Planejamento orçamentário para Ecommerce: Aprenda tudo sobre!
Para que um empresário consiga gerenciar bem a sua empresa, é necessário que ele conheça e entenda bem alguns conceitos e ideias importantes para que se consiga realizar uma gestão eficiente. Hoje você irá aprender neste artigo, tudo sobre planejamento orçamentário para Ecommerce!
Dentre elas, o conhecimento a respeito de conceitos de finanças é fundamental. Isso porque, a saúde financeira da empresa é fundamental para garantir que a empresa cresça de forma sustentável e sem a geração de gargalos.
Para isso, o planejamento em diversas frentes empresariais é fundamental para garantir que a empresa esteja preparada para diferentes situações que podem ocorrer no decorrer da sua gestão.
Uma ferramenta muito importante nesse sentido é o planejamento orçamentário para ecommerce, com ele o empresário tem um panorama do uso de seus recursos, que facilita o processo de tomada de decisão, e evita que se tenha problemas nesse aspecto.
Sabendo disso, nossos profissionais prepararam esse artigo para que você conheça tudo sobre o planejamento orçamentário para ecommerce e, com isso, potencializar o seu negócio.
Tenha uma boa leitura!
O que é o planejamento orçamentário para ecommerce?
O planejamento orçamentário para ecommerce, é uma ferramenta de gestão que busca fazer uma projeção de como estarão as finanças do negócio durante determinado período, que na maioria das empresas é de 1 ano.
Esse documento realiza um levantamento de dados, como receitas, despesas, custos e investimentos. Todas essas informações são baseadas em dados bem embasados, estudos, análises, simulações e também uma análise de momentos financeiros passados da sua empresa.
Uma analogia, que é feita nesse aspecto, é de que o planejamento orçamentário para ecommerce funciona de modo parecido com o com planejamento estratégico, só que inteiramente voltado para números.
A partir dele, a empresa tem uma percepção técnica e precisa de quais ações e estratégias deve tomar para alcançar seus objetivos financeiros e fazer com que a empresa cresça.
Esse planejamento deve ser voltado para as necessidades de cada empresa. No entanto, existem alguns fatores a serem analisados que são essenciais para qualquer negócio. São eles:
- Orçamento mensal: para que se tenha o controle de entradas e saídas dentro do período;
- Orçamento anual: que projeta como estarão os recursos da empresa no decorrer de 12 meses;
- Fluxo de caixa: ferramenta crucial para que se tenha um controle financeiro apurado. Ele é responsável pela organização financeira de modo a garantir que se tenha sempre capital de giro.
Ainda, essa é uma ferramenta extremamente versátil que se adapta às diferentes necessidades das empresas. Veja a seguir os diferentes tipos de planejamento orçamentário para ecommerce.
Continue a leitura: Tributação de Infoprodutos: conheça os principais e como se adequar.
Quais são os tipos de planejamento orçamentário para ecommerce?
Quando se fala de planejamento orçamentário para ecommerce, é preciso citar que existem diversos tipos de planos desse tipo.
Veja a seguir os principais e as suas funções.
Planejamento estático
Como seu próprio nome já indica, o planejamento orçamentário para ecommerce estático é aquele que não muda após a sua definição.
Nesse contexto, não existe a possibilidade de alteração nos valores após eles serem apresentados. Ele é ideal para empresas que tem apenas um único foco de ação no mercado.
Dessa forma, com ele, é possível entender de forma precisa e eficiente onde existem falhas e gargalos para a boa tomada de decisões.
Planejamento flexível
O planejamento orçamentário para ecommerce flexível busca se ajustar em uma medição unitária. Nesse caso, é permitido que ele seja alterado a depender do contexto.
Caso você deseje ter um controle maior de seus custos de produção e também de fabricação, ele é ideal para essas funções.
Planejamento contínuo
Para empresas que precisam cobrir um período maior em seu planejamento, mas mesmo assim não deseja dispensar uma análise mais próxima e com a realização de mudanças quando necessário.
Esse é um modelo de planejamento orçamentário para ecommerce em existem revisões mensais, trimestrais ou até mesmo semestrais. Dessa forma, é possível fazer todos os ajustes necessários durante o decorrer do ano.
Ele é voltado para empresas que necessitam de orçamentos ágeis e dinâmicos, com a realização constante de novos ajustes.
Planejamento ajustado
O Planejamento orçamentário para ecommerce ajustado é ideal para empresas que desejam estudar quais estratégias aplicadas trazem lucro e quais delas trazem despesas.
Isso faz com que esse tipo de planejamento seja também flexível, permitindo mudanças sempre que identificado gargalos nos processos.
Planejamento matricial
O planejamento matricial se baseia no cruzamento de dados importantes para o seu negócio, dessa forma, compilando assim, uma série de dados que dizem respeito a receitas, despesas, custos e investimentos.
Ainda, também subdivide todos esses dados em departamentos. Assim, existirá um planejamento para cada um dos setores da sua empresa, como: comunicação, logística, e salários, por exemplo.
Planejamento base zero
A grande maioria dos planejamento orçamentários nas empresas, são feitos baseados em um histórico.
Dessa forma, o planejamento de base zero, desconsidera os tudo isso, a principal razão para tal, é evitar erros que podem ser cometidos pelo fato a partir da elaboração de um planejamento baseado em dados antigos, que não refletem mais a realidade da empresa.
Dessa forma, esse planejamento orçamentário para ecommerce pode fazer com que você aprimore os seus planos.
Quais os seus benefícios?
Como você pôde observar, é preciso escolher o planejamento ideal para o seu ramo de atuação.
No entanto, de maneira geral, a sua utilização agrega uma série de benefícios importantes para o seu negócio. Confira a seguir os principais:
Organização financeira
O principal benefício da utilização dessa ferramenta, naturalmente, será a organização financeira, elencando todos os gastos, despesas e investimentos do negócio.
O financeiro organizado, evita que seus esforços sejam desperdiçados, uma vez que, nada adianta ter um operacional eficiente se os problemas financeiros atrapalharem o bom funcionamento da empresa.
Recursos otimizados
O planejamento financeiro também possibilita que a utilização dos seus recursos seja otimizada.
Essa estratégia oferece um panorama de suas finanças, e com isso, a identificação de pontos de melhoria e realocação de recursos é facilitado.
Gestão financeira facilitada
Ainda, o planejamento orçamentário para ecommerce possibilita que você tenha todos os cálculos precisos e detalhados em todas as áreas do seu negócio.
Com isso, a gestão financeira do seu negócio fica mais simples e com menos possibilidade de erros que podem trazer dores de cabeça futuras.
Como realizar um planejamento orçamentário para ecommerce?
Nesse ponto do artigo, você pode estar se perguntando: como fazer um planejamento orçamentário para ecommerce? Pensando nisso, separamos alguns aspectos importantes para a realização de um plano assertivo.
Conheça a sua empresa
Para definir um planejamento que faça sentido e potencialize os seus resultados, um planejamento de qualidade é fundamental.
Assim, é preciso considerar aspectos, como:
- O porte do negócio;
- Qual o faturamento mensal e anual;
- Número de funcionários;
- Orçamentos passados;
- Posicionamento de mercado.
Entender as particularidades do seu negócio, faz com que seja possível fazer um orçamento mais detalhado e preciso.
Alinhe a realidade e as suas expectativas
Um ponto muito importante a ser entendido na realização de um planejamento orçamentário para ecommerce, é que ele precisa estar alinhado à realidade da sua empresa.
Por essa razão, é preciso que você conheça a realidade da sua empresa. Um método interessante ser utilizado nesse momento é a elaboração de três perguntas:
- Onde a sua empresa está?
- Onde o seu negócio deseja estar?
- Quais os passos necessários para que a sua empresa chegue onde almeja?
Responder essas perguntas faz com que o empresário tenha informações para que ele consiga estruturar o seu planejamento, sob diversos aspectos diferentes, como:
- Definir um plano de metas para o período desejado;
- Seja elaborado uma projeção de vendas;
- Tenha em mente quais são os custos de produção ou prestação de serviços;
- Saiba quais são as suas despesas de pessoal;
- Conheça as suas despesas operacionais;
- Tenha também um planejamento de investimentos.
Essas perguntas fazem com que você conheça de forma detalhada, sendo possível de ser realizado, de modo alinhado com o que você tem em caixa e com os seus objetivos.
Utilize ferramentas de coleta e análise de dados
Com exceção do planejamento orçamentário para ecommerce de base zero, todos os outros são ancorados em uma série de dados precisos sobre o desempenho econômico da empresa.
Por essa razão, a coleta e análise desses dados é fundamental para que você tenha um bom planejamento. Para isso o conhecimento de três relatórios é determinante nesse processo:
- DRE Projetado;
- Projeção de Fluxo de Caixa;
- Projeção de Balanço Patrimonial.
Simule cenários
Como você já aprendeu neste artigo, um planejamento orçamentário para ecommerce precisa ser realista com a realidade financeira do negócio.
Dessa maneira, para estar preparado em relação a possíveis imprevistos, é necessário antecipar os cenários. Isso faz com que na hipótese de algo negativo acontecer a sua empresa, você terá um plano de como agir em determinadas situações.
Tenha especialista aos seus lados
O planejamento orçamentário para ecommerce é uma ferramenta que exige técnica. Dessa forma, para potencializar os seus resultados, será importante ter ao seu lado profissionais especializados que te ajudarão em todas as etapas de sua implementação.
Além disso, esse profissional tem o conhecimento necessário para analisar todos os dados do seu negócio e aplicá-lo nas projeções necessárias para o seu negócio.
Assim, o profissional fará com que o seu plano seja feito com a consistência necessária para tal.
Acompanhe os resultados
Para garantir que todas as etapas da elaboração de um planejamento orçamentário para ecommerce estão com os resultados esperados, é crucial que você acompanhe os seus resultados.
É fundamental que você tenha a seu dispor uma série de métricas que serão importantes para você acompanhar os seus resultados. Esse acompanhamento próximo faz com que o empresário esteja sempre em dia com as projeções, fazendo com que as mudanças necessárias sejam feitas em tempo hábil.
Como uma contabilidade ajuda o seu negócio?
Como você pôde observar ao longo deste artigo, o plano orçamentário exige que se tenha o suporte profissional tanto na sua elaboração, quanto no seu acompanhamento.
Portanto, o suporte de uma contabilidade é fundamental para garantir que se tenha bons resultados. No entanto, esse serviço também é beneficial em outras frentes do seu negócio.
Isso porque durante muito tempo a contabilidade era vista apenas como um serviço auxiliar no cumprimento de obrigações burocráticas. Entretanto, cada vez mais ela dispõe de ferramentas que ajudam na gestão da empresa, tornando-se peça chave para a tomada de decisões bem embasadas e que levam o negócio ao sucesso.
Dois instrumentos contábeis importantes que podem potencializar o seu planejamento orçamentário para ecommerce são: controle de custos e o planejamento tributário.
Gestão de custos
Ao longo deste texto, foi possível observar que entender quais são os seus custos é fundamental para um plano orçamentário de sucesso.
Por essa razão, a gestão de custos é fundamental para diminuir as despesas diversas dentro do seu negócio, a partir da análise de uma série de rotinas financeiras da empresa.
O controle de custos é uma das melhores maneiras de diminuir as suas despesas sem que se perca a qualidade de produção ou prestação de serviços.
Planejamento tributário
As despesas relacionadas à tributação têm um peso grande no orçamento da empresa. Por isso, uma das estratégias em que é utilizada pela contabilidade é o planejamento tributário.
O planejamento tributário, também é conhecido como elisão fiscal, e tem como principal objetivo o controle e a programação estratégica do pagamento de tributos do negócio, bem como a diminuição da carga tributária.
Essa estratégia faz com que a sua empresa pague menos impostos utilizando dos próprios mecanismos da legislação para tal. A economia gerada confere mais lucratividade para seu negócio.
No entanto, para que essas estratégias funcionem, uma contabilidade de confiança é fundamental.
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