que busca representar a jornada do cliente até a compra de um produto ou serviço.

Nesse sentido, ele é modo de identificar os passos necessários para que um consumidor identifique o seu produto e seja convertido a comprá-lo. Quanto mais ao fundo do funil ele estiver, mais próximo ele está de finalizar a compra.

Ou seja, essa técnica avalia, acompanha o consumidor desde o momento em que ele se interessa pelo produto. Isso possibilita que você tenha melhor entendimento do processo de vendas da sua empresa, e para que você aprimore o seu processo de vendas. 

Essa estratégia entende que o processo de compra é dividido em diversas partes. Nesse sentido, o cliente passa por elas de modo a indicar o quão próximo ele está de converter, ou seja comprar.

Nesse sentido, o funil de vendas é muito importante para qualquer negócio que deseja melhorar os seus processos de conversão e como consequência melhorar o seu faturamento. 

Qual a importância do funil de vendas no e-commerce?

Em um e-commerce, não existe tanta relação com o próprio público, nesse sentido, é muito importante que o empresário tenha  conhecimento a respeito do seu próprio público. 

Nesse contexto, o funil de vendas no e-commerce se mostra importante pois possibilita que se conheça a jornada de compra do cliente, e define estratégia para as etapas em que o profissional se encontra. 

Dessa forma, as chances de que você perca um consumidor ao longo do tempo, diminuem bastante. 

Além disso, utilizando essa estratégia em sua empresa, é possível que você saiba quais são os momentos-chave no processo de compra do seu público, e consiga se adequar para conseguir convertê-lo no momento chave.

O processo de implementação do funil de vendas é de aprendizado constante, sempre testando e se adequando quando algo não dá certo. Quanto mais o empresário aplica essa mentalidade para os seu negócio maior será o seu número de conversões.

Dessa forma, se você possui um e-commerce voltado para roupas masculinas para quem tem acesso a internet e a diversos conteúdos diferentes, será preciso montar uma estratégia que busque chamar atenção desses consumidores. 

Isso pode ser feito por meio da criação de conteúdo que se adeque com a etapa do funil de vendas que ele se encontra. Mas afinal, quais são as etapas? Continue nesse artigo e descubra. 

Continue a leitura: Emissão de nota fiscal para e-commerce: entenda a importância e como fazer.

Quais são as etapas do funil de vendas?

Como já foi falado anteriormente, o funil de vendas é dividido em diversas etapas que indicam o ponto em que o consumidor está dentro da sua jornada de compra. 

Para definir a melhor estratégia, é preciso conhecer as três etapas do funil. Por isso, confira a seguir: 

Topo de funil

Quando um cliente está no topo do funil de vendas, significa que ele está na fase de descoberta do seu produto ou serviço. 

Nesse caso, é como se essa fosse uma etapa em que o cliente está apenas explorando as opções, pois ainda não tem certeza do que quer. Porém, ele já sabe que ele tem um problema que precisa ser resolvido. 

Nesse caso, seu e-commerce pode trazê-lo para o seu produto a partir de conteúdos estratégicos nas redes sociais ou até mesmo no blog da sua empresa. 

Essa é uma excelente forma de se criar algum tipo de interesse. Isso deve ser feito, no entanto, através de conteúdos de qualidade e possibilitar que ele tenha contato com sua marca. Ao fazer isso, ele pode se tornar um lead (oportunidade de negócio) importante para o negócio.

Meio de funil

Quando se está no meio do funil de vendas o consumidor já conhece um pouco mais do seu problema, e está tentando encontrar alguma maneira de resolvê-lo. 

Nessa etapa, é a hora em que você apresenta o produto do seu e-commerce para ele. Isso porque nessa parte, ele já está considerando as suas opções que podem resolver o seu problema. 

Ao fazer isso, você fará com que ele perceba que os seus produtos podem ser a melhor solução para o problema. Aqui, você deve amadurecer a ideia de compra dos leads para a próxima etapa do funil.

Fundo de funil

Por fim, quando se está no fundo do funil, o seu lead já estará pronto para comprar. Assim, eles já estarão qualificados, ou seja, já reconhecem o valor do seu produto e o que ele tem para oferecer. 

Logo, aqui, você já possui mais conhecimento a respeito do lead, e poderá saber se ele pode ter chances de fechar a sua venda. 

Agora que você já sabe quais são as etapas de um funil de vendas, continue nesse artigo para saber como montar um funil de vendas.

Como montar um funil de vendas?

Montar um funil de vendas é uma estratégia de longo prazo, ou seja, você deverá despender muito tempo e se qualificar para que ela dê certo. 

No entanto, todo esse investimento pode trazer muitos benefícios, por isso, veja a seguir como montar um funil de vendas para o seu e-commerce.

Mapeie a jornada de compras

Ao longo desse texto você já pôde observar, que a jornada de compras é a base para que o funil de vendas dê certo. 

No entanto, para que você saiba como adequar a sua estratégia para o seu público. Para isso é preciso refletir algumas perguntas: 

  • O que o seu cliente leva em consideração para escolher o seu produto?
  • Qual o tempo do início dessa jornada, até o momento de decisão de compra?
  • Qual o seu processo de comparação de produtos?
  • Por que eles podem desistir de uma compra?

Com todos esses dados, você poderá entender os pontos-chave dentro da jornada de compra do seu cliente. 

Um erro muito comum entre empresários, é pensar que a jornada será linear. No entanto, é preciso sempre ter em mente que diversos fatores podem influenciar no momento de tomada de decisão. 

Tenha em mente as estratégias para cada etapa do funil

Com essas perguntas em mente, você saberá quais estratégias usar para os seus consumidores em cada um das etapas do funil de vendas do seu e-commerce. 

Essas estratégias personalizadas aumentam as suas chances de conversão já que estarão alinhadas com aquilo que o seu consumidor precisa. Algumas estratégias utilizadas são:

  • Anúncios;
  • Promoções;
  • Experiência de navegação;
  • Produção de conteúdo.

Mensure seus resultados

Anteriormente foi falado que esse é um processo de aprendizado constante. Nesse sentido, será necessário sempre medir os seus resultados após colocar as estratégias em prática. 

Essas análises são cruciais para aprimorar o seu funil de vendas e facilitar o trabalho do setor comercial da sua empresa. 

Mas afinal, como aplicar o funil de vendas no seu e-commerce? Veja a seguir.

Como aplicar o funil de vendas no seu e-commerce?

Essa estratégia pode parecer complexa, no entanto, com estudo e tempo, você conseguirá aplicá-la em seu e-commerce e ter bons resultados. 

Dentro de e-commerces, o funil de vendas sempre está atrelado ao marketing de atração. Que se baseia na criação de conteúdos dos quais os seus leads tenham algum interesse. O principal objetivo dessa estratégia é fazer com que o público chegue de forma orgânica ao seu comércio. 

Com isso, preparamos três dicas para você aplicar o funil em seu e-commerce.

Forneça conteúdo de qualidade

De nada adianta criar conteúdo, se ele não fizer sentido para o seu negócio. Diversos empresários caem no erro de criar conteúdos que estão em tendência, mas que não estão de acordo com aquilo que o seu público se interessa. 

Ao fazer isso, você estará fazendo um investimento que não terá retorno. Por isso, sempre alinhe os seus conteúdos com os dados obtidos das suas pesquisas com o cliente. 

Faça bons usos dos CTAs

O Call to Action (CTA) ou chamada para ação é muito importante para que a estratégia de marketing do seu negócio dê certo.

Os CTAs são botões, frases ou hiperlinks que indicam para o consumidor o que ele deve fazer. Dessa maneira, é preciso sempre frisar para o usuário, o que ele deve fazer, seja; 

  • Downloads;
  • Comprar;
  • Cadastrar;
  • Ligar;
  • Entrar em contato. 

Com isso, você pode afetar o processo de tomada de decisão do cliente ou ajudar no processo de escolha. 

Utilize uma linguagem adequada

Ao estudar o seu público, será importante conhecer mais a respeito da linguagem utilizada por ele. Por isso, será importante criar conteúdos, que utilizem uma linguagem que ele se identifica.

Uma linguagem adequada chama atenção do seu consumidor, faz com que ele se mantenha por mais tempo no seu site, e tenha mais chances de convertê-lo em seu e-commerce. 

Como você pôde observar, a técnica do funil de vendas permite que o seu negócio consiga mais clientes, e se torne mais competitivo no mercado. 

Para isso, é preciso estratégia em sua gestão e criação. Com isso, o suporte especializado é fundamental, afinal, pode ser complexo lidar com todas as questões que envolvem a administração da empresa, e na estratégia de marketing.

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Leia mais: BPO Financeiro para e-commerce: entenda o papel da terceirização.

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