Funcionário para Ecommerce: saiba quais são os custos de funcionário de um ecommerce
É muito comum se pensar que o custo de manter um funcionário para ecommerce é apenas o seu salário. No entanto, isso não é verdade, e muitos gestores cometem o erro de ignorar os diversos encargos relacionados a isso.
Calcular errado o preço de um funcionário para ecommerce pode acarretar em problemas no planejamento financeiro do empreendimento. Isso pode ter consequências graves, desde a desestabilização das finanças do negócio até mesmo a passivos trabalhistas.
Se você é um dono de ecommerce, sabe que é um grande desafio lidar com a grande quantidade de colaboradores necessários para fazer com que toda a operação flua bem. Por isso, planejamento é fundamental.
Se você quer saber quais são os custos de funcionário de um ecommerce, leia esse texto que preparamos sobre como manter um funcionário para ecommerce.
Tenha uma boa leitura!
O que contribui para o custo de manter um funcionário para ecommerce?
Como foi citado na introdução, é relativamente comum errar nessa conta, pois é fácil achar que o seu custo é exatamente o dobro do seu salário. Porém, eles vão além disso.
De acordo com um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), esses custos são em média 183% maiores que o próprio salário.
Ao contrário do que se pensa, o seu salário é apenas 32% desse número. Ou seja, a maior parte corresponde a tributos e benefícios. Os principais gastos mensais relacionados a um funcionário para ecommerce são:
- 13º salário;
- Vale transporte;
- Férias;
- FGTS;
- Faltas ou atestados;
- Plano de saúde;
- Seguro de vida;
- Horas extras.
Ou seja, é crucial que se planeje bem os gastos relativos ao seu custo para que você garanta uma gestão empresarial de qualidade.
Agora que você já sabe que para manter um funcionário para ecommerce é preciso levar em consideração muito mais do que seu salário, continue nesse artigo para descobrir como os tipos de contratação também afetam o custo do funcionário.
Leia também: Benefícios fiscais para ecommerce: entenda mais sobre o regime monofásico.
Tipos de contratação de um funcionário para ecommerce
Existem muitas maneiras de contratar um funcionário para ecommerce, cada uma delas irá modificar os seus custos. Pois cada uma possui suas especificidades, mais ou menos tributos, tudo isso irá alterar diretamente no valor pago no fim do mês.
Por isso, separamos as principais formas de contratação:
CLT
Essa é a principal forma de contratação no país, sua sigla significa Consolidação das Leis Trabalhistas. Ou seja, a maioria das leis e direitos trabalhistas estão dentro desse regime.
É a mais interessante para quem deseja manter um funcionário para ecommerce fixo. Ela garante diversos benefícios para os funcionários, como 13º salário, FGTS, INSS, além de garantir que o funcionário tenha férias.
Se você possui um funcionário sob esse regime de contratação, saiba que seus gastos são cerca de 65% do salário base. É preciso ter cuidado, pois esse regime passou por algumas mudanças recentes, então é importante estudar para estar em adequação com a Lei.
PJ
Depois da reforma trabalhista instituída pela Lei nº 13.467 de 2017, ficou mais fácil contratar funcionários sob o contrato de Pessoa Jurídica. Se o seu ecommerce necessita de contratar freelancers, talvez essa seja a forma mais indicada.
Isso porque, nesse tipo de contratação não existe vínculo empregatício, além disso, você não precisará descontar os tributos e benefícios do salário de funcionário PJ. Ou seja, ele receberá apenas o valor do seu serviço. Além disso, também é possível encerrar o contrato sem nenhum tipo de justificativa.
Estágio
O estágio é uma forma de dar aos estudantes universitários a oportunidade de ter algum contato com sua área de atuação.
Sua carga horária diária não deve exceder 6 horas, e ele tem direito a salário, férias remuneradas de 30 dias a cada 1 ano de empresa.
No entanto, essas não são as únicas formas de manter um funcionário para ecommerce, também existem:
- Contratação temporária;
- Trabalho parcial;
- Jovem aprendiz;
- Terceirizado;
- Trabalho intermitente;
- Trabalho autônomo.
Para que você escolha o mais interessante para o seu negócio, é muito importante que você leve em consideração, a sua função, a relevância e os objetivos do seu empreendimento.
Vale ressaltar que os cargos mais altos do seu ecommerce é sempre bom sempre manter como CLT, uma vez que isso é uma forma de segurar talentos em seu negócio.
Mas afinal, como calcular os custos de manter um funcionário em seu ecommerce? Continue nesse artigo e descubra.
Como calcular o custo do funcionário para ecommerce?
No momento de abertura da sua empresa, você terá que escolher um regime de tributação.
O regime tributário é o mecanismo da legislação brasileira que estipula quais serão as regras de recolhimento dos impostos da sua empresa. Isso será determinante para definir as alíquotas de cada uma das contribuições relacionadas a manter um funcionário para ecommerce.
Veja a seguir quais serão os valores de contribuição para cada uma dos regimes tributários:
Simples Nacional
Se o seu ecommerce fatura até R$ 4,8 milhões por ano fiscal, talvez essa seja a melhor opção.
Isso porque o seu recolhimento é feito por meio de uma guia única de pagamento a DAS, nela, estão contidos todos os tributos necessários para sua empresa se manter dentro da legalidade.
Quando se trata de manter um funcionário para ecommerce, empresas enquadradas nesse regime possuem alguns benefícios, como a isenção do INSS, seguro-acidente, e o pagamento de tributos para Sebrae, Sesi, Senai ou Incra.
Ou seja, nesse caso para fazer o cálculo do custo do seu funcionário nesse regime, você deverá levar em conta:
- Férias: 11,11%;
- 13º: 8.33%;
- FGTS: 8%;
- Multa de rescisão: 4%
Nesse caso, você gastará cerca de 30% a mais do valor do salário do seu funcionário.
Lucro real e Lucro presumido
Agora se o seu ecommerce faturar mais de R$ 4,8 milhões por ano, o Lucro Real e o Lucro Presumido são boas opções.
No Lucro Presumido, a Receita Federal presume que uma parte do seu faturamento é o seu lucro para calcular as alíquotas a partir disso. Já no Lucro Real, é levado em conta apenas o lucro líquido da sua empresa.
Nesse caso, empresas que optam por esse tipo de tributação também pagam os mesmos impostos de quem se enquadra no Simples Nacional, mas devem pagar algumas taxas a mais, como:
- INSS: 20%;
- Seguro acidente de trabalho: 3%;
- Salário-educação: 2,5%;
- Sesi/Sebrae/Senai/Incra: 3,3%.
Nesse caso, o custo tal para manter um funcionário para ecommerce será de 68% de sua remuneração. Como você pôde observar, é preciso estar muito atento à tributação do seu ecommerce.
No entanto, é importante frisar que não é necessário fazer tudo isso sozinho. C
Com o suporte de uma contabilidade todo esse processo é facilitado, por isso, confira a seguir sobre a importância de uma contabilidade para ecommerce e como ela ajuda no controle dos custos relacionados ao seus funcionários.
Importância da contabilidade para ecommerce
Gerenciar um ecommerce não é fácil, afinal, além das questões relacionadas a manter um bom ambiente e reter talentos, também é necessário lidar com uma série de questões administrativas.
Controle do fluxo de caixa, controle do estoque, manter o equilíbrio operacional, e muitas outras questões relacionadas ao cotidiano da empresa. Dessa maneira, ter ao seu lado uma contabilidade especializada em ecommerce pode ser de grande valia para o seu negócio.
Ela fará com que o seu empreendimento alcance o equilíbrio entre as questões operacionais, administrativas e também a pontos relacionados ao departamento pessoal.
Além disso, o profissional contábil terá um profundo conhecimento tanto do financeiro, como das questões operacionais do seu negócio, o que irá possibilitar que ela seja uma grande aliada no momento de tomada de decisões que farão o seu negócio crescer.
Isso se dá através de todos os instrumentos gerenciais que esse serviço oferece, seja elaborando indicadores de desempenho, ou fazendo relatórios gerenciais. Além de, claro, proporcionar a gestão de custos do seu negócio.
As principais ferramentas contábeis que afetam diretamente o seu ecommerce, são:
Contabilidade Gerencial
A contabilidade gerencial é uma estratégia que busca implementar diversas técnicas contábeis com o foco em oferecer dados para serem utilizados de forma estratégica pelo gestor.
Dessa maneira, você terá todas as informações ao seu dispor para tomar decisões difíceis para o seu negócio. Além de fazer todo o levantamento financeiro, essa metodologia contábil, também toda a interpretação e análise desses dados.
Assim, sua gestão empresarial ficará muito mais assertiva!
A contabilidade gerencial, diferentemente da tradicional, busca focar também na rotina cotidiana do seu negócio, melhorando não apenas os seus processos financeiros, mas também os operacionais.
Além disso, ela também auxilia no controle financeiro do seu empreendimento. Isso será crucial no momento de planejar e calcular os custos de manter um funcionário para ecommerce em sua organização.
Mas não apenas isso, também pode ajudar no controle do estoque e busca pelos melhores preços dos fornecedores, o que é crucial para o funcionamento desse tipo de estabelecimento.
Outro benefícios incluem:
- Redução de riscos;
- Melhora na produtividade;
- Precificação;
- Gestão financeira mais assertiva;
- Redução de desperdícios;
- Gestão do fluxo de caixa.
Planejamento tributário
Já citamos um pouco sobre os regimes tributários anteriormente, porém, vale falar da solução contábil de planejamento tributário.
O planejamento do pagamento dos seus tributos é muito importante para manter a sua empresa em dia com todas as suas obrigações fiscais e para estar legalizado perante a lei.
Essa estratégia também é conhecida como elisão fiscal, e consiste em elaborar estratégias que diminuam os diversos impostos que recaem sobre o seu ecommerce.
No entanto, é muito importante frisar, a elisão fiscal, é muito diferente de evasão fiscal. A evasão é crime e possui punições graves para quem o comete. A elisão faz com que você pague menos impostos, porém, tudo dentre os conformes da lei.
Nesse caso, o contador irá analisar as suas finanças, para definir o melhor regime tributário para o seu estabelecimento. Ele também trabalha com a elaboração de um calendário de pagamento de tributos que irá fazer com que você pague tudo no momento certo.
Porém, talvez o ponto mais vantajoso desse serviço seja a busca por enquadrar o seu negócio em políticas de incentivo e isenção fiscal.
Ou seja, o planejamento tributário é muito vantajoso e economiza custos que você pode utilizar para manter o seu funcionário, por exemplo. Outras vantagens também são:
- Redução na carga de tributos;
- Organização das finanças;
- Aumenta sua margem de lucro;
- Possibilita que a sua empresa recupere créditos tributários.
Gestão de Departamento pessoal
Toda a gestão que está relacionada a manter um funcionário para ecommerce e gerir os seus custos faz parte do serviço de Departamento pessoal. Dessa maneira, terceirizar esse serviço através de uma contabilidade tira das suas costas muitas responsabilidades.
O departamento pessoal cuida de todas as demandas relacionadas a gestão dos seus colaboradores, dando mais organização e assertividade para esse setor. Esse é o campo da contabilidade que fica responsável ela:
- Admissão dos seus funcionários;
- Apuração da folha de ponto;
- Cuida dos benefícios;
- Elabora a folha de pagamento;
- Faz todo o processo demissional.
Esse setor é fundamental para o funcionamento da empresa, afinal, nenhuma organização funciona sem os seus colaboradores. Assim, é interessante ter essa intermediação entre os interesses da empresa e de quem trabalha com ela.
Como você pôde observar, manter um funcionário pode ser bem mais caro e complexo do que o imaginado. No entanto, é fundamental investir esse dinheiro, para garantir os direitos do funcionário, bem como o seu bem estar para que ele se mantenha produtivo e sua empresa prospere.
Por essa razão, ter ao seu lado o suporte de profissionais especializados que ajudem em todo esse processo é fundamental para garantir isso.
Conte com suporte da MF Contábil!
Agora que já sabe tudo sobre os gastos para manter um funcionário no seu ecommerce, pode estar buscando uma contabilidade de confiança para ajudar nesse processo, por isso, conheça a MF Consultoria Contábil!
Fundada em 1999, a MF conta com diversos especialistas nos diversos setores da sua empresa, como administradores, contadores, advogados e gestores de RH.
Dessa maneira, conseguiremos proporcionar um atendimento altamente especializado e personalizado para aquilo que o seu negócio precisa. Essa pluralidade de áreas, permite que ofereçamos soluções muito amplas e que ajudarão o seu negócio a crescer.
Entre em contato e converse com nossos especialistas! Gostou do conteúdo? Não se esqueça de acessar o nosso blog para ler mais conteúdos como esse, e também siga nossas redes sociais.
Leia mais: Como precificar produtos: entenda como fazer a correta precificação em seu ecommerce.