atendimento@mfco.com.br
contabilidade-digital-startup-sao-paulo

Contabilidade digital para startups em São Paulo: conheça a MF Consultoria Contábil

Uma pesquisa da Herbalife Nutrition, em parceria com a OnePoll, mostrou que cerca de 77% dos brasileiros têm o sonho de abrir o seu próprio negócio. Conheça a contabilidade digital para startups em São Paulo.

No entanto, isso não é tarefa fácil, pois estamos falando de um mercado bastante competitivo. Nesse sentido, para se destacar no mercado e alcançar o sucesso é sempre bom ter ideias bastante inovadoras. 

Quando se fala em um mercado que sempre recompensa boas ideias inovadoras, esse é o mercado de Startups. Apenas em 2021, foram cerca de US 9,8 bilhões (ou 55,6 bilhões) captados por esse modelo de empreendimento. 

Inclusive, esse é um ramo do mercado que é especialmente aquecido em São Paulo, isso porque 17 das 25 startups que mais chamam atenção por suas ideias inovadoras, estão na capital, Paulista

Se você é um empreendedor do ramo de startups saiba que provavelmente irá precisar de uma boa gestão para alcançar o caminho do sucesso. Para isso, uma empresa de consultoria contábil pode ser a sua grande aliada nessa estrada. 

Para que você entenda a importância de uma Contabilidade Digital para Startups em São Paulo, e conheça a MF Consultoria Contábil, preparamos esse artigo. Por isso, leia com atenção. 

Tenha uma boa leitura!

O que é uma startup?

Antes de entender o que são os benefícios de uma Contabilidade Digital para Startups em São Paulo, antes é preciso saber o que consiste uma startup

Não existe uma tradução literal para esse termo. No entanto, seria algo parecido com “ato de começar algo”, o que combina muito com a forma com que elas atuam no mercado. 

O principal objetivo de uma startup é ser um modelo de empresa que apresenta modelo de negócio que permita que ela cresça agressivamente.  Elas fazem isso oferecendo produtos ou serviços inovadores, solucionando as dores dos clientes, ou inovando algum produto já existente.

É relativamente comum achar que startups apresentam apenas soluções voltadas para a tecnologia. Apesar de ser bastante utilizada, nem sempre as coisas se dão assim.

Além de agressivo, esse tipo de empreendimento também tem como característica, ser repetível, escalável, sustentável e operar sempre em um cenário econômico instável, pois quase sempre necessitam de investimentos externos. Veja a seguir um pouco mais sobre essas características:

Repetível e escalável 

Para que o modelo de negócio de uma startup dê certo, é preciso que ele seja repetível. Ou seja, seu produto ou serviço precisa ser passível de ser entregue em uma escala muito grande. 

Assim, quando falamos em ser escalável, estamos falando de um empreendimento que irá crescer rapidamente, sem que necessariamente haja aumento de custos em seus processos. 

Cenários de incertezas

A base de uma startup é ser diferente. Logo, cada empresa deste tipo deverá traçar o seu próprio caminho. É difícil de traçar algum tipo de padrão com em outras áreas do empreendedorismo. 

Logo, o caminho a ser traçado será envolto de muitas incertezas, o que é normal no mundo dos negócios, mas nesse ramo isso é mais acentuado. 

Por isso, a empresa é comum que empresas passem por alguns momentos de aperto, até que o seu modelo de negócio inovador fique bem definido, ganhe autoridade e consiga começar a lucrar de fato. 

De maneira geral, existem três tipos de modelos de negócio para empresas desse tipo:

  • B2B (Business to Business): modelo de venda que oferece soluções para outra empresa;
  • B2C (Business to Consumer): nesse modelo, a startup busca resolver a dor do consumidor final;
  • B2B2C (Business to Business to Consumer): nesse caso, é a oferta de serviços para negócios, mas sem desconsiderar o consumidor final. 

Agora que você sabe, mais a respeito das startups, veja a seguir o que é uma contabilidade digital para startups em São Paulo.

O que é uma contabilidade digital para Startups?

Uma contabilidade digital para startups em São Paulo, nada mais é do que uma empresa que presta serviços contábeis, mas que para facilitar o seu acesso, utiliza sistemas que facilitam os processos dos clientes. 

Nesse sentido, a contabilidade digital é um serviço que facilita bastante todo o processo de gestão contábil entre a empresa e o contador, que normalmente é muito burocrático, envolvendo o preenchimento de muitos formulários e documentos. 

As startups apresentam um modelo muito agressivo de negócio, logo, a rotina do empresário é muito intensa. Com uma contabilidade digital, você terá algumas responsabilidades a menos para lidar, que ficarão ao cargo de profissionais com muita experiência no campo.

Se as startups possuem soluções que mudam o mercado. Saiba que dentro do ramo de contabilidade também existem inovações, sobretudo no que diz respeito aos serviços prestados. 

O que se tem visto nos últimos anos tem sido uma grande transformação dentro do ramo contábil. Deixando de ser apenas mais um prestador de serviços financeiros e fiscais, para ser uma verdadeira aliada na gestão de empresas. 

Outro ponto importante é que você poderá acompanhar todos os seus documentos contábeis, por meio de aplicativos e em tempo real. Alguns outros benefícios de uma contabilidade digital para startups incluem: 

  • Melhora na produtividade;
  • Otimização do tempo;
  • Redução de custos;
  • Organização dos documentos;
  • Processos mais seguros;
  • Menos possibilidade de erros;
  • Eficácia no atendimento. 

A contabilidade digital traz diversos benefícios para startups e diversos outros negócios. Mas se a contabilidade é um serviço tão amplo, por que contar com uma empresa especializada no seu setor? Continue nesse artigo para descobrir os motivos para isso. 

Leia mais: Contas a pagar e receber: como fazer o controle empresarial?

Por que ter o suporte de contabilidade especializada em startups?

Muito além de ter uma empresa que cuide do seu financeiro. É de extrema importância contar com o suporte de uma empresa que saiba as particularidades do seu ramo de negócio.

Como você já bem sabe, os serviços de uma contabilidade digital para startups em São Paulo vai muito além de ser apenas uma aliada na gestão financeira da empresa. 

Ela irá atuar na elaboração de um verdadeiro raio X da sua organização para identificar, seus diversos indicadores de desempenho. 

Além disso, é preciso trabalhar com um escritório contábil que saiba lidar com o modelo de negócio disruptivo das startups. Isso porque, é preciso pensar no crescimento, lidar com a movimentação de investimentos, além de trabalhar muitas vezes com um capital inicial menor. 

Outra razão que uma contabilidade especializada em startups em São Paulo é importante, está no fator da imprevisibilidade do empreendimento. 

O contador que irá cuidar da sua startup precisa saber lidar com a pressão de sempre buscar a otimização de impostos, processos e também sempre estar atento ao melhor enquadramento para sua empresa. 

Uma startup organizada e em dia com todas as suas obrigações fiscais, tributárias e financeiras é muito mais interessante para os investidores. 

Por fim, é preciso citar que a contabilidade oferecerá sempre todas as informações necessárias para você tomar decisões assertivas, que levarão o seu negócio ao sucesso. 

Assim, uma contabilidade digital para startups em São Paulo será uma grande aliada estratégica para o seu empreendimento. 

Com a MF Consultoria Contábil você terá todos esses benefícios e muitos outros. Por isso, continue nesse artigo para entender um pouco mais sobre nossas soluções para startups. 

https://mfconsultoriacontabil.com.br/fale-conosco-mf-consultoria-contabil/

Conheça as soluções para startups da MF Consultoria Contábil!

Se você está procurando uma contabilidade digital para startups em São Paulo, conheça mais da MF Consultoria

Localizados em São Paulo, somos uma empresa com mais de 20 anos de experiência no mercado e que possui serviços especializados em startups, e-commerces e outros tipos de empresas digitais.

Nosso principal foco, é montar uma parceria de sucesso a partir da montagem de toda a sua estratégia contábil, financeira e tributária, para colocar a sua startup no caminho certo para o sucesso. 

Com isso oferecemos, uma série de soluções personalizadas para startups em São Paulo, veja a seguir algumas delas. 

Contabilidade gerencial

Por estarem muitas vezes ligadas à tecnologia, os dados são muito importantes para qualquer startup. Com isso, o serviço de contabilidade gerencial, será fundamental para sua empresa. 

Esse serviço consiste na utilização de ferramentas e estratégias que irão oferecer diversos dados que serão estratégicos para a gestão empresarial. 

Isso será fundamental na hora de tomar decisões difíceis que podem mudar a sua empresa de patamar. Assim, você tomará uma decisão assertiva e muito bem embasada. 

No entanto, esse aspecto não é a única vantagem desse tipo de serviço. Diferentemente de outros serviços contábeis, a contabilidade gerencial também busca melhorar as rotinas operacionais do seu empreendimento. 

Isso é especialmente vantajoso para startups. Visto que é um setor onde todos os processos devem estar muito bem otimizados por conta da instabilidade econômica e mercadológica, principalmente no início. Além disso é vantajosa, por conta de: 

  • Redução de riscos;
  • Aumento na produtividade;
  • Suporte na precificação;
  • Melhora na gestão financeira;
  • Menos desperdícios;
  • Controle do fluxo de caixa. 

Planejamento tributário

Toda empresa necessita estar em dia com as suas obrigações tributárias, naturalmente com as startups isso não seria diferente. Nesse sentido, a MF irá ajudar a sua startup em São Paulo a planejar muito bem todos os seus tributos. 

O planejamento tributário tem como seu foco principal diminuir a carga tributária do seu empreendimento dentro dos conformes da lei. Portanto, ele consiste na execução de uma estratégia que irá diminuir os impostos incidentes ao seu negócio.  

Para tal, o seu contador irá fazer toda uma profunda investigação de suas finanças para saber onde ele pode agir para diminuir seus impostos. 

Normalmente, se trabalha com algumas frentes, como:

  • Definição de um calendário de pagamento de impostos;
  • Busca o enquadramento tributário pelo enquadramento tributário mais adequado;
  • Redefinição do CNAE mais vantajoso para sua startup;
  • Busca por políticas de incentivo e isenção fiscal. 

Um ponto de atenção é que o planejamento tributário também é chamado de elisão fiscal. Isso causa bastante confusão com a evasão fiscal. A segunda é um crime grave que possui sanções duras para quem o comete. 

Gestão de departamento pessoal

De nada adianta ter uma empresa com boas ideias, uma boa estrutura, mas sem uma equipe satisfeita. Nesse caso, é preciso ter o suporte na hora de gerir o seu pessoal, de modo a ter uma intermediação entre os interesses dos colaboradores e os interesses da empresa. 

A contabilidade digital para startups em São Paulo da MF também pode te ajudar com essa gestão. A nossa consultoria em Gestão de Departamento Pessoal irá te auxiliar a lidar com todas as demandas relacionadas ao gerenciamento dos seus colaboradores. 

Isso envolve questões mais práticas como: 

  • Admissões;
  • Demissões;
  • Benefícios;
  • Elabora a folha de pagamento.

Mas também envolve questões de cultura organizacional. Isso será fundamental para que você consiga reter os melhores talentos que irão auxiliar em sua trajetória de sucesso. 

Planejamento financeiro

Como foi falado anteriormente, a questão financeira de uma startup é particularmente sensível. Por isso, é preciso ter ao seu lado profissionais que saibam lidar com esse aspecto desse tipo de empreendimento. 

Logo, as estratégias de planejamento financeiro serão de muita importância para a sua startup. A gestão financeira consiste na elaboração de uma série de estratégias que buscam otimizar, analisar, e planejar as finanças do negócio. 

Com isso, você terá todo o panorama da situação financeira da sua startup em São Paulo. Dessa maneira, você terá em mãos todos os passos para melhorar os indicadores de desempenho financeiro do seu empreendimento. 

Para uma boa gestão financeira de qualidade, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração, como: 

  • Definição de metas;
  • Controle de custos;
  • Definição de indicadores de desempenho;
  • Controle do fluxo de caixa;
  • Uso de sistemas tecnológicos.

Como você pôde observar, o cenário de startups é muito incerto e bastante instável. Por isso, será preciso ter ao seu lado uma empresa que ofereça um serviço especializado para o seu negócio. Desse modo, você conseguirá passar pelo momento de incerteza inicial rumo ao sucesso. 

Conte com um suporte Contábil!

Para que você dê um passo à frente dos seus concorrentes, conte com o apoio da MF Consultoria Contábil.

Contamos com uma equipe de funcionários plural e com profissionais especializados nas mais diversas áreas do mercado, como administradores, contadores, tributaristas, economistas e gestores. 

Assim, oferecemos um serviço de contabilidade digital para startups em São Paulo muito completo e personalizado. 

Entre em contato e fale com um de nossos consultores! Gostou deste artigo? Acesse nosso blog para ler mais textos como esse e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. 

Leia mais: Afinal, qual é a grande importância da contabilidade para startup?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo