atendimento@mfco.com.br
contas-a-pagar-e-receber

Contas a pagar e receber para Ecommerce: como fazer o controle?

Ter um controle e organização com as contas a pagar e receber para ecommerce garante mais eficiência para a sua empresa em seu planejamento financeiro

Uma empresa pode ter seu sucesso medido de várias formas e, sem dúvida, uma das principais é o fato de ela poder contar com um rigoroso controle de suas contas, o que indica maior saúde financeira.

Ter controle sobre as finanças é importante tanto para a nossa vida pessoal quanto para a nossa empresa, mas acabam sendo muito os gestores que não dão a devida atenção para esse processo, o mais básico do controle de finanças.

É por isso que hoje vamos tratar da importância desse controle financeiro empresarial e de como as empresas, quando passam a adotá-lo, acabam por encontrar de forma mais simples seu sucesso!

Contas a pagar e receber para Ecommerce: o que são?

As contas a pagar e receber para ecommerce representam todas as movimentações de caixa de uma empresa, uma vez que as contas a receber podem ser compreendidas como receita, enquanto as contas a pagar podem ser entendidas como despesas.

Ter esses dois critérios de contas muito bem estabelecido permite que a sua empresa possa ter um planejamento financeiro mais acertado, uma vez que saberá sempre de antemão o que tem a receber e quanto, disso, deve ser destinado às contas a pagar.

Assim, se consegue elaborar um planejamento estratégico para se lidar melhor com o dinheiro da empresa, sabendo de quais formas investir essa receita pode acabar por gerar mais lucro.

Contas a pagar x Contas a receber para Ecommerce

As contas a pagar e as contas a receber são distintas entre si porque, a partir delas, se orienta a saída ou a entrada de dinheiro no caixa da empresa, respectivamente.

Compreender esse fluxo é fundamental para se poder saber com exatidão, qual o caminho do dinheiro e, consequentemente, o que a empresa deve fazer para consegui-lo.

Naturalmente, as contas a receber são sempre derivadas de um serviço prestado ou de um produto vendido, o que quer dizer que foi necessário, em algum ponto da existência desse fluxo, um investimento realizado pela empresa – que é uma conta a pagar.

Assim, compreendendo de que forma esses dois critérios se relacionam, vamos às suas definições:

Contas a pagar para ecommerce

As contas a pagar são todas aquelas despesas que de alguma forma representam o dinheiro saindo da conta ou do caixa da empresa.

São salários, contas recorrentes – Internet, água, luz, telefone, gás, assinaturas, serviços -, compra de insumos de produção, custas com demais fornecedores e tudo aquilo que faz com que a empresa possa, uma vez pago, permanecer ativa.

As contas a pagar devem ser acompanhadas de perto pela empresa, que deve sempre buscar por formas de enxugá-las e, tal como em qualquer tipo de planejamento financeiro, nunca devem ser superiores à nossa receita.

Contas a receber para ecommerce

As contas a receber, por sua vez, são todas aquelas fruto do trabalho da empresa em si, como compras faturadas, parcelamentos, serviços prestados… tudo aquilo que a empresa faz para se poder gerar receita.

Assim, as contas a receber são, de certa forma, resultado direto das contas a pagar e quanto mais a empresa tiver em termos de estrutura de prestação de serviços ou melhores produtos a vender, maior tenderá a ser a parte de contas a receber.

Como fazer o controle das contas a pagar e receber para ecommerce?

O controle interno das contas a pagar e receber para ecommerce deve ser feito de forma rigorosa e ativa e é normalmente feita pela área de controle administrativo de uma empresa.

Dizemos que esse controle deve ser rigoroso e ativo para que as contas a pagar nunca sejam superiores às contas a receber, o que pode ser o ponto final para muitos negócios.

Utilização de ferramentas: tecnologia como aliada

Para além das planilhas, ferramentas tecnológicas são grandes aliadas da sua empresa, sobretudo no controle financeiro e administrativo que as contas a pagar e receber para ecommerce exigem que sejam realizados.

Ferramentas como um ERP podem ser bastante úteis nessas demandas de controle financeiro, sobretudo por conta dos seus relatórios que permitem, por meio do acompanhamento de notas fiscais de entrada e de saída, fazer esse acompanhamento.

Divida sua empresa em centros de custo

Observar quais são os setores que gastam mais e quais são os setores que geram mais capital para a empresa pode ser um ponto de partida para executar de forma mais simples um bom planejamento financeiro.

Ao perceber quais são esses centros de custo, se pode também fazer um melhor planejamento das contas a pagar e receber para ecommerce, bem como quais são as projeções de custos que permitirão, por fim, um melhor financiamento dessas demandas.

Estoque: fique de olho!

O controle de contas a pagar e receber para ecommerce também passa diretamente pelo controle de estoque, sobretudo porque cada peça ali, parada, representa um custo para a empresa, seja representado pela compra do material para revenda ou dos insumos para a produção.

Assim, é fundamental que o estoque seja projetado de forma tal que seja possível atender às demandas de venda sem que a receita ali comprometida atrapalhe o custeio das contas a pagar e receber para ecommerce.

O setor de contas a pagar dentro de um ecommerce

Ao ser constituído, o setor passa a ter por objetivo verificar cada uma das contas geradas pela empresa, sejam aquelas a receber ou a pagar.

Por meio desse controle, se torna possível contribuir com o planejamento financeiro do negócio, que acaba por ter mais excelência em sua administração e, por conseguinte, maior rendimento em suas múltiplas atividades.

Não tem um setor de contas a pagar? Veja como fazer

Se a sua empresa ainda não tem um setor responsável pelo controle de suas contas, é preciso, antes de qualquer coisa, organizar tudo aquilo que a empresa tem a pagar e tudo aquilo que tem a receber.

A partir dessa organização, é necessário, ainda, fazer uma projeção para os próximos meses da empresa, verificando quais são os possíveis investimentos que podem ser realizados ou, até mesmo, se o seu saldo devedor a compromete de forma mais grave.

Caso você verifique que precisa de um suporte maior em relação a essa demanda, a MF Consultoria Contábil pode te ajudar.

Quer saber mais sobre como fazer o controle das contas da sua empresa?

Conclusão

O controle das contas que uma empresa tem a receber e a pagar é fundamental para seu sucesso financeiro, sobretudo porque é dessa forma que se pode reconhecer o estado de saúde de um negócio.

Se a sua empresa ainda não conta com um setor responsável por realizar essa atividade, é fundamental que você comece a planejá-lo quanto antes!

https://mfconsultoriacontabil.com.br/fale-conosco-mf-consultoria-contabil/

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo