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Planejamento Estratégico para Comércio Online

Empresários de todos os ramos sabem da importância que um bom planejamento estratégico para comércio online tem para um negócio. 

Empreender envolve riscos, no entanto, com um plano bem estruturado é possível se antecipar e estar minimamente preparado para eventuais imprevistos. Além disso, sem ele, sua empresa pode crescer até um determinado ponto.

Porém, eventualmente irá chegar um tato em que sua falta poderá fazer com que a sua empresa estagne ou até mesmo entre em declínio. Por esse motivo, é de crucial importância que empresários e gestores tenham ao seu dispor ferramentas que possibilitem essa organização. 

Uma das principais maneiras de se fazer isso, é por meio de um planejamento estratégico para comércio online. Essa ferramenta permite que você trabalhe de forma assertiva e segura de modo a se destacar no mercado. 

Normalmente, a sua elaboração é feita antes da abertura do empreendimento. No entanto, empresas de em diversos estágios podem tirar proveito dessa sua implementação. E uma excelente oportunidade de fazer isso é ao fim do ano. 

Nesse período, as empresas estão fazendo análises do seu ano, e se preparando para o que está por vir. Portanto, essa é uma ótima oportunidade para colocar isso em prática.

Para te ajudar com isso, preparamos esse guia para fazer um planejamento estratégico para comércio online, por isso, leia-o com atenção.

Tenha uma boa leitura!

O que é planejamento estratégico para comércio online? 

Antes de aprender a fazer um planejamento estratégico para comércio online é necessário entender esse conceito. 

O planejamento estratégico é um dos pontos mais importantes para o negócio, ele é um plano de ação que estrutura tudo que a empresa precisa fazer para alcançar o seu desenvolvimento pleno. 

Assim, ele pode ser visto como um mapa que ajuda a empresa a alcançar o seu sucesso. Nesse caso, esse documento funciona para que a empresa consiga reconhecer a situação em que se encontra para projetar os próximos meses ou anos. Essa visão a longo prazo que essa estratégia traz é fundamental para um negócio. 

Se elaborado e executado de forma correta ele se mostra como uma grande vantagem competitiva para o negócio. Isso porque ele apresenta algumas características importantes, como:

  • Exigir um esforço organizacional contínuo;
  • Permitir uma leitura compartilhada do ambiente;
  • Transformar uma estratégia em ações concretas;
  • Fazer a integração entre as camadas da organização;
  • Conduz a uma visão futura do mercado;

Como você pôde observar o planejamento estratégico para comércio online, poderá ser o ponto-chave para que o seu negócio consiga alcançar o sucesso no próximo ano. Mas afinal, qual a sua importância, veja a seguir.

Continue a leitura: Capital Social: entenda o que é e como definir.

Qual a importância do planejamento estratégico para comércio online?

A partir da leitura deste texto, já é possível inferir que o planejamento estratégico para comércio online, é ideal para começar o seu próprio. No entanto, ainda é possível ter dúvidas de que forma e em quais aspectos ele colabora com a empresa. 

Por essa razão, veja a seguir com mais detalhes:

Elaboração de planos de ação

É uma prática relativamente comum, muitos empresários colocarem ideias direto da sua cabeça para a prática. No entanto, isso não é o ideal, levando a possíveis gastos desnecessários com ideias que não darão certo na prática.

O planejamento estratégico permite que se tenha a organização necessária para saber se uma ideia será viável de ser colocada em prática, e consiga alcançar os resultados necessários.

Definição de metas

Para que você consiga ter os resultados esperados, é preciso desenvolver uma série de metas muito específicas. No entanto, ter essa visão estratégica nem sempre é simples. 

Ao elaborar um planejamento, você consegue ter essa visão mais ampla e estratégica.

Otimização de recursos

Ao fazer o planejamento estratégico para comércio online você também terá de preparar o seu financeiro para o próximo ano. Para isso, será necessário um estudo aprofundado de como andam as finanças.

A partir disso, será possível observar pontos em que há gastos desnecessários e que podem ser otimizados para que a empresa consiga ter mais austeridade financeira e fazendo com que sobre mais capital para investir em outros lugares.

Identificação de pontos fortes e fracos

Deseja saber quais são os pontos fortes e onde a sua empresa precisa melhorar? Com a implantação de um planejamento você tem um panorama maior sobre esses aspectos. 

Isso se dá, sobretudo, pelo fato de que muitas vezes ele é elaborado por pessoas que não integram a sua empresa. 

Essa visão externa e imparcial permite que você consiga potencializar os pontos fortes do seu negócio e melhorar ou eliminar processos que não agregam a sua organização.

Como você pôde observar, esse é um serviço que agrega muito valor a sua firma, de modo a permitir que você alcance seus objetivos e até mesmo consiga ter sucesso em outros segmentos do seu mercado. 

Por isso, veja a seguir como fazer o seu planejamento estratégico para comércio online.

Como fazer um planejamento estratégico para comércio online?

Para fazer um planejamento estratégico para comércio online, é necessário muito estudo e conhecimento do seu negócio e do mercado de atuação da empresa. 

Por isso, vale ressaltar que para a sua elaboração, contar com uma empresa de contabilidade pode fazer toda a diferença. Afinal, um escritório contábil especializado dispõe de todas as ferramentas e expertises necessárias para realizar um planejamento assertivo. 

Veja a seguir um guia de como realizar um planejamento estratégico para comércio online:

Diagnóstico da empresa

Um dos primeiros passos a serem tomados na hora de fazer o planejamento estratégico da sua empresa, é realizar um diagnóstico. 

Assim, você terá uma visão completa e ampla do empreendimento. Isso possibilita avaliar como você está em relação a suas finanças, desempenho, processos, satisfação dos clientes, posicionamento de marca entre outros.

Um dos métodos mais utilizado para isso, é a análise SWOT, que em inglês, é uma sigla para (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats). Em outras palavras, você saberá as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças a sua empresa.

Confira um pouco mais sobre cada um desses aspectos:

  • Strengths: permite que você avalie os pontos em que você possui vantagem em relação os seus concorrentes;
  • Weaknesses: aqui, é necessário analisar os pontos fracos da empresa, ou seja, como insatisfação dos clientes, por exemplo;
  • Opportunities: avaliação de eventos, ações ou tendências que podem aumentar o faturamento da empresa;
  • Threats: são os pontos de ameaça ao seu negócio, que muitas vezes você não tem controle sobre. 

Com essa análise realizada, a sua empresa consegue definir quais ações tomar para se posicionar melhor no mercado. 

Defina uma missão

Aqui, é necessário se fazer algumas perguntas para que você consiga pensar como a sua empresa estará daqui a 5 anos. 

Definir uma missão é muito importante pois cerca de 83% dos brasileiros preferem utilizar produtos ou serviços que estejam alinhados com os seus valores pessoais.

Estabelecimento de metas

Ao longo desse artigo, você já viu algumas vezes sobre a importância de se ter metas e objetivos claros. Nesse sentido, nesse ponto do seu planejamento estratégico para comércio online, é necessário fazer uma análise de onde se quer chegar. 

Um erro comum entre empresários é confundir objetivos com metas. Apesar de parecidos, eles possuem alguns pontos de diferença. 

Os objetivos da empresa são mais amplos e indicam onde a empresa deseja chegar no futuro. Após definir os seus objetivos, será necessário pensar o que se deve fazer para chegar lá, e fragmentar em pequenos passos, que no caso são as metas. 

Nesse sentido, o estabelecimento de metas indica como você chegará no seu objetivo. Devido a esse teor mais prático, as metas costumam ter data limite para serem cumpridas.

Tenha um plano orçamentário

Para de fato colocar tudo o que foi pensado estrategicamente em prática, é necessário ter capital. Com isso, outro passo para que você consiga montar esse planejamento, é a elaboração de um planejamento orçamentário

Ele nada mais é do que um plano onde é feito a projeção de todas as entradas e saídas de capital futuras de um negócio. Assim, ele irá prever quais serão os gastos, e o quanto é esperado de entrada na empresa, evitando imprevistos e dores de cabeça decorrentes disso. 

Desse modo, ele torna a saúde financeira da empresa mais sólida e organizada. Além disso, se necessário ele também indica o quanto você precisará de investimento ou arrecadação para novos projetos.

Elaboração de indicadores de desempenho

Com todo o planejamento estratégico para comércio online pronto, é preciso criar formas de medir o sucesso da empresa. Nesse sentido, a elaboração de indicadores-chave de desempenho, também conhecidos como KIPs, é fundamental.

Os KIPs são valores que quantificam o sucesso da sua empresa em diversos setores. É necessário que gestores dominem e implementem alguns deles pois, eles permitem que se tenha um conhecimento mais aprofundado dos seus seus processos. 

Além disso, é necessário que você saiba que existem algumas categorias de indicadores chave, como: 

  • Indicadores de produtividade: que irão analisar como está o rendimento dos processos dentro da empresa;
  • Indicadores de qualidade: eles analisam como o serviço ou produto está sendo entregue, e junto aos indicadores de produtividade dão uma visão ampliada de como andam o seu operacional;
  • Indicadores de capacidade: buscam analisar a competitividade da empresa, ou seja, como ela consegue responder ao processo por meio da relação de saídas em um determinado período do tempo;
  • Indicadores estratégicos: dão informações relacionadas a como se encontra a empresa de maneira geral. Ou seja, mostra como a empresa está em relação ao que foi planejado.

Alguns exemplos de indicadores que permitem que você entenda o desempenho da sua empresa, veja a seguir:

  • Indicadores de Lucratividade;
  • Retorno Sobre Investimento (ROI);
  • Ticket Médio;
  • Conversão em Vendas;
  • Faturamento por pessoa;
  • Produtividade;
  • Taxa de turnover.

Agora que você já sabe como fazer um planejamento estratégico comércio online, veja a seguir como uma contabilidade ajuda a sua empresa a alcançar seus objetivos. 

https://mfconsultoriacontabil.com.br/fale-conosco-mf-consultoria-contabil/

Como uma contabilidade ajuda o seu negócio? 

Como você pôde observar ao longo deste artigo, o planejamento estratégico para comércio online, será fundamental para que você consiga alcançar os seus objetivos no próximo ano. 

Nesse sentido, o suporte de uma empresa de contabilidade será fundamental para realizar um planejamento estratégico de qualidade e melhorar os seus resultados.

No entanto, não acaba por aí,  além de oferecer o suporte para o planejamento da sua empresa. Esse serviço também irá fazer com que você tenha auxílio em diversos aspectos da gestão financeira da sua empresa. 

Veja a seguir como uma contabilidade ajuda o seu negócio:

Abertura de empresas

Uma contabilidade de confiança não te ajudará apenas a fazer o planejamento estratégico para comércio online, para que sua empresa já inicie suas operações com assertividade.

Um escritório contábil também oferece o auxílio na hora de abrir a sua empresa. Isso é fundamental, visto que o processo de abertura de empresa pode ser demorado e burocrático.

Com isso, você irá desonerar diversas obrigações de si, o que permite que se foque na sua atividade-fim. Alguns serviços que esse tipo de empresa presta são: 

  • Elaboração de um contrato social;
  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão de CNPJ;
  • Registros nos órgão governamentais. 

BPO Financeiro

Além disso, também é possível terceirizar toda a sua gestão financeira por meio do serviço de BPO Financeiro. 

O BPO consiste na terceirização de processos empresariais, nesse caso, o das finanças da empresa. Assim, ao contratar esse serviço, você terá toda a sua gestão e controle financeiro feitos por profissionais experientes. 

Por se tratar de um serviço terceirizado, não será necessário fazer mudanças estruturais na empresa para acomodar novos funcionários, visto que pode ser feito de forma remota. Isso é especialmente vantajoso para pequenas e médias empresas que não dispõem dos recursos para montar um setor inteiramente dedicado para isso. 

No entanto, para ter todos esses benefícios, é necessário ter o contato de uma empresa contábil de confiança. 

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