Contabilidade financeira: o que é, qual o objetivo e como fazer

A contabilidade financeira é uma modalidade de estudo contábil essencial para o planejamento e desenvolvimento de uma empresa

Além de ser um dispositivo essencial para a prestação de contas e transparência de uma empresa, essa modalidade de negócio é fundamental para o planejamento de curto, médio e longo prazo de um negócio.

O que é contabilidade financeira?

A contabilidade financeira visa analisar os fluxos financeiros de uma empresa, sejam eles de entrada, sejam de saída.

Pode parecer simples: basta analisar qual a fonte das entradas e de que forma o dinheiro é aplicado, mas é preciso dar um passo além disso para que os resumos financeiros possam servir como um guia para o futuro de uma empresa.

Por possibilitar que as empresas também possam realizar planejamentos estratégicos, a contabilidade com viés financeiro se destaca da contabilidade tradicional, se tornando também uma ferramenta de gestão.

Com uma análise das finanças de uma empresa utilizando como ferramenta os dispositivos contábeis, é possível perceber também como as diferentes entradas refletem as estratégias adotadas pelo negócio.

Assim, é possível também elaborar um planejamento que contemple diferentes produtos em suas especificidades, contribuindo com uma maior valorização também patrimonial do negócio.

Por fim, a contabilidade financeira busca levar para a empresa informações concretas da organização, seus lucros, seus investimentos e suas saídas.

Além disso, a contabilidade financeira fornece insumos essenciais para a avaliação externa de um negócio.

Os relatórios elaborados por um contador com essa especialidade costumam ser basilares para a avaliação de acionistas e, até mesmo, para processos judiciais.

Qual a diferença entre contabilidade gerencial e financeira?

Qual a diferença entre contabilidade gerencial e financeira?

A contabilidade gerencial tem por objetivo fornecer dados contábeis para um melhor planejamento estratégico de uma empresa.

Enquanto isso, a contabilidade financeira mira no usuário externo de uma empresa, como seus acionistas, por exemplo, e demais investidores que não estão, o tempo todo, alocados na empresa e em seu dia a dia.

Assim, podemos constatar que a contabilidade gerencial está relacionada com o futuro de um negócio, enquanto a contabilidade financeira olha para o passado dele para planejar o seu futuro.

Ambas adotam, no entanto, princípios muito parecidos, com base em normas definidas pelos Conselhos de Contabilidade e, ainda, pela legislação brasileira a fim de produzir documentos legítimos e confiáveis.

Como ambas estratégias contábeis tratam do futuro de uma empresa, é essencial que o profissional que as conduza seja realmente ético, alinhado com valores do negócio e, ainda, um profundo conhecedor de ferramentas contábeis.

Qual a diferença entre contabilidade financeira e contabilidade de custos?

Qual a diferença entre contabilidade financeira e contabilidade de custos?

A contabilidade financeira tem por objetivo analisar o fluxo econômico de uma empresa, seu fluxo de entradas e saídas que, depois, fundamentarão as análises da contabilidade de custos para o funcionamento desse empreendimento.

Todos os dados que fundamentam os processos da contabilidade financeira são fundamentais para que se construa, posteriormente, os relatórios que pautam a contabilidade de custos.

Vale lembrar que a contabilidade financeira propõe a execução de documentos que reflitam de forma sólida quais são os resultados de uma empresa em um determinado período de tempo, seja em suas entradas, seja em suas saídas.

Isso é determinante para o planejamento financeiro de uma empresa e, também, para a demonstração de resultados para acionistas e investidores.

Esses dados, no entanto, não se limitam apenas à apresentação e consolidação de resultados e podem também ser utilizados para a elaboração de relatórios para a chamada contabilidade de custos, que tem por objetivo analisar as saídas da empresa.

No entanto, vale ressaltar que, embora seja uma modalidade válida do ponto de vista analítico, não existe uma área na contabilidade que trate apenas dos custos de operação de uma empresa.

Embora sejam passíveis de serem analisados, medidos e consolidados, não podemos resumir a contabilidade apenas sobre a análise de como se aplica o dinheiro gerado por uma empresa, uma vez que dele derivam também os resultados dela.

Qual é o objetivo da contabilidade financeira?

O objetivo da contabilidade financeira é fazer com que empresas possam cumprir de forma integral com suas responsabilidades legais de forma eficiente.

Além do cumprimento de exigências legais, o papel dessa modalidade de contabilidade é, também, observar os dados financeiros de uma empresa a longo prazo, focando em seu histórico.

Esse recurso permite à empresa ter acesso a uma espécie de “linha do tempo” do seu desenvolvimento, permitindo uma reflexão mais precisa por parte do time de gestão para o que é necessário ser feito e sobre qual a melhor forma de gerir o negócio.

Como fazer um planejamento contábil e financeiro?

Para fazer um planejamento contábil e financeiro algumas perguntas essenciais para uma empresa devem ser respondidas, tal como essas a seguir:

Saiba onde chegar

Antes de dar os primeiros passos, é necessário saber onde a empresa deseja chegar e quais pontos devem ser contemplados para que se possa, de fato, realizar os objetivos propostos.

Portanto, o primeiro passo é criar metas e viabilizar como atingi-las:

Organize a documentação da empresa

Organizar a documentação da empresa é essencial para que se possa contemplar todas as suas áreas de interesse e, assim, reunir os dados para a execução dos seus relatórios financeiros.

Saiba exatamente quais as entradas e saídas da empresa

Outro passo essencial da organização financeira de um negócio é conseguir prever exatamente quais são as suas entradas e saídas, inclusive aquelas que dizem respeito ao regime tributário em que a empresa se enquadra.

Faça um excelente controle financeiro

Para saber exatamente como é o fluxo de entradas e saídas de uma empresa, é essencial que se faça o registro de toda a movimentação financeira dela, de suas entradas e de suas saídas, bem como a época em que se dão.

Monitore os resultados

O monitoramento dos resultados financeiros da empresa é essencial para que o planejamento dela possa ser realizado de forma mais eficiente e, sobretudo, realista.

Contabilidade financeira e gestão de empresas

Contabilidade financeira e gestão de empresas

A contabilidade financeira na gestão de empresas depende não só dos seus movimentos junto aos seus clientes, com as contas que são por ela pagas e com seus recebíveis.

Quando se trata de cuidar do crescimento de uma empresa, é fundamental que a gestão financeira observe os dados cimentados a longo prazo para, então, planejar os seus próximos passos.

Para um melhor planejamento financeiro da sua empresa, conte com a Consultoria Empresarial da MF!

Conclusão

A contabilidade financeira é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento e planejamento de uma empresa a longo prazo.

Ao olhar para os resultados financeiros de um período, é possível compreender de que forma eles impactam de fato na empresa e, assim, saber exatamente onde realizar futuros investimentos.

Além disso, é um dispositivo essencial para que se faça a prestação de contas para acionistas e investidores, também, um relatório de grande peso para a transparência de um negócio.

Deixe um Comentário

Contar com os serviços da MF Consultoria é ter a garantia de que sua empresa terá toda a assistência necessária.

Estamos sempre próximos, realizando reuniões mensais, detectando novos e melhores caminhos, prevenindo problemas e oferecendo soluções adequadas.

Fale com a gente