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Como fazer planejamento estratégico em ecommerce

Se você é um empresário de qualquer ramo, o planejamento estratégico em ecommerce é fundamental para que seu negócio cresça de forma saudável. 

Sem o planejamento necessário, sua empresa pode até crescer durante um tempo. Mas depois, chegará um período em que devido a falta dele e de infraestrutura, provavelmente a estagnação e o declínio poderão chegar. Essa é uma máxima válida para empresários de qualquer ramo de atuação. 

Naturalmente, se você é de ecommerce, isso também vale para você. O setor de ecommerce é um dos que mais cresce no país.

Apesar de promissor, esse é um mercado que exige bastante cuidado por parte do gestor. Afinal, esse tipo de empreendimento possui algumas particularidades que o diferenciam de outros negócios. 

Por isso, ter um planejamento estratégico em ecommerce irá te fazer trabalhar de forma mais segura e assertiva para se destacar nesse mercado. 

Mas afinal, você sabe como fazer um planejamento estratégico em ecommerce e os seus benefícios para o seu negócio? Para sanar essas e outras dúvidas leia esse artigo de forma atenta. 

Tenha uma boa leitura!

O que é ecommerce? 

E-commerce, abreviação de comércio eletrônico, refere-se à compra e venda de produtos e serviços pela internet. É um modelo de negócios que permite que empresas e consumidores realizem transações comerciais online, sem a necessidade de interação física. O comércio eletrônico envolve a utilização de websites, aplicativos móveis e outras plataformas online para exibir produtos, processar pagamentos, gerenciar estoques e fornecer suporte ao cliente.

Existem diferentes tipos de e-commerce, incluindo:

  1. B2C (Business-to-Consumer): Nesse modelo, as empresas vendem diretamente para consumidores individuais. Por exemplo, quando você faz compras em sites de varejo online como Amazon, Walmart ou eBay, está participando de um B2C.
  2. B2B (Business-to-Business): Nesse caso, empresas vendem produtos ou serviços para outras empresas. Isso é comum em transações comerciais entre fabricantes, distribuidores e revendedores.
  3. C2C (Consumer-to-Consumer): Aqui, os consumidores vendem produtos ou serviços diretamente a outros consumidores. Um exemplo famoso disso é o site eBay, onde indivíduos podem listar itens usados para venda a outros indivíduos.
  4. C2B (Consumer-to-Business): Este modelo é menos comum, onde os consumidores oferecem produtos ou serviços a empresas. Um exemplo disso seria um influenciador digital que vende publicidade a empresas em seu blog ou nas mídias sociais.
  5. B2G (Business-to-Government): Nesse caso, as empresas fornecem produtos ou serviços diretamente para órgãos governamentais

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico seria a elaboração de um plano de ação que irá guiar a empresa para o seu desenvolvimento. Ou seja, 

Ele pode ser entendido como um mapa para o sucesso. Nele, estarão todas as informações necessárias para que uma empresa se coloque bem no mercado e saiba o melhor caminho a ser seguido. Isso vai desde a análise de concorrência, até a criação de metas e indicadores financeiros

O planejamento estratégico em ecommerce traz uma grande vantagem competitiva para quem o executa de forma correta. Afinal, você estará muito mais preparado para eventuais imprevistos.

Além disso, vale ressaltar que devido ao fator do risco e imprevisibilidade que as ecommerce impõem, um planejamento estratégico é extremamente necessário, mas muito mais desafiador. 

Como você pôde observar, o planejamento estratégico é de extrema importância para ecommerce e qualquer outra empresa que deseja ter um desenvolvimento sólido no mercado. Por isso, confira a seguir mais sobre a importância do planejamento estratégico em ecommerce

Conheça mais: Contabilidade Digital para E-commerce: qual a importância da contabilidade Especializada no segmento?

A importância do planejamento estratégico para ecommerce

Ao longo desse texto você já observou que o planejamento estratégico em ecommerce é importante devido às suas características incomum a qualquer outro tipo de empreendimento. 

Mas exatamente de que forma é que ele se faz importante para os empreendimentos, veja a seguir algumas maneiras. 

Ajuda na elaboração de planos de ação

Essa é uma vantagem muito forte do planejamento estratégico em ecommerce. Isso porque, o plano de ação será responsável por colocar no papel tudo o que você precisa para alcançar os resultados desejados. 

Talvez o ponto principal disso seja a criação de prazos para que cada ação seja executada. 

Definição de metas 

Para saber onde se quer chegar, é preciso ter uma visão muito específica. Dessa maneira, a definição de metas ajuda a se ter essa visão. 

A definição de metas, vendo de um ponto estritamente prático ajuda a se ter uma referência de onde quer chegar, e aliado com o plano de ação, você saberá onde e como chegar. 

Otimização de recursos

Muitas vezes ecommerce operam com uma margem de capital muito curta intencionalmente. Isso nem sempre é bom, mas quando planejado, pode ser bem mais fácil de lidar. 

O planejamento estratégico em ecommerce ajuda com isso. Ele ajuda na identificação de pontos em que se é possível reduzir os custos, sem perder em qualidade. Dessa maneira, você conseguirá operar com uma margem apertada, mas com algum respiro. 

Identificação de pontos fortes e fracos

Para o planejamento estratégico ser realizado, precisará ser feito uma análise de todos os pontos fortes e fracos da empresa e também de seus concorrentes. 

Dessa maneira, você saberá como a sua ideia está em relação a de seus concorrentes e poderá solidificar pontos fortes e trabalhar os seus pontos fracos. 

Agora que você já sabe o que é, e já viu com detalhes a importância do planejamento estratégico em ecommerce, pode estar se perguntando: como executá-lo? Continue nesse artigo e descubra como se planejar estrategicamente para levar sua empresa para o sucesso. 

Como fazer um planejamento estratégico em ecommerce?

Colocar o planejamento estratégico em ecommerce é um processo demorado e que deve ser feito de forma cuidadosa. Por isso, vale ressaltar a importância de uma empresa especializada ao seu lado. 

Vale ressaltar que de maneira geral, existem dois modelos de ecommerce e saber disso será imprescindível no momento de montar o seu. 

  • Modelo Lean ecommerce: o ecommerce enxuto é uma empresa que coloca o seu produto ou solução no mercado de forma rápida, sem muito desenvolvimento. Com o produto lançado, ele vai sendo construído e melhorado a partir dos feedbacks dos usuários;
  • Modelo Get Big Fast: é um modelo mais agressivo, onde a empresa busca trabalhar em prejuízo financeiro em detrimento da adesão e fidelização de clientes, posicionamento de mercado, e se proteger da concorrência. Depois de muito tempo operando no vermelho e com um bom nome no mercado, o ecommerce se preocupa em lucrar. 

Isso será fundamental para garantir a precisão dos dados e do planejamento como um todo. Para te ajudar, preparamos a seguir alguns pontos importantes para você começar um planejamento estratégico em ecommerce sólidas.

  1. Análise SWOT

O primeiro passo para isso, é fazer uma análise SWOT, que é a sigla para (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats). Ou seja, essa análise irá buscar saber as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao seu negócio. 

Assim, você terá um panorama geral de onde a sua ideia está. Isso permitirá tomar ações e decisões para se colocar na melhor posição possível para alcançar o seu objetivo. 

  1. Defina sua missão

Qual a missão do ecommerce? Essa é a pergunta que você deverá se fazer nesse passo do planejamento estratégico. 

Ao responder essa pergunta, você saberá o propósito do seu empreendimento. Isso será muito importante para definir o posicionamento da sua marca. Esse é um passo importante, uma vez que cerca de 83% dos brasileiros preferem utilizar produtos ou serviços de marcas que estão de acordo com seus valores pessoais.

  1. Defina sua visão

Como você enxerga a sua empresa daqui a 5 anos? Essa é uma das perguntas norteadoras neste momento do planejamento. 

Isso irá ajudar no próximo passo, uma vez que as perguntas feitas neste ponto, irão te auxiliar a ter uma visão mais precisa de onde você quer chegar. E já alinhar com o que você estudou na sua análise SWOT, por exemplo. 

  1. Estabelecimento de metas

Como já foi falado diversas vezes ao longo desse texto, metas e objetivos são o que levam você pelo caminho do sucesso. 

Mas você sabe a diferença entre seus objetivos e metas? Os objetivos normalmente são mais gerais e estão alinhados com onde a empresa quer chegar como um todo. 

Com isso, em mente, você irá quebrar o seu objetivo em pequenos pedaços, que seriam as metas. Ou seja, são os pequenos passos que devem ser seguidos para que você consiga chegar no objetivo que colocou para si. Por essa razão, muitas vezes metas tem data limite. 

  1. Faça um plano orçamentário

Com tudo isso posto no papel, você já terá todas as ferramentas necessárias para criar um orçamento. Uma vez que já saberá os seus objetivos, o que fazer para chegar lá, e as consequências, os custos para tal.

Aqui, você irá colocar quanto você precisa de investimento, como conseguir, quanto irá gastar, quanto irá investir.

Assim, você poderá até trabalhar com o orçamento apertado como a maioria dos ecommerces trabalham, mas dificilmente lidará com surpresas desagradáveis. 

  1. Crie indicadores de desempenho

De nada adianta planejar tudo, ter suas metas e objetivos em mente, junto de seu orçamento sem alguma forma de mensurar o seu sucesso.

Por esse motivo, o último passo de um planejamento estratégico em ecommerce deve ser justamente a elaboração de indicadores-chave de desempenho ou KIPs. 

Toda empresa deve criar uma forma de mensurar o seu sucesso, e esses indicadores fornecem estratégias para que você consiga saber se a sua empresa está no caminho certo.

Isso é fundamental para perceber quando o seu ecommerce está indo para o local errado, permitindo que você consiga fazer os ajustes necessários para recolocá-la nos trilhos. 

Como você pôde observar, o planejamento estratégico em ecommerce pode ser colocado como o ponto fundamental para o crescimento do seu negócio. 

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Nesse sentido, vale ressaltar a importância de uma empresa especializada em todo esse processo. Isso porque, a abertura de uma empresa não é fácil, logo, você não deverá pensar apenas na criação do seu produto. Processos como abertura de CNPJ, alvarás, autorizações, além do próprio planejamento estarão em sua cabeça;

Com isso, ter auxílio de quem possui expertise nesse campo faz com que você tenha algumas preocupações a menos, além de ter alguém com muita experiência no assunto para lhe auxiliar.

Como a MF Consultoria Contábil pode te ajudar em seu planejamento estratégico

Com o suporte de uma empresa contábil, você terá um suporte que vai muito além do financeiro que o nome contabilidade indica.

Ter ao seu lado uma empresa especializada no seu ramo de atuação será determinante para o sucesso do seu planejamento estratégico.

No entanto, o ponto mais importante do suporte profissional é o conhecimento do setor em que você atua. Como já foi falado, os ecommerces atuam sempre com a corda no pescoço, e muita pressão. 

Esse é um ambiente que nem todo o contador consegue atuar. Contratando uma empresa voltada para ecommerce você irá garantir que terá profissionais que saberão lidar com a pressão que o seu setor necessita.

Por isso, conheça a MF Consultoria Contábil!

Se você deseja fazer um planejamento estratégico em ecommerce de qualidade com toda a assertividade que você necessita, somos especialistas no assunto. 

Possuímos mais de 20 anos de experiência no ramo, com especialidade especificamente em ecommerce e negócios digitais. 

Temos como missão criar uma parceria de sucesso de forma a te ajudar com o planejamento estratégico no momento de abertura da sua empresa e também em todo a sua gestão com serviços de: 

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Leia também: Contabilidade para Supermercados em São Paulo: como a MF gestão do seu negócio.

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