Planejamento Tributário para Ecommerce
Muitas vezes os gestores de uma companhia traçam metas e objetivos de forma abrangente, ao invés de específica, resultando em esforços mal direcionados e perda de tempo. Além disso, podem existir erros contábeis, financeiros e/ou tributários passando despercebidos que de fato atrapalham no planejamento tributário para ecommerce.
No artigo de hoje vamos abordar como evitar e se precaver contra tais erros, permitindo que o core business seja trabalhado com mais precisão.
A gestão de uma empresa deve ser pensada (e praticada) de um ponto de vista holístico, ou seja, que aborda todas as áreas da organização, a fim de obter um entendimento completo de todos os processos.
Dentro desse contexto, as funções de um gestor passam a ser muito maiores. É requerível, por exemplo, análises quanto ao fluxo de caixa, impostos pagos, acompanhamento de indicadores financeiros, entre uma série de outras atividades, sendo a maioria delas analítica e interpretativa, o que também requer uma certa experiência do profissional.
Outro fator que ajuda a identificar as qualidades de um gestor é o seu senso de verificar os principais problemas da empresa e a efetividade do plano elaborado para solucioná-las.
Tudo isso são requisitos para alcançar as metas e os objetivos instituídos. E como estes dependem inteiramente de análises contábeis, financeiras e tributárias, vamos às dicas para evitar problemas nessas áreas.
Planejamento tributário para Ecommerce: Identificando, Corrigindo e Prevenindo
As falhas mais recorrentes em Contabilidade estão relacionadas à folha de pagamento, tributação e outros processos comuns, porém, nos quais uma desatenção é prejudicial.
Além disso, a parte financeira, muitas vezes, não é explorada como deveria: geralmente, as análises não possuem profundidade necessária para gerar insights que de fato melhorem a evolução da companhia diante do mercado. Um estudo mais aprofundado pode ser o que falta para você atingir novos e melhores resultados!
Para incrementar e assegurar o compliance, existem algumas alternativas bem interessantes:
– Para novos conceitos de gestão, como um todo, o Sebrae e a Endeavor são referência em solo nacional, oferecendo diversos cursos e workshops que abordam muito bem a temática como um todo.
– O Outsourcing tem se mostrado ainda mais eficiente, agregando não só em qualidade, mas também em redução de custos, visto que um profissional com vivência de mercado é destinado a elaborar relatórios, análises e cuidar da parte contábil, garantindo o Compliance da sua empresa.
Essa modalidade tem feito cada vez mais parte do mindset de gestores e empresários de PMEs, que é capaz de corrigir e prevenir diversas falhas nos setores administrativos. Quer saber mais sobre o tema? Temos um artigo específico sobre como o Outsourcing Contábil pode ser a solução para um novo mindset em sua empresa.