O que faz a Contabilidade Societária e qual seu objetivo? [Guia]

A contabilidade societária avalia a saúde de uma empresa através de dados reais, possibilitando um melhor processo decisório e um diagnóstico mais robusto da realidade do negócio.

Dentre tantas possibilidades de acompanhamento de um negócio, a contabilidade societária é uma forma de analisar, com base em dados reais, a saúde financeira de uma empresa, o que pode ser um fator determinante para uma série de decisões que podem ter como finalidade a melhora substancial da empresa.

Saiba mais sobre o que é e quais são os principais benefícios encontrados nessa modalidade de contabilidade!

O que é contabilidade societária?

A contabilidade societária consiste na reunião de diversas medidas voltadas ao controle fiscal, financeiro e tributário de uma empresa. Esse processo tem por finalidade oferecer uma análise mais robusta sobre o desempenho do negócio.

Nessa modalidade de contabilidade, destacam-se outras necessidades de uma empresa, que vão além da mensuração correta dos impostos que devem ser pagos, e abrangem também aspectos legais de uma sociedade e de uma empresa.

A contabilidade societária se tornou legal quando a Lei 11.638, de 2007, foi aprovada. Seu objetivo é dar os parâmetros dessa modalidade de contabilidade, substituindo também a Lei 6.404 de 1976, que fundamentava os aspectos das Sociedades por Ações.

Uma vez aprovada, a Lei 11.638 tornou a legislação brasileira referente a esse processo mais alinhado a modelos internacionais de contabilidade.

Qual é a principal característica desse modelo contábil?

Através dela é possível fazer com que as empresas tenham uma visão mais realista tanto da sua situação financeira quanto da sua situação econômica, sobretudo em razão dos processos que devem resultar no Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício.

Esses documentos permitem que toda a equipe gestora da empresa possa formular uma estratégia baseada em resultados reais, fazendo com que os resultados se tornem uma ferramenta para aprimorar o trabalho da gestão empresarial.

E como é aplicada na gestão empresarial?

Como tem por finalidade controlar e analisar o patrimônio de uma empresa, bem como as suas relações e variações é de grande valor para todas as empresas que acabam por aplicá-la às suas realidades.

Uma vez que se estabeleça, de fato, qual a realidade empresarial, é possível mitigar as falhas processuais, o que garante maior precisão dos resultados e análise dos registros da empresa.

Portanto, uma das maiores atribuições deste processo é demonstrar de uma forma simples e confiável qual é a situação financeira e econômica de uma empresa.

Como a contabilidade societária pode ajudar a sua empresa?

Como a contabilidade societária pode ajudar a sua empresa?

Este processo pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, para além de observar também as questões tributárias inerentes de qualquer tipo de negócio.

Outros benefícios também podem ser percebidos, tais como:

  • Uma visão mais realista da situação econômica, financeira e patrimonial de uma organização, que pode ser utilizada em processos judiciais, em tomadas de decisão, em divisão de lucros, entre outros;
  • Fornece insumos para um melhor processo decisório;
  • Melhora a prática tributária, diminuindo também os impostos que devem ser pagos pelas pessoas físicas sócias do negócio;
  • Contribui e facilita o processo de obtenção de crédito para a organização;
  • Em um processo de recuperação judicial que a empresa pode enfrentar, ela se torna essencial;
  • É essencial para a perícia contábil ajuizada;
  • Contribui com a defesa da empresa em processos trabalhistas;
  • Atua, por fim, como uma ferramenta indispensável para a proteção da empresa.

Por que você deve contratar esse serviço?

A contratação de um serviço deste tipo oferece mais do que o controle de pagamento de tributos.

Através destes serviços constroem-se relatórios que determinam o estado real de uma empresa em seus diversos aspectos.

Esse serviço acaba por fornecer insumos essenciais para um melhor planejamento a curto, médio e longo prazo, além de fornecer insumos essenciais para o aprimoramento do processo decisório de uma organização.

Além disso, os relatórios gerados por este processo servem também como um suporte jurídico para a empresa em momentos de disputas judiciais, protegendo seus interesses.

Como funciona a contabilidade societária?

Como funciona a contabilidade societária?

Podemos compreender seu funcionamento e sua atuação através dos seguintes aspectos:

Combinação de negócios

Se dá quando um adquirente detém o controle de um ou mais negócios. Isso ocorre com a aquisição das ações necessárias para se ter o controle da organização.

Há ainda a possibilidade de uma cisão, situação em que ocorre a transferência de parte do patrimônio de uma empresa a um terceiro.

Fusão

Ocorre a partir da absorção de uma sociedade por outra, que passa a deter tanto as obrigações quanto os direitos da primeira.

Dessa forma, o patrimônio da primeira sociedade também passa a compor o patrimônio da sociedade que a absorveu, tendo-os incluídos em seus futuros balanços.

Alienação de controle

Ocorre quando há a transferência de ações de uma parte que detém o controle acionário de uma organização para outra parte, através da alienação.

Aquisição de controle

Se dá quando um comprador adquire, de uma só vez, as ações de um grupo de investidores que não tinham o controle acionário.

Quanto custa um serviço de contabilidade societária?

Os custos deste serviço são variáveis e não há como precisar se são caros ou baratos, pois dependem de fatores que só podem ser constatados a partir de uma avaliação preliminar de um consultor ou de um grupo consultor.

Estes processos podem ser realizados por um contador contratado pela organização, por um contador externo ou, ainda, por uma empresa de consultoria ou de contabilidade.

É importante frisar que cada serviço tem um determinado valor estipulado e que o profissional – ou a consultoria contábil – pode acordar também determinado valor por hora do serviço.

Assim, é essencial que se pesquise no mercado as melhores opções, empresas e valores antes de contratar o serviço.

Quais empresas são obrigadas a aplicar a contabilidade societária?

Em alguns casos, que veremos a seguir, a adoção deste processo passa a ser obrigatória em alguns casos específicos, tais como:

  • Uma organização se transforma em uma empresa de responsabilidade limitada;
  • De modo a proteger o patrimônio de um sócio – pessoa física -, comprovando a separação do capital da empresa de seu próprio capital;
  • Quando é necessário que uma empresa pague seus impostos sobre seu lucro real e líquido;
  • Sempre que houver a distribuição de lucro com isenção de impostos para os sócios da empresa.

Qual a diferença entre contabilidade societária e fiscal?

Veja, a seguir, quais são as principais diferenças entre estes dois tipos de contabilidade:

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA CONTABILIDADE FISCAL
Cálculo tributário X
Folha de pagamento X
Registro de fluxo de caixa X
Análise da saúde financeira da empresa X
Possibilita decisões embasadas em dados reais da empresa X
Protege a empresa judicialmente X

Conclusão

A contabilidade societária tem como resultado fundamental uma análise robusta e fundamentada em dados reais de uma empresa e de sua saúde financeira.

Assim sendo, os relatórios gerados por este processo podem fornecer insumos importantes para uma empresa que enfrenta processos judiciais, uma vez que refletem com clareza a situação real de uma empresa.

Podemos compreender a contabilidade societária, sobretudo, como uma forma de resguardar os interesses de um negócio, bem como de protegê-lo, diferenciando-se, assim, da análise contábil tradicional.

Saiba mais sobre o nosso serviço de contabilidade societária

Deixe um Comentário

Contar com os serviços da MF Consultoria é ter a garantia de que sua empresa terá toda a assistência necessária.

Estamos sempre próximos, realizando reuniões mensais, detectando novos e melhores caminhos, prevenindo problemas e oferecendo soluções adequadas.

Fale com a gente

POSSO AJUDAR?