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Estratégia Ecommerce: o que é, tipos e processo de elaboração

A estratégia ecommerce é conjunto de ações planejadas para direcionar a atuação de uma empresa no mercado, em busca de alcançar seus objetivos utilizando e alocando recursos com eficiência.

Definir a estratégia corporativa é, essencialmente, delimitar de que forma ela será gerida, como serão conduzidos os seus trabalhos e, ainda, quão agressiva será a sua tática para conquistar seus clientes.

Ter uma estratégia é essencial para qualquer tipo de negócio e, ousamos dizer, em nossa própria vida pessoal.

Ao final deste conteúdo, você entenderá o que é, como fazer e quais são os tipos de estratégia ecommerce. Depois coloque em prática o que aprendeu e comece a planejar seus negócios com maior assertividade.

O que é estratégia ecommerce e quais os principais tipos?

A estratégia ecommerce consiste no planejamento de ações e de processos que direcionarão a empresa até ela obter o espaço desejado em seu mercado de atuação, o faturamento tratado como meta ou qualquer outro objetivo que possa ter.

Em uma empresa podemos observar três tipos de estratégias mais comuns: de crescimento, de investimento e, por fim, de manutenção.

A estratégia de crescimento é adotada por uma empresa que deseja aumentar seu market share (participação de mercado). Um exemplo comum do crescimento como estratégia são de negócios que fazem seu IPO na Bolsa para se capitalizar e sustentar sua estratégia de expansão de longo prazo.

Já a estratégia de investimento está relacionada com a forma como uma empresa injeta mais recursos em suas áreas, de modo a, por exemplo, se tornar uma liderança tecnológica, com produtos e serviços mais avançados que o que se encontra no mercado.

Por fim, a estratégia de manutenção é adotada por empresas que são lideranças e referências no mercado e percebem concorrentes capacitados para assumir o posto e, acabam tendo de elaborar uma estratégia que as conserve nessa posição.

4 etapas para elaborar e implementar uma estratégia ecommerce?

A elaboração de uma estratégia ecommerce depende de pontos bem definidos, que podem ser consultados logo abaixo:

1. Definindo objetivos e prioridades

Definir quais são os objetivos e prioridades da sua empresa é um primeiro passo essencial a ser dado. Isso é decisivo para se compreender como, quando e para onde se deve guiar o negócio.

Através das prioridades e dos objetivos podemos traçar quais são as tarefas que devem ser realizadas para viabilizar cada um dos mais diversos temas que assumirmos como uma prioridade. E pode ser qualquer uma mesmo.

Você pode querer começar um projeto de internacionalização, que necessitará de uma série de tarefas mais ou menos complexas.

Uma vez desenhado o objetivo, basta seguir com a execução de cada uma das tarefas até assumi-lo como totalmente cumprido.

2. Pesquisa e análise de dados

Analisar os dados tanto da sua empresa quanto do seu setor é uma maneira valiosa de compreender como seus concorrentes atuam.

Assim, é possível compreender a melhor maneira de fazer o que a concorrência faz e, ainda, encontrar gaps de ação ou de produtos que podem ser criados de modo a conquistar espaços em que elas não estão.

Para tanto, é fundamental investir tempo e muita energia mental até compreender toda a sua área de atuação para, por fim, conquistar o espaço que você deseja ocupar.

3. Desenvolvimento do plano de ação

Desenvolver um plano de ação é essencial para toda e qualquer empresa, pois ele acaba por figurar como um guia para toda e qualquer atividade que você precise executar agora ou depois.

Portanto, é fundamental que você esteja alinhado com as mais diferentes necessidades do seu negócio, preenchendo, através do plano de ação, as lacunas fundamentais para continuar a trabalhar com um alto nível de excelência.

4. Execução e acompanhamento

Uma vez elaborado o plano de ação, agora é o momento de acompanhá-lo em todos os seus desdobramentos e, claro, executá-lo, seja de longo ou de curto prazo.

Para isso, você precisa saber exatamente quais dos seus colaboradores estão nas posições corretas e, sobretudo, aqueles que precisam ocupá-las. Assim, você garante mais eficiência e até mesmo satisfação profissional e maior produtividade.

Ferramentas essenciais para uma estratégia ecommerce de sucesso

Para auxiliar as mais diversas empresas na execução e acompanhamento de planejamento ecommerce, algumas ferramentas foram criadas ao longo do tempo para viabilizar processos de gestão. Confira algumas:

Matriz BCG

A Matriz BCG é uma ferramenta utilizada para avaliar o desempenho dos mais diversos tipos de produtos ou serviços e foi criada na década de 70 por Bruce Henderson, para a BCG – Boston Consulting Group.

Bastante visual, a matriz é dividida em dois blocos que, por sua vez, são igualmente divididos ao meio.

A partir disso é possível definir quais são os produtos em alta e em baixa, e, ainda, aqueles que no espectro da alta estão em baixa e dentro do espectro da baixa estão em alta.

Dessa forma, é possível  estratégia para definir novos produtos e lançamentos, por exemplo.

OKR

Criado por Andy Grove, na época, CEO da Intel, a metodologia define objetivos para uma empresa que devem ser mensuráveis e, para serem conquistados, devem ter alguns resultados-chave também definidos.

Atualmente utilizado pelo Google e por outras gigantes da tecnologia, o OKR é uma ferramenta que nos permite saber exatamente o que precisamos fazer, de forma bastante simples, para alcançar nossos objetivos pessoais e profissionais em uma empresa.

BSC

Criado por Robert Kaplan e por David Norton, o Balanced Scorecard é um método de acompanhamento de objetivos e métricas, que podem ser medidas na frequência desejada.

Uma vez definidas as metas, no entanto, é essencial saber exatamente porque cada uma foi cumprida e, ainda mais especialmente, por que não foram cumpridas, adentrando a fundo nos problemas da empresa que não são tão aparentes.

Elaborar uma estratégia ecommerce pode demandar energia e dedicação, mas é somente através dela que uma empresa pode saber exatamente quais são seus reais objetivos e a forma mais apropriada para conquistá-los.

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