Terceirização Contábil: tudo o que precisa saber antes de contratar

terceirização contábil

A terceirização contábil é uma das melhores maneiras de garantir que a sua empresa tenha todos os recursos necessários para uma melhor gestão contábil

Com profissionais mais capacitados, a terceirização ou o outsourcing contábil contribui com uma maior eficiência da sua empresa.

Veja, agora, o que considerar no momento de fazer esse tipo de contratação e quais são as suas principais vantagens em relação à internalização dessas demandas.

Terceirização Contábil: o que é?

A terceirização contábil é uma forma de uma empresa ter consigo os melhores e mais capacitados profissionais do mercado, sem que, com isso, tenha de tê-los entre seus colaboradores diretos.

Assim, se tem todos os recursos necessários para uma boa administração empresarial, tornando a sua empresa mais enxuta, mas nunca menos funcional.

Por meio da terceirização contábil conseguimos manter todos os fluxos de atividades relacionadas à contabilidade, de forma bastante orgânica e funcional, com profissionais gabaritados no mercado.

Como funciona a terceirização contábil?

Na prática, a contratação de um contador ou de uma consultoria contábil funciona da mesma maneira que seria ter um contador em seu time de colaboradores, sem ele estar diretamente ligado à sua empresa, no entanto.

O primeiro passo é sempre alinhar quais serão as atividades que a empresa contratada deverá fornecer à contratante, bem como a melhor forma de executá-las.

Assim, será possível acompanhar o desenvolvimento da empresa, criar e gerenciar folha de pagamento, apurar seus impostos, gerar guias de pagamento e mantê-la sempre em dia com as suas obrigações.

Quando terceirizar a contabilidade da sua empresa?

A terceirização da contabilidade de uma empresa pode acontecer por diversas razões, como, por exemplo, a carência de profissionais capacitados em sua cidade ou mesmo a insuficiência financeira de uma empresa para contratar um profissional enquanto CLT.

Assim, a medida de terceirização contábil aparece como uma das soluções para esse tipo de fator complicador, visto que há a obrigatoriedade de ter documentos contábeis devidamente expedidos por um profissional dessa área.

Outro ponto é que as empresas podem crescer mais e mais rápido do que aquilo que fora previsto em seu planejamento, necessitando, muitas vezes, da complementação das suas atividades.

terceirização contábil

4 pontos que devem ser analisados em uma terceirização contábil

Dentre os principais pontos que podemos destacar no momento de fazer a terceirização contábil , vemos que o planejamento é o primeiro e o mais essencial deles.

Isso se dá, sobretudo, porque é uma mudança bastante grande para uma empresa, sobretudo se ela já conta com um profissional da contabilidade em suas fileiras.

Assim, vamos analisar também outros pontos que devem ser destacados nesse momento:

1. Complexidade do negócio

Cada negócio tem um certo grau de complexidade e isso deve ser considerado no momento de buscar por uma empresa que preste serviços contábeis, sobretudo porque é a partir disso que os serviços serão cotados e estimados.

Assim, é fundamental expor desde o começo da busca quais são as necessidades reais em relação aos serviços esperados pela empresa, de forma que seja mais simples encontrar quem os realize da forma esperada.

2. Tamanho da empresa

O porte da empresa também entra em jogo quando o assunto é a terceirização contábil porque, quanto maior for o negócio, maiores serão as suas obrigações fiscais.

Dessa forma, é importante levar dados reais e bem fundamentados para o momento de negociar com o contador externo ou mesmo com a empresa que prestará esse tipo de serviço para o seu negócio.

3. Confidencialidade das informações

Ter um termo de confidencialidade é outro aspecto essencial da terceirização contábil, sobretudo porque as informações de posse do contador vão muito além daquelas relacionadas à sua empresa e ao seu faturamento.

Dados de clientes, de fornecedores, bancários e financeiros também estarão com o contador. Portanto, é fundamental, ético e responsável com toda a sua cadeia de relações manter um acordo que assegure a confidencialidade em qualquer circunstância.

4. Principais desafios

Dentre os principais desafios de encontrar uma boa empresa para ser parceira do seu negócio e fazer o seu gerenciamento contábil destaca-se a necessidade de ter bons e experientes profissionais na sua equipe de trabalho.

Portanto, investigue cautelosamente quais são os profissionais que ali trabalham e, ainda, as referências da empresa que será a sua parceira na terceirização contábil.

Principais vantagens da terceirização contábil

Dentre as principais vantagens de se fazer a terceirização dos serviços de contabilidade de uma empresa podemos destacar:

Custo-benefício

Geralmente o valor do contrato de terceirização contábil é mais baixo do que manter um ou mais profissionais em sua folha de pagamento.

Além disso, eliminam-se custos em relação às licenças de saúde, maternidade, paternidade, etc., melhorando a gestão das suas equipes de trabalho.

Produtividade

A produtividade da empresa terceirizada sempre estará diretamente associada ao seu contrato, que deve ser cumprido cuidadosamente.

Assim, não é necessário buscar por profissionais no mercado que possam realizar as tarefas no tempo adequado – o que requer, muitas vezes, mais de um profissional no seu time, que pode se dedicar às suas próprias atividades com maior comprometimento.

Redução de riscos

Outro aspecto essencial a ser analisado é a redução dos riscos relacionados a essa contratação.

Ao fazermos um contrato de prestação de serviços de terceirização contábil partimos do pressuposto de que todas as atividades serão relacionadas com esmero, o que também estará assegurado por um contrato.

terceirização contábil

Como encontrar a melhor empresa de terceirização contábil?

Antes de fazer a terceirização contábil do seu negócio, é fundamental que você tenha em mente:

  • A reputação da empresa no mercado;
  • As suas principais áreas de atuação;
  • O mercado com o qual está habituada a trabalhar;
  • Tempo de mercado;
  • Valores praticados.

A MF Outsourcing Contábil contribui com a organização da sua empresa e aumenta a sua eficiência. Conheça agora os nossos serviços!

Conclusão

Contar com a terceirização contábil da sua empresa é uma das formas de garantir que serviços sejam executados por pessoal sempre especializado e exatamente de acordo com o que foi contratado.

Dessa forma, você pode ter uma equipe de trabalho mais enxuta, com profissionais mais focados em suas atividades internas e, assim, uma empresa mais funcional.

Deixe um Comentário

Contar com os serviços da MF Consultoria é ter a garantia de que sua empresa terá toda a assistência necessária.

Estamos sempre próximos, realizando reuniões mensais, detectando novos e melhores caminhos, prevenindo problemas e oferecendo soluções adequadas.

Fale com a gente

POSSO AJUDAR?