Contabilidade de custos para hotéis: por que aplicar no seu negócio

A contabilidade de custos é vital para a saúde financeira de um negócio. Essa metodologia deve estar presente em uma empresa de forma assídua.

Nesse sentido, contar com o suporte de uma contabilidade de custos para hotéis, é ter uma ferramenta valiosíssima para o seu empreendimento.

Você sabe identificar quais os gastos, despesas, custos e receita do seu hotel ou pousada?

Aprenda no decorrer deste artigo! Para isso, continue a leitura e conheça o que é a contabilidade de custos para hotéis e por que aplicá-la no seu negócio.

Saiba ainda como a MF Consultoria Contábil pode te ajudar nessa empreitada!

Leia também: Contabilidade Digital para e-commerce: qual a importância da contabilidade especializada no segmento?

O que é a contabilidade de custos?

Que todo negócio precisa contar com uma contabilidade na hora de identificar e quitar impostos e tributos não é uma novidade, certo?

Mas, a contabilidade de custos é uma espécie de sub-área da contabilidade que analisa todos os custos e despesas de um empreendimento.

Na contabilidade de custos, o gestor precisa estar atento ao funcionamento de todo o negócio. 

Assim, ele precisa verificar quais foram os pagamentos realizados em determinado período, por exemplo, além de saber identificar quais áreas requerem maior gasto ou investimentos financeiros.

Nesse sentido, realizar uma contabilidade de custos para hotéis é compreender de forma precisa o funcionamento de custos de todas as áreas desse negócio.

Saiba a seguir, por que o seu hotel deve optar pela contabilidade de custos.

Por que você deve fazer a contabilidade de custos?

Agora que você compreendeu a definição de contabilidade de custos, descubra o porquê de fazê-la.

A contabilidade de custos é primordial para o controle financeiro de um empreendimento. Isso porque, identificar, analisar e fazer relatórios sobre o uso de recursos para manter as operações de um negócio funcionando é contribuir para o seu crescimento.

Dessa forma, esse tipo de controle assegura ao gestor de um hotel uma visão mais ampla e ao mesmo tempo minuciosa dos processos e operações realizados em seu estabelecimento.

Isso refletirá na gestão eficiente da área financeira e no desenvolvimento do negócio, além de promover uma melhora significativa na oferta de serviços, uma vez que o controle de custos impede altos preços nas cobranças.

Portanto, a contabilidade de custos é vital para a produtividade e, consequentemente, para a rentabilidade de um negócio.

Quais são as vantagens da contabilidade de custos para hotéis?

As vantagens da contabilidade de custos para hotéis são significativas. Isso porque somente a partir de uma medida de verificação de custos é que o empresário consegue ter uma visão holística acerca dos gastos do seu hotel ou pousada.

Veja a seguir quais são as vantagens da implementação da contabilidade de custos para o seu negócio. 

  • Identificar as margens de lucro;
  • Verificar custos que repercutem na precificação da diária;
  • Previsão assertiva de custos a serem desembolsados em determinado período;
  • Controle preciso da quantidade de produtos/serviços a serem adquiridos;
  • Identificar os melhores fornecedores para potencializar a lucratividade;
  • Elaboração de um orçamento anual para o hotel;
  • Avaliação de processos com lucro e perda de recursos financeiros;
  • Estabelecer objetivos financeiros, de acordo com a realidade do negócio;
  • Saber identificar o faturamento mensal e balancear isso com os gastos;
  • Precificar diárias, produtos e serviços pode ser um desafio quando não se tem uma contabilidade de custos organizada e funcionando;
  • Colocar preços de acordo com as demandas do mercado;
  • Economia de tempo;
  • Vantagem competitiva.

Afinal, para que serve uma contabilidade de custos?

Como já vimos, sem a contabilidade de custos fica impossível mensurar os gastos financeiros do seu hotel. E, como consequência da ausência desse método contábil, é possível que surja uma má gestão.

Isso porque o empresário precisa ter o controle das contas em mãos. Um gestor eficiente nunca deixa de saber quanto gasta e como se analisa as despesas da sua pousada ou hotel. 

Dessa forma, para que o empresário tenha mais chances de promover o sucesso do seu empreendimento cabe a contratação de uma contabilidade de custos.

Mas, afinal, para que essa ferramenta serve?

Ter uma contabilidade de custos eficiente é conseguir colocar preços justos e lucrativos em produtos e serviços.

A tarefa de precificação, por exemplo, pode ser árdua para quem não acompanha o fluxo de caixa do hotel e também para o gestor que não está atento à dinamicidade do mercado.

Isso porque ter uma contabilidade de custos eficiente não significa precificar da mesma forma e com o mesmo preço da concorrência. É estar atento ao mercado e não fazer a precificação de maneira onerosa ou baixa demais.

Um fator importante a se destacar sobre esse aspecto é que a contabilidade de custos permite mensurar uma precificação justa e adequada. 

Nesse sentido, na hora de precificar, o gestor inclui gastos com manutenção de produtos e com aprimoramento de serviços, ou seja, não fica no prejuízo.

 Além disso, em função dessa elevação no preço dos serviços, o empresário consegue identificar se é o momento de oferecer um diferencial competitivo para se destacar da concorrência.

Em suma, a contabilidade de custos é uma estratégia eficaz para ser aplicada na gestão hoteleira. Pois, com os números em mãos um gestor consegue acertar ainda mais na administração de um negócio.

Saiba mais: EBITDA: O que é, vantagens, desvantagens e como calcular.

banner outsourcing contábil mf consultoria

Como aplicar a contabilidade de custos no seu hotel?

Como podemos perceber, a contabilidade é um mecanismo de gestão financeira que dá todo o suporte para que o empresário obtenha uma melhor análise da área financeira do seu negócio. 

No ramo de hotéis, por meio desse recurso, o gestor consegue manipular melhor os dados financeiros e, consequentemente, agir de forma assertiva na administração do seu estabelecimento. 

Agora, saiba como aplicar a verificação de custos e potencializar o seu negócio. Vamos lá?

1. Identifique os seus custos diretos

Os custos diretos de um hotel incluem o produto ou a prestação de serviços. Dentre eles, estão: gastos com café da manhã, fronhas, lençóis e cobertores, etc.

Nesse sentido é crucial fazer uma lista que contenha todos os custos diretos do seu ambiente hoteleiro. Afinal, eles vão aparecer sempre e de acordo com o seu porte e a sua real necessidade de oferta de serviços, tais despesas podem variar.

2. Elenque seus custos indiretos

Os custos indiretos também devem ser elencados. Isso porque, apesar de não refletirem de forma direta em um produto ou serviço, são essenciais para que a empresa funcione adequadamente.

São alguns dos principais exemplos de custos indiretos: folha de pagamentos de funcionários, manutenção da área administrativa e da recepção.

3. Considere a realidade do seu negócio

Um gestor hoteleiro precisa identificar em que momento das vendas o negócio está. Em suma, de nada adianta vender se não chegar o dia em que ele consiga pagar os seus custos e ao mesmo tempo ter lucratividade.

Nesse contexto, você precisa saber qual é a precificação ideal de uma hospedagem, tendo em vista que é necessário no mínimo cobrir todos os custos. Caso contrário, é um sinal claro que a administração não vai bem e a sua área financeira pode estar em risco. 

4. Faça diagnósticos periodicamente

Para fazer um diagnóstico eficiente acerca da entrada e saída de recursos financeiros em seu hotel, é necessário utilizar planilhas, softwares ou relatórios financeiros. Além disso, é indispensável contar com a ajuda de alguém que entenda do assunto, ou seja, de um profissional especializado, como um contador.

Isso porque de nada adianta conhecer a importância da verificação de custos e não encontrar formas de tornar os dados e informações visíveis e palpáveis.

Do mesmo modo, é crucial saber como avaliar e diagnosticar periodicamente, isto é, de forma mensal ou trimestral, a situação financeira de um hotel ou pousada. 

5. Faça um planejamento financeiro

Não contar com um planejamento financeiro eficiente é aumentar as chances de erro e perdas monetárias no seu negócio.

Isso porque um hotel, assim como as demais empresas existentes no mercado, precisa se organizar e alinhar os gastos com a real necessidade do negócio.

Não fique para trás e faça já o planejamento financeiro do seu empreendimento! Somente assim será possível manter a saúde e aprimorar o crescimento sustentável do seu hotel.

6. Opte pelo regime tributário adequado

Para projetar o crescimento do seu hotel, identificar o momento ideal para fazer investimentos e realizar a avaliação dos impostos é necessário elaborar um planejamento tributário.

Mas, atenção! Dentro dele você identificará o regime de tributação adequado para o seu hotel. Há três regimes tributários em que um negócio pode se enquadrar: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Estude cada um deles e, por meio de uma série de cálculos envolvendo os gastos do seu hotel, escolha o mais vantajoso. Faça isso observando as condições de cada modelo.

Saiba que nesse processo de escolha é crucial contar com um suporte como o da MF Consultoria Contábil.

7. Busque incentivos fiscais

O processo de gestão de custos também perpassa pelo entendimento dos benefícios fiscais que podem ser alcançados por um hotel, e que são uma vantagem lícita para evitar ou reduzir o pagamento de determinados tributos. 

Portanto, saiba como usar os incentivos fiscais a favor da sua área financeira. Essa medida é indispensável para a redução de custos do seu hotel.

8. Utilize recursos tecnológicos

Não é novidade para ninguém que modernizar os processos tornou-se mais do que uma tendência, mas uma necessidade para o pleno desenvolvimento de um negócio.

Isso porque, os recursos tecnológicos descomplicam não só a vida do gestor do hotel, mas também de todos os processos.

Nesse sentido, a partir desses mecanismos como o acesso e o cruzamento de informações em tempo real, torna-se possível gerir melhor os dados e informações de um hotel. Isso dá uma agilidade maior aos processos.

Além desse benefício, o seu hotel ganha praticidade, segurança e organização. 

7. Conte com uma consultoria contábil especializada

Se você compreendeu a importância da verificação de custos do seu hotel, saiba que a melhor maneira de aplicar esse método é ao contar com uma ajuda especializada.

Empresas atuantes nos mais diversos ramos de atividade já contam com um suporte especializado quando o assunto é contabilidade de custos.

Nesse sentido, ficar para trás na gestão do seu negócio é dar espaço para o erro e para o descomprometimento da área financeira do seu hotel! Afinal, não ter o controle dos seus investimentos, receitas, gastos e despesas é dar passos rumo às perdas financeiras. Então, esteja atento!

Obtenha um suporte especializado na hora de aplicar a identificação de custos diretos e indiretos e o diagnóstico de custos no seu negócio!

Saiba mais sobre como a MF Consultoria Contábil pode te ajudar.

Tenha uma contabilidade de custos eficiente e prática

Dessa maneira, gostaríamos de te apresentar a seguir uma dica de suporte especializado. Percebe-se que aplicar um sistema de contabilidade de custos pode gerar grandes desafios para quem ainda não implementou essa medida valiosíssima.

Mas, como se sabe, para todo problema há uma solução! Nesse cenário, a MF Consultoria Contábil ajuda você, hoteleiro ou empresário desse ramo de atividade a realizar um diagnóstico ágil e eficiente acerca das informações, operações e processos que incluem todos os custos do seu negócio.

Não fique para trás e conheça já os benefícios de contar com a ajuda de quem entende do assunto!

A MF Consultoria Contábil possui anos de experiência na contabilidade de custos e conta com profissionais capacitados para te ajudar a aumentar a rentabilidade do hotel e fazer um bom uso dos seus recursos financeiros!

Mas, afinal, como podemos te ajudar?

A MF é uma consultoria contábil que dá o devido suporte que o seu negócio precisa para criar relatórios que contenham os dados e informações acerca dos seus processos e operações hoteleiras.

Aprimoramos a sua interpretação de dados e, sobretudo, indicamos os melhores caminhos para a realização da sua contabilidade de custos. Além disso, indicamos medidas estratégicas para tomada de decisão em seu negócio.

Conheça os principais benefícios de contar com apoio de nossas soluções: 

  • Serviços de assessoria contábil na área trabalhista e previdenciária;
  • Gerenciamento de impostos e taxas de legalização e regularização de um hotel;
  • Suporte no planejamento tributário, fiscal e trabalhista;
  • Verificação de balanços;
  • Análise de balancetes;
  • Diagnóstico dos demonstrativos de resultados;
  • Terceirização da sua área contábil, fiscal, financeira e tributária;

Ainda tem dúvidas sobre o processo de contabilização de custos? Não sabe como fazer isso, mas já entendeu que não pode deixar para depois?

Conte com a MF Consultoria Contábil! Entre em contato conosco!

Gostou deste artigo? Leia mais conteúdos como esse em nosso blog e acesse as nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.