atendimento@mfco.com.br
contabilidade-hoteis-pousadas-solucoes

Contabilidade para hotéis e pousadas: conheça as soluções da MF Consultoria para o setor

O turismo é um dos mais importantes pilares do Brasil. Mesmo após a crise causada pelo Covid-19, o setor voltou a crescer em 2021, com aumento de 12% no faturamento quando comparado a 2020. Conheça agora as soluções da MF para contabilidade para hotéis e pousadas. 

Para o segmento de hotéis e pousadas, especificamente, a receita saltou para R$ 45,2 bilhões no ano passado, o que gerou um aumento de 13,1% em relação ao ano anterior.

Ainda que se trate de um ramo que movimenta muitos recursos, a hotelaria também é muito concorrida, ainda mais considerando o aumento do número de quartos disponíveis para alojamento no Brasil ao longo da última década.

Segundo dados de 2019 coletados pelo FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), existem mais de 10 mil hotéis em território nacional. Isso sem contar alojamentos particulares, pousadas, resorts e outros tipos de hospedagem.

Ou seja, se você é dono de um hotel ou pousada, é importante buscar formas de fazer com que seu empreendimento se destaque em meio à concorrência da sua cidade, não é verdade? Para isso, um dos melhores diferenciais que você pode encontrar é o apoio de uma contabilidade especializada no seu ramo de atuação.

Justamente pensando nisso é que nós, da MF Consultoria Contábil, escrevemos este conteúdo, buscando explicar a importância de contar com o auxílio de um especialista na gestão do seu negócio e descrevendo todos os diferenciais dos nossos serviços contábeis.

Leia com atenção e saiba mais sobre a nossa contabilidade para hotéis e pousadas! Tenha uma ótima leitura!

Qual é a importância de uma contabilidade para a gestão do seu hotel ou pousada?

Gerenciar um hotel ou pousada é uma função extremamente difícil, dada a densidade das tarefas envolvidas. Em meio a complexidade da parte logística desse tipo de empreendimento, muitos custos são gerados diariamente, o que torna necessário um controle de gastos muito preciso.

Para executar essa função, além da gestão das folhas de pagamento, a contabilidade cumpre um papel essencial, já que as operações envolvendo receitas e despesas tendem a ser bastante complicadas.

Além disso, a contabilidade para hotéis e pousadas pode trazer outros benefícios, como a elaboração de um planejamento tributário. Esse conjunto de técnicas é usado para organizar o pagamento de impostos de uma empresa, além buscar formas de reduzir a carga tributária que incide sobre o seu negócio.

Considerando que a hotelaria é uma atividade econômica bastante atrelada à sazonalidade, que é a oscilação dos índices de vendas em determinadas épocas do ano, é igualmente importante implementar mecanismos de controle financeiro. Por isso a contabilidade é essencial!

Não apenas para controlar o fluxo de caixa, que é uma ferramenta básica de gestão, mas também para criar um plano orçamentário. Isso ajuda o seu negócio a prever adversidades e antecipar períodos de baixa na ocupação dos quartos, evitando dívidas e danos às suas finanças.

Continue sua leitura e entenda a importância de contar com apoio de um serviço contábil  especializado para este setor. 

Contabilidade para hotéis e pousadas: por que contar com um serviço especializado?

Considerando todas as funções que uma contabilidade para hotéis e pousadas pode executar, sendo algumas delas as que exemplificamos acima, é importante mencionar que a solução ideal é que você trabalhe com um contador especializado no setor de hotelaria. Veja a seguir alguns dos motivos:

Controle de custos

A planilha de custos envolvidos em um estabelecimento de hospedagem, especialmente em épocas de alta, pode ser bem mais complicada do que a de outros tipos de empresa.

Trabalhar com um profissional experiente no seu segmento é, portanto, um diferencial importante, já que o controle de custos não é uma função nada simples.

Saiba mais: Contabilidade de custos para hotéis: por que aplicar no seu negócio.

Precificação de serviços

A precificação é absolutamente crucial para a sobrevivência de um hotel ou pousada, e trata-se de um cálculo importante para maximizar o lucro de qualquer empresa. No entanto, para o setor hoteleiro, os valores podem variar bastante dentro e fora de temporada, o que faz da participação de uma contabilidade especializada para o seu empreendimento.

Alugar quartos a um preço muito baixo pode atrair mais hóspedes, mas diminui bastante o seu lucro e ainda pode gerar muitos transtornos, que é um dos problemas do alto preenchimento de leitos. Os preços muito altos, por outro lado, espantam a clientela, diminuem o faturamento total e ainda fortalecem a concorrência.

Você não quer viver em nenhum desses dois cenários, certo? Por isso, trabalhar com um contador capacitado e experiente é crucial!

Planejamento tributário

A gestão de impostos em qualquer empresa é certamente um desafio para o empreendedor, considerando a complexidade da carga tributária do Brasil. Um dos principais mecanismos de redução de impostos é o planejamento tributário, que ajuda a manter seu empreendimento em dia com o Fisco, e pagando exatamente o mínimo de tributos que for necessário.

No entanto, o planejamento tributário não alcança essa redução simplesmente deixando de pagar os impostos. Isso é crime de evasão fiscal, e pode gerar prejuízos e sanções para o seu negócio!

Esse processo é feito, principalmente, por meio do enquadramento tributário e da busca por incentivos fiscais, que são programas públicos voltados para o desenvolvimento de certos setores da economia.

Nesse contexto, ninguém melhor do que a contabilidade para hotéis e pousadas da MF para buscar esse tipo de benefício. Além de conhecer as opções da sua região, nossa equipe também pode ajudar você com as adaptações necessárias para tornar seu estabelecimento elegível aos incentivos públicos.

Leia mais: Planejamento tributário para hotéis e pousadas: entenda a importância

Conheça os benefícios de trabalhar com apoio de uma contabilidade

Exercer sua profissão com o apoio de uma contabilidade especializada é motivo para que se tenha muito mais tranquilidade no seu dia a dia. Isso porque, com tantos benefícios gerados por esse serviço, gestores de hotéis e pousadas tendem a ser mais bem-sucedidos e menos atarefados.

Conheça algumas das vantagens trazidas pela participação de um contador nas suas atividades cotidianas:

Mais equilíbrio financeiro para o seu negócio

Hotéis e pousadas, como já mencionamos, são empresas que dependem muito da alta circulação em períodos de férias, feriados e fins de semana, e essas épocas do ano são justamente as que sustentam o negócio, mas isso pode gerar instabilidades financeiras.

A participação da contabilidade da MF ajuda você a gerenciar seus recursos com mais assertividade, trazendo equilíbrio financeiro por meio da criação de fundos emergenciais e de um plano orçamentário.

Otimização de processos

Uma contabilidade especializada para hotéis e pousadas não executa apenas aquelas funções burocráticas dentro da sua empresa. Considerando a experiência da equipe de contadores da MF atendendo clientes do ramo da hotelaria, nós podemos ajudar seu empreendimento a maximizar sua produtividade.

Seja detectando despesas desnecessárias ou fazendo sugestões para maximizar suas vendas e ampliar o alcance da sua marca, nós trabalhamos sempre com foco em otimizar os processos internos de nossos clientes.

Mais tempo para focar no seu core business

Um gestor que trabalha com apoio de uma contabilidade tem chances bem menores de acumular funções no exercício do seu trabalho. Um empresário que atua sem ajuda de serviços contábeis tende a ficar sobrecarregado com a parte financeira, tributária e logística da empresa, além de todas as atribuições cotidianas.

Se você é dono de um hotel ou pousada, a MF pode ajudar você com toda essa parte contábil, trazendo eficiência e segurança, enquanto você pode dar mais atenção ao seu core business.

Muitos empresários gostam de supervisionar todos os setores do seu negócio ao longo do dia, mas muitos acabam lidando com estresse ligado ao acúmulo de funções. Com um serviço especializado de qualidade, você ganha mais tranquilidade e produtividade nas funções que escolhe desempenhar!

Conheça os diferenciais da contabilidade para hotéis e pousadas da MF!

Como você já descobriu ao longo deste texto, a MF Consultoria Contábil é um escritório amplamente especializado no atendimento a empresas do setor hoteleiro.

Além de termos uma equipe experiente e qualificada para executar funções diversas no seu estabelecimento, nossa empresa ainda possui uma série de diferenciais que podem ser a chave para o sucesso do seu negócio. Conheça as nossas principais soluções contábeis:

Assessoria Contábil

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, nossa equipe de contadores executa uma ampla gama de funções dentro de empresas dos mais diversos segmentos, incluindo hotéis e pousadas.

Na nossa solução de assessoria contábil, trazemos para você serviços como:

  • Controle do fluxo de caixa;
  • Organização de notas e documentos;
  • Emissão de relatórios;
  • Realização de balanços;
  • Gestão do pagamento de impostos;
  • Cumprimento das obrigações fiscais acessórias;
  • Criação de um planejamento tributário;
  • Emissão da folha de pagamento.

Essas são apenas as principais funções de uma contabilidade com as quais trabalhamos no nosso dia a dia, e fazemos tudo isso com ajuda de sistemas modernos e tecnologia de ponta, além de profissionais muito bem treinados.

BPO Contábil

O BPO Contábil é a terceirização de todas as funções contábeis de uma empresa, colocando todo esse setor nas mãos de uma empresa especializada como a MF Consultoria.

Além de otimizar toda a gestão financeira, fiscal e contábil do seu negócio, isso ainda transfere as atribuições logísticas para as nossas mãos. Além do fato de sua empresa poder ampliar as habilidades voltadas para o seu setor de finanças, isso ainda te poupa dos custos gerados pela contratação de funcionários.

O BPO é uma tendência do mundo dos negócios, e organizações dos mais diversos portes e setores econômicos têm aderido a essa solução como forma permanente de alocação de mão de obra especializada.

Consultoria empresarial

Salientando o que mencionamos anteriormente no decorrer deste artigo, nem só de funções contábeis básicas vive uma contabilidade especializada de qualidade. Se você é gestor de um hotel ou pousada, é importante contar com um serviço que ofereça insights interessantes e sugestões embasadas para o seu negócio.

A consultoria empresarial da MF é justamente a forma em que se manifesta esse benefício que citamos. Trazendo essa solução para o seu negócio, você pode:

  • Contar com apoio de um especialista para a tomada de decisões importantes para o seu futuro;
  • Traçar metas de curto prazo, objetivos de longo prazo e estratégias voltadas para o cumprimento desses planos;
  • Analisar os resultados do seu negócio de forma produtiva, comparando períodos, setores e ganhando uma visão mais ampla do desempenho empresarial;
  • Realizar ajustes nas estratégias e planos de ação em vigor, visando à melhora dos resultados atuais, sem precisar passar por períodos negativos antes de mudar algum planejamento;
  • Fazer o valuation da sua empresa e calcular o valor do seu patrimônio, seja para uma venda, aquisição, fusão, ou para a prospecção de investidores.
https://mfconsultoriacontabil.com.br/fale-conosco-mf-consultoria-contabil/

Agora você sabe no que consiste a contabilidade para hotéis e pousadas e reconhece a importância desse serviço especializado para o seu negócio. Além disso, já compreende quais são os benefícios da presença de um contador na sua empresa e descobriu todos os diferenciais da MF no atendimento ao seu setor.

Sendo assim, o que você está esperando para dar o próximo passo? Entre em contato com nossa equipe de profissionais, faça uma cotação dos nossos serviços e entenda quais das nossas soluções são as mais adequadas para o seu empreendimento!

A MF possui sedes em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, cobrindo as quatro maiores regiões metropolitanas do país. Somos uma referência no mercado contábil, tanto na recuperação financeira de empresas quanto na estruturação de um crescimento saudável.

Se você quer obter resultados melhores, fazer mudanças societárias, abrir uma filial ou qualquer outra manobra que julgue complicada demais, não se preocupe com isso!

A MF pode ajudar você nesse processo, seja simplificando burocracias para agilizar o seu cumprimento de prazos, ou fornecendo dados e indicadores para ajudar você na tomada de decisões.

Caso tenha alguma dúvida sobre qualquer coisa dita neste texto, deixe uma pergunta na caixa de comentários logo abaixo. Se quiser ler outros artigos como este, confira o nosso blog!

Para acompanhar o nosso trabalho e ter acesso a novos conteúdos, siga as nossas redes sociais. Continue lendo: Lucro Operacional: entenda o que é e como calcular

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo