Compliance Fiscal para Ecommerce: Significado, Benefícios E Importância
O serviço de compliance fiscal para ecommerce é fundamental para a adequação dos processos fiscais de uma empresa, deixando-a em dia com a legislação fiscal vigente
Organização de processos e controle interno: são duas das práticas essenciais para uma empresa ficar sempre em dia com as suas obrigações junto ao Fisco, coisa que, por meio de um excelente compliance fiscal para ecommerce, se torna possível alcançar.
No Brasil reunimos cerca de 70 impostos quando somamos as três esferas, municipal, estadual e federal.
O objetivo desse conceito é, justamente, garantir que a sua empresa esteja sempre em dia com cada um deles.
Fazendo isso, conseguimos reduzir o risco de multas e outras penalizações, que podem impactar com gravidade não só as finanças, mas o funcionamento da sua empresa.
Saiba, agora, como o compliance fiscal para ecommerce acaba por se tornar um aliado importante do seu negócio e quais são as suas principais contribuições para a sua empresa!
Consultoria Financeira Para Pequenas Empresas, Vale A Pena?
O Que É Compliance Fiscal para ecommerce?
Compliance fiscal para ecommerce pode ser entendido como o uso das mais diferentes práticas de adequação de processos fiscais, contábeis e tributários de uma empresa, de forma a garantir que ela funcione de forma adequada às suas obrigações legais.
Como cada setor de atuação empresarial tem suas próprias regras de funcionamento em relação às questões fiscais, contábeis e tributárias, o compliance também está relacionado de forma íntima a essas regras.
Isso se dá porque uma das suas principais funções é garantir que a empresa possa funcionar adequadamente aos procedimentos do seu setor, bem como com a legislação específica relacionada a ele.
Assim, quando uma empresa está em compliance, compreendemos que ela está operando segundo as normas, diretrizes e leis do seu segmento.
Qual o seu significado?
Compliance é uma palavra cuja origem remonta ao verbo “to comply”, que pode ser compreendido como “cumprir com uma norma”.
Assim, compliance está relacionado com todos os processos, procedimentos, ações, técnicas ou mesmo disciplinas utilizadas para que uma empresa possa cumprir com as normas que instituem seu funcionamento correto e de acordo com a lei.
Ou seja, em linhas gerais, quem tem compliance caminha junto à norma e tem procedimentos internos para identificar e corrigir qualquer tipo de desvio que possa ocorrer em fluxos de trabalho, eliminando, assim, o risco de atuar em desconformidade com a lei.
Qual a importância do compliance fiscal para ecommerce?
A importância do compliance fiscal para ecommerce está intimamente ligada à capacidade de uma empresa atuar em conformidade com a lei. Portanto, é importante para que uma organização possa ter diretrizes claras sobre seu funcionamento e utilização de recursos.
Assim, podemos dizer que quando uma empresa tem compliance fiscal para ecommerce, atua conforme o que é determinado não só pelo Fisco, mas pela legislação brasileira, sendo uma empresa organizada e segura.
As empresas que têm um bom compliance, portanto, são aquelas consideradas ambientes seguros para investimentos, recebimentos de incentivos, entre outros benefícios, conforme poderemos ver a seguir.
Benefícios do compliance fiscal para ecommerce:
Conheça, agora, alguns dos benefícios do compliance fiscal para ecommerce e tire as dúvidas que ainda possam restar em relação à sua adoção por sua empresa:
1. Saúde fiscal e jurídica da empresa
O compliance fiscal para ecommerce é responsável direto pelos processos de apuração de impostos e das demais obrigações tributárias de uma empresa, sendo a principal ferramenta da contabilidade.
Assim, evitam-se multas e demais sanções que possam ocorrer contra a empresa por erros na apuração de tributos, mantendo sua saúde fiscal e jurídica.
2. Tratar falhas operacionais antecipadamente
Ter processos e procedimentos de trabalho pode parecer, àqueles mais desavisados, rigor e endurecimento da rotina de trabalho.
No entanto, em empresas com compliance fiscal para ecommerce elevado percebe-se justamente o oposto: disciplina e tranquilidade para trabalhar.
Isso porque os processos desenvolvidos pelo compliance acabam por fazer com que a lógica operacional trabalhe a favor de quem trabalha, possibilitando que erros e falhas possam ser identificados antecipadamente, sem qualquer impacto na saúde da empresa.
3. Manter o planejamento e controle das entregas
Bons processos de trabalho são a garantia e o tônus das rotinas de uma empresa, mantendo suas entregas sempre em dia, incluindo aquelas essenciais para a averiguação do seu controle fiscal.
Assim, as regras do compliance também vão ao encontro de boas rotinas de trabalho, táticas e, sobretudo, organização do dia a dia da empresa.
4. Alinhar expectativas da empresa com colaboradores e parceiros
Esse, talvez, seja o ponto de maior atenção quando se trata dos benefícios do compliance para uma empresa, sobretudo porque temos, como reflexo dele, um ambiente seguro para se trabalhar, estável e focado em melhoria contínua.
Para os parceiros, isso se torna também a garantia de boas práticas de negócios, fazendo com que a empresa se torne mais competitiva em seu mercado.
Os problemas da falta de compliance fiscal para ecommerce
Quando falta compliance em uma empresa, falta também a organização imprescindível para que um negócio possa funcionar de forma adequada às expectativas do seu mercado, dos seus parceiros e até mesmo dos seus colaboradores.
Ou seja: sua empresa passa a ser vista como um ambiente inseguro para que negócios sejam firmados, o que compromete muito mais do que seus rendimentos, mas seu nome ante a sociedade como um todo.
Além disso, multas passam a ser também mais comuns, interferindo gravemente no seu faturamento e ocasionando, muitas vezes, ruptura com a sua gestão, acionistas ou investidores.
Como escolher a melhor assessoria de compliance fiscal para ecommerce?
A MF Assessoria Contábil é parceira de diversas empresas pelo Brasil, focada em levar para suas parceiras os melhores serviços, inovações e procedimentos para elevar o seu compliance, controles internos e, consequentemente, processos e resultados.
Para você poder ter mais segurança junto à sua empresa, fornecemos consultoria e assessoria alinhada aos mais altos padrões de qualidade e eficiência, melhorando, de forma ampla, seus processos internos.
Conclusão
O compliance fiscal para ecommerce é um conceito que está relacionado intimamente aos controles internos de uma empresa e com a sua capacidade de realizar processos de trabalho, minimizando erros e maximizando seus procedimentos de avaliação interna.
Assim, antes mesmo que aconteçam, erros podem ser evitados reajustando o percurso natural da empresa e de suas atividades de registro e de observação da aplicação de metodologias para apuração de impostos, de controle contábil e de procedimentos fiscais.
Portanto, figura como um importante aliado de um negócio, fazendo com que se possa garantir pleno funcionamento, sem aplicação de multas ou outras sanções que possam comprometer a empresa.