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Lucro Operacional no Ecommerce: Entenda o que é e como calcular

O lucro operacional no ecommerce é um dos mais importantes indicadores financeiros de uma empresa e é, além de importante, aquele que é fundamental para que seja possível compreender qual foi a rentabilidade que as operações de um negócio acabaram por obter em um período.

A análise dos indicadores financeiros é essencial para a boa administração de uma empresa.

Isso, porque é por meio deles que se torna possível compreender quais são os caminhos que um negócio está assumindo ao longo de um tempo.

Compreender como a dinâmica dos números influencia a administração da sua empresa é essencial para uma boa administração e para que seja possível termos os melhores resultados possíveis.

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O que é o lucro operacional no ecommerce?

Esse tipo de lucro é aquele que é resultante da atividade-fim de um negócio. Ou seja: é o resultado direto das ações de uma empresa em relação aos seus clientes, considerando suas operações ou vendas, por exemplo.

Para que possamos chegar a esses números, é necessário que tenhamos uma boa organização financeira da nossa empresa, sabendo exatamente qual o custo da nossa operação – em termos administrativos, comerciais e operacionais.

Dessa forma, o indicador do lucro que uma operação obteve pode ser compreendido como um relatório de resultados de um negócio, que visa organizar melhor as suas finanças como um todo.

Lucro operacional no ecommerce bruto X Lucro operacional no ecommerce líquido

O lucro líquido é o resultado que se obtém da subtração de todos os custos de uma empresa do total das receitas que foram obtidas em um determinado tempo.

Enquanto isso, o lucro operacional no ecommerce bruto é sintetizado por meio das deduções que ocorrem dos custos de produção e, ainda, do custo do que foi vendido, tendo em vista todos os custos que são gerados a fim de se adquirir e fazer com que a mercadoria chegue ao consumidor.

Qual a importância de calcular o lucro operacional no ecommerce?

Por meio do cálculo do lucro obtido pela operacionalização de uma empresa, conseguimos mensurar de forma mais adequada quais são as ações que devemos tomar, enquanto empreendedores, para regular o lucro que é obtido nessa primeira fase do negócio.

Além disso, é fundamental também que, por meio do cálculo do lucro operacional no ecommerce, possamos fazer com que o nosso negócio tenha uma gestão mais funcional, identificando quais são os lugares da empresa que podem receber reduções de custo sem comprometer o negócio.

Por fim, esse é um dado que faz parte, também, dos demonstrativos que são obrigatórios para toda empresa e que, por isso, devem ser devidamente apurados.

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Como calcular o lucro operacional no ecommerce?

O cálculo do lucro operacional no ecommerce leva em conta algumas variáveis que são fundamentais de serem apuradas a fim de que seja possível encontrar o valor do indicador em si.

Para isso, portanto, é preciso que organizemos as finanças da nossa empresa a fim de que se possa apurar todos os valores que são necessários para que tenhamos, então, o valor do lucro que está relacionado diretamente à nossa operação.

Dentro das despesas operacionais temos de encontrar alguns valores anteriores, que também compõem o valor final. São as despesas que temos com a administração da empresa, as despesas comerciais, em si, e, por fim, aquelas despesas diversas.

Despesas administrativas

As despesas administrativas são todas aquelas que são fundamentais para que uma empresa possa prosperar dentro do seu nicho.

Dentro desse conjunto de despesas administrativas temos os salários dos nossos gestores e das lideranças setoriais, o aluguel do escritório em que a empresa está localizada, os valores dos diferentes materiais que são adquiridos para a administração do negócio.

Sem esses valores empenhados devidamente, a empresa atuaria como um barco sem rumo, portanto.

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Despesas comerciais

Já as despesas comerciais são todas aquelas que fazem com que os nossos produtos cheguem aos consumidores.

São os custos relacionados com publicidade, com tudo aquilo que os nossos pontos de venda – reais ou virtuais – solicitam e o salário daquelas pessoas que atuam em nossa equipe de vendas interna ou externa.

Sem esses custos nossa empresa simplesmente não chegaria às prateleiras das lojas e tampouco teríamos vendas de fato.

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Despesas diversas

As despesas diversas são todas aquelas que não estão relacionadas nem à atividade comercial que a sua empresa tem e nem àquelas necessárias para a gestão do seu negócio, mas que, sem as quais, seria impossível ter um ambiente de trabalho adequado.

Podemos colocar aqui todas as novidades que você leva para o escritório, como cadeiras novas ou descansos de pulso adequados. Além disso, papelaria e outros produtos que sejam indispensáveis para a sua organização na empresa.

Exemplo de cálculo

Veja como, passo a passo, conhecer qual o lucro das operações da sua empresa:

  • Valor em vendas no período: 50 mil reais
  • Devoluções de compras para clientes: 500 reais
  • Descontos dados para clientes: 700 reais
  • Impostos: 5.800 reais

Receita operacional líquida:

50.000 – 500 – 700 – 5.800 = 43.000 reais

  • Valor investido para aquisição de mercadorias: 10 mil reais

Lucro bruto:

43.000 – 10.000 = 33 mil reais

  • Soma das despesas administrativas, operacionais e diversas: 13 mil

Lucro operacional no ecommerce líquido:

33.000 – 13.000 = 20 mil reais

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Qual a diferença entre lucro operacional no ecommerce, EBIT e EBITDA?

O lucro operacional no ecommerce é o valor que conseguimos obter a partir das deduções de todas as despesas que a empresa tem para que possa se manter em operação, como as administrativas, operacionais ou comerciais e, por fim, aquelas que são diferenciadas.

Já o EBIT – Earnings Before Interest and Taxes – é o resultado do lucro que foi obtido por uma empresa antes que fosse a ele aplicado o valor dos seus devidos impostos.

Por fim, o EBITDA Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization – é o resultado obtido antes que possa ser aplicado ao lucro também o valor de depreciação dos seus produtos e, por fim, a amortização desses valores.

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Conclusão

O lucro operacional no ecommerce é um dos cálculos mais importantes que a administração empresarial deve realizar, sobretudo porque essa é uma das maneiras pelas quais se torna possível analisar quais os efeitos que as despesas incidem sobre a lucratividade de um negócio.

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