contabilidade para startups

Afinal, qual é a grande importância da contabilidade para startups?

As startups são empresas com características muito peculiares. Desde as necessidades financeiras diferentes até a ruptura com estruturas tradicionais de gestão de negócios e operações, tudo isso faz com que o conhecimento especializado sobre esse modelo de negócios seja necessário para empreender na área.

Por mais inovadora que uma startup seja, há uma tendência do universo empresarial da qual não se pode escapar: a segmentação de serviços e atividades. Por isso, a contabilidade especializada para startups cumpre um papel de extrema importância.

Se você é dono de um negócio desse tipo e está em busca de investidores, ou ainda está estruturando suas operações e planejando estratégias, saiba que a contabilidade pode ser uma grande aliada nesse momento.

Isso tudo, além de assumir as burocracias tradicionais, são apenas alguns exemplos das funções que um contador pode exercer no seu negócio. 

Quer saber mais sobre a atuação de uma contabilidade para startups? Então siga conosco até o fim deste artigo e aprenda mais sobre a importância desse serviço especializado!

Tenha uma ótima leitura!

Startups: entenda esse modelo de negócios

As startups são um modelo de empresa que, por definição, ainda está em seu estágio inicial. O próprio nome vem do termo “start”, que significa “início” em inglês.

Por se tratar de um empreendimento jovem, por natureza, sua estrutura costuma ser bem mutável. No que diz respeito à atração de investimentos, elas são tratadas como uma proposta de “high risk, high reward”, ou alto risco e alta recompensa.

Como não há muito tempo de registros financeiros para analisar a constância das startups, elas são tratadas como um risco financeiro grande. 

Sendo assim, o que distingue uma empresa desse tipo de qualquer outra que acabou de ser criada é justamente o potencial de inovação e crescimento rápido.

Um conceito muito utilizado para definir as chances de sucesso de uma startup é a sua escalabilidade. 

Esse termo significa a chance de um empreendimento crescer e maximizar sua receita e seu número de clientes sem perder as características positivas que são diferenciais enquanto ela ainda é pequena.

Isso tudo é um equilíbrio muito difícil de se alcançar com parâmetros tradicionais de gestão de negócios. 

É por isso que as startups estão frequentemente relacionadas à capacidade de inovação, de fazer coisas nunca antes feitas no mercado, criando demandas novas ou suprindo as já existentes com muito mais eficiência.

Um dos grandes desafios de levar um empreendimento desse tipo ao sucesso é conseguir conciliar essa necessidade de estratégias e métodos inovadores com as obrigações fiscais e a gestão financeira da empresa. E o que é melhor para que um empresário consiga focar na criação de ideias do que contar com o apoio de uma contabilidade?

Qual é a grande importância da contabilidade para startups?

Uma das grandes razões que tornam as startups atrativas para investidores é o seu baixo custo operacional. Para conseguir manter um negócio desse tipo atuando com alto lucro, o apoio de uma contabilidade especializada prova ter uma enorme importância!

Entenda os motivos pelos quais esse tipo de solução é essencial:

  • Ajuda a fazer com que sua startup cresça de forma sustentável;
  • Torna mais eficiente a emissão de relatórios e demonstrativos;
  • Implementa mecanismos de controle financeiro;
  • Cria um controle de custos, insumos e estoque;
  • Monitora o patrimônio da empresa em relação ao faturamento;
  • Executa um planejamento tributário para reduzir a carga de impostos por meio do enquadramento tributário e da busca por incentivos fiscais para startups;
  • Cria um plano orçamentário específico para diferentes cenários de crescimento;
  • Auxilia na estruturação de auditorias internas e de due diligence, que são essenciais na busca por investidores;
  • Apoio no cumprimento das obrigações fiscais acessórias;
  • Desenvolvimento de estratégias de crescimento, marketing e gestão.

Tudo isso são questões vitais para que seu negócio consiga se desenvolver e alcançar o potencial desejado. Para esse modelo de negócios, a atração de investidores é um dos principais motores do seu planejamento, então fazer com que sua empresa pareça um bom investimento é o centro de muitas das suas ações.

Nesse sentido, a contabilidade para startups é importantíssima! Ainda que uma contabilidade tradicional consiga executar algumas dessas funções primordiais, uma empresa desse tipo precisa que tudo seja realizado com uma atenção especial e redobrada, para garantir a confiabilidade e a rentabilidade tão almejadas.

Além disso, um profissional contábil especializado consegue apoiar você em toda a parte de planejamento, que é fundamental no desenvolvimento de uma startup. Veja a seguir de que maneira esse serviço influencia as ações internas do seu negócio e que funções ele executa!

Entenda as funções que uma contabilidade para startups deve executar

Se as startups são propostas empresariais com alto risco e alta recompensa, o trabalho de uma contabilidade especializada é justamente melhorar as chances de sucesso. Ou seja: reduzir os riscos e elevar a possibilidade de recompensa.

Veja o que um prestador de serviços contábeis deve oferecer para o seu negócio que seja fundado nessa premissa:

  • Controle dos recursos financeiros e patrimônio de modo que a saúde financeira esteja sempre positiva;
  • Atenção às opções de regime tributário mais vantajosas para a sua atividade econômica, inclusive o Inova Simples, que pode ser excelente para a sua startup;
  • Monitoramento do desempenho da empresa, tanto por meio de balancetes mensais quanto por demonstrativos anuais de resultado;
  • Apoio na tomada de decisões, tanto com base em dados apurados por meio de análises financeiras profundas, quanto a partir da experiência do contador;
  • Agilização do processo de regularização da empresa. Para quem conta com uma contabilidade para startups desde a concepção do seu negócio, esse processo pode ser executado paralelamente ao planejamento estratégico;
  • Garantir que o empreendedor está sempre em situação regular com o Fisco e com os demais órgãos públicos fiscalizadores;
  • Otimização de processos internos, visando à economia de recursos financeiros e a maximização da produtividade;
  • Cálculo de precificação com base no custeio da produção e despesas operacionais, e nos preços praticados pela concorrência. Se uma startup deseja ter sucesso, ela deve ter diferenciais competitivos que gerem bons resultados!

Nossa, parece muita coisa, não é verdade? Sim, uma contabilidade para startups de qualidade deve oferecer de tudo um pouco para facilitar o desenvolvimento de suas empresas clientes. Por isso é importante procurar um serviço que seja referência no mercado contábil!

Ao se fazer isso, você consegue desfrutar de diversos benefícios na gestão da sua startup, desde os primeiros passos até sua consolidação. Conheça quais são!

Leia também: Como precificar produtos: entenda como fazer a correta precificação.

Conheça os benefícios de uma contabilidade especializada!

A seguir vamos listar e detalhar cada um dos principais benefícios que a contratação de uma contabilidade especializada para startups pode trazer para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio. Leia com atenção!

Facilidade para abertura de empresa

Como o processo de abertura de empresa é facilitado para quem quer caracterizar seu negócio como uma startup, por meio dos incentivos à inovação, a contabilidade especializada já garante que esse procedimento seja feito em acordo com as diretrizes do Inova Simples!

Melhora suas chances de obter benefícios fiscais

Existem diversos programas públicos que conferem descontos ou isenções tributárias para empresas de certos setores. Isso é feito como estratégia para encorajar o desenvolvimento de alguns segmentos de mercado, e podem ser implementados em certas regiões de uma cidade, em um município por inteiro, ou em um determinado estado.

Tudo isso varia bastante conforme a legislação da sua região, e uma contabilidade para startups pode ajudar nesse processo. Isso porque o incentivo a esse tipo de empresa é muito frequente, e existem programas desse tipo em diversas esferas de poder em todo o Brasil. Para avaliar as melhores opções, o contador cumpre um papel de muita importância!

Visão ampla do mercado

Se esta é sua primeira vez gerindo uma startup, lembre-se que a contabilidade especializada que você contratar tende a ter bem mais experiência no mundo dos negócios. Com isso, esse profissional adquire uma visão mais ampla do mercado.

Com tanta vivência em diversas situações e momentos econômicos, o contador possui know how para avaliar as oportunidades favoráveis e medir riscos. Para quem deseja preencher as lacunas do mercado e não possui muita margem para erro, esse tipo de insight é muito valioso!

Visão mais detalhada da sua startup

Não basta ter uma visão ampla e enxergar além do horizonte se você não consegue perceber os problemas que acontecem dentro da sua própria empresa. Mas não se preocupe! Com a participação de uma contabilidade especializada, sua startup pode fazer uso de mecanismos muito eficazes para avaliar o próprio desempenho.

Conheça alguns deles:

  • Análise do capital de giro e projeção de fluxos de caixa futuros;
  • Uso de metodologias analíticas avançadas para prever possíveis oscilações;
  • Indicadores básicos (KPIs) como retorno sobre investimento (ROI), margem bruta e líquida, endividamento, liquidez, LTV, etc;
  • Saldo de ativos e passivos circulantes.

O contador também é responsável por implementar métodos mais qualitativos de análise da situação da sua startup. Isso significa avaliações internas, feedbacks com funcionários e clientes, criação de uma ouvidoria, entre outras questões. Isso tudo colabora com a reputação da sua empresa, o que nos leva ao próximo benefício!

Atenção ao departamento pessoal

É um erro muito comum que gestores de startup cometem, a negligência em relação ao departamento pessoal. 

O setor de Recursos Humanos é tão importante para uma empresa quanto o executivo, operacional ou financeiro. Isso porque sem o patrimônio pessoal, uma corporação não funciona, tal qual uma máquina não opera sem placas e engrenagens.

E uma contabilidade que tem de fato uma gama completa de soluções pode oferecer apoio em diversas funções desse departamento, que vão muito além da emissão de folhas de pagamento e da elaboração de contratos.

A contabilidade para startups deve apoiar na criação de uma cultura organizacional de qualidade, já que isso é um ponto importante que investidores vão avaliar antes de colocar dinheiro no seu empreendimento.

A reputação vale muito no mundo dos negócios e o mesmo pode se dizer sobre os valores de uma organização. 

Sendo assim, certifique-se que o seu ambiente de trabalho é seguro para os colaboradores, ao mesmo tempo que acolhedor e valorizador das habilidades de cada um. Uma característica muito valiosa para as startups é a qualidade de vida dos funcionários!

Apoio na elaboração de pitches e apresentações

Todo mundo que é dono de uma startup de sucesso já teve que preparar um pitch para atrair a atenção de investidores. Essa proposta deve ser elaborada com muito cuidado, mas ao mesmo tempo com técnicas e metodologias bastante específicas. Ao mesmo tempo que é preciso usar uma linguagem atrativa, é preciso ter seriedade!

A contabilidade pode apoiar você na criação dessas apresentações, e também na negociação de valores. O mesmo vale para interações com bancos e outras instituições financeiras, na busca por créditos e empréstimos.

É muita coisa que um contador pode fazer pela sua startup, não é verdade? Então, o que você está esperando? Venha conhecer o trabalho de uma contabilidade especializada nesse modelo de negócios!

Conte com o apoio da contabilidade da MF na gestão da sua startup!

A MF Consultoria Contábil preparou todo este conteúdo justamente para que você entenda a importância da contabilidade para startups, e como esse serviço especializado pode ser o diferencial para que sua empresa alcance o tão desejado e esperado sucesso.

Nossas soluções de consultoria empresarial abrangem: 

  • Consultoria financeira;
  • Consultoria tributária;
  • Auditoria contábil e controles internos;
  • Organização e gestão de processos;
  • Projetos e negócios.

Além disso, oferecemos também o BPO contábil e serviços de assessoria, que seu empreendimento pode precisar no decorrer de suas atividades.

A MF é uma contabilidade para startups sediada em São Paulo, que é o maior pólo de surgimento de empresas desse tipo no país. Temos ampla experiência em atender negócios digitais, e podemos ajudar você com funções que vão desde a abertura do seu CNPJ até a efetuação de alterações societárias.

Quer conhecer melhor o nosso trabalho e saber como os nossos serviços se adequam e adaptam às demandas da sua empresa? Então entre em contato com nosso time de especialistas e tire suas dúvidas! Estamos esperando ansiosamente para atendê-lo.

Caso tenha gostado da leitura e acompanhado até o final, sugerimos que confira mais artigos como este no nosso blog. Para conhecer melhor o nosso trabalho e acompanhar mais dicas de gestão empresarial, siga as nossas redes sociais!

Continue sua leitura com: Legalização de e-commerce? Descubra como regularizar seu negócio online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.