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Gestão de indicadores para Ecommerce: o que é, benefícios e como implementar

A gestão de indicadores para ecommerce é uma forma de acompanhar o desenvolvimento das atividades da sua empresa, atentando para a qualidade do trabalho desenvolvido ao longo de um período de avaliação

Estabelecer formas de acompanhamento de atividades é fundamental para que uma empresa saiba exatamente o status de desenvolvimento das suas demandas.

Além disso, por meio desse acompanhamento, conseguimos de forma bastante rápida, reavaliar e realinhar percursos que podem desviar as equipes de trabalho da concretização de suas metas.

Para podermos identificar a efetividade das ações das equipes de trabalho, é essencial estabelecer não só as metas, mas indicadores para podermos avaliar as atividades conduzidas para o atendimento dos objetivos.

Diante desse quadro, te convidamos agora a compreender o que é a gestão de indicadores para ecommerce e como implementá-los em sua empresa!

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O que é gestão de indicadores para ecommerce?

A gestão de indicadores para ecommerce é uma forma de acompanhar as atividades desenvolvidas pelas equipes de trabalho de uma empresa e qual a efetividade dessas ações para o cumprimento de metas, objetivos ou mesmo para a entrega de produtos e projetos.

Como uma empresa se organiza por meio dessas atividades, acompanhá-las com uso de indicadores irá tangibilizar que o desenvolvimento cotidiano das demandas seja mensurado e consequentemente melhor conduzido.

Além disso, os indicadores são essenciais para identificar desvios nas atividades empresariais, possibilitando uma rápida resposta e reposicionamento da gestão. Desse modo, a gestão de indicadores para ecommerce resulta em operações mais eficientes e negócios mais assertivos na execução de seu planejamento estratégico.

O que são indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho são métricas por meio das quais podemos avaliar o cumprimento dos objetivos estabelecidos em um planejamento de curto, médio ou longo prazo.

Por exemplo, podemos tomar a meta de vendas anuais como um objetivo a ser alcançado e, por meio dessa meta, estabelecer o que as equipes devem realizar para alcançar o objetivo previsto no planejamento.

Quando se trata desse objetivo, podemos estabelecer como indicador o número de contatos realizados com clientes – o que deve ser documentado, os orçamentos realizados, os descontos repassados e, até mesmo, a aderência dos nossos colaboradores.

Ou seja: indicador é tudo aquilo que pode ser mensurado e que torna, por si só, possível que se conquiste um objetivo dentro de uma organização.

A importância da gestão de indicadores para ecommerce no planejamento

O planejamento de uma empresa, para ser cumprido, deve indicar necessariamente quais são os meios e quais são as ações necessárias para cumprir determinando objetivo.

Ou seja: os indicadores devem sempre ser previstos no planejamento, sobretudo porque é por meio deles que a equipe de trabalho será avaliada e, por fim, as ações tomadas por elas para se tornar possível o cumprimento das metas estabelecidas.

Quais os indicadores mais importantes para a administração de uma empresa?

Os indicadores mais importantes para a gestão de uma empresa são aqueles diretamente relacionados com as atividades-chave para o cumprimento do resultado esperado com o planejamento.

Portanto, é necessário que cada empresa avalie de forma criteriosa quais são os caminhos que devem ser percorridos para se tornar possível atingir os seus objetivos.

Como exemplo, podemos assumir que o faturamento é um dos indicadores, bem como o ticket médio de venda ou o índice de perdas.

Gestão de indicadores para ecommerce: principais benefícios

Dentre os principais benefícios da gestão de indicadores para ecommerce destaca-se a possibilidade de perceber desvios no planejamento empresarial, tornando possível a adoção de medidas corretivas com significativa agilidade.

Assim, podemos assumir que a adoção de indicadores é fundamental para qualquer tipo de negócio, uma vez que estão relacionados com o dia a dia em si da empresa.

Como realizar uma gestão de indicadores para ecommerce eficiente?

Para o sucesso na gestão de indicadores para ecommerce, é necessário que o gestor esteja alinhado com o que acontece no dia a dia de um negócio, acompanhando-o de perto.

Vale lembrar que os indicadores em si são pequenas metas que tornam possível o comprimento do que fora planejado e que são, sempre, passíveis de medição e, sobretudo, de acompanhamento.

Crie um plano de ação

A criação de um plano de ação está relacionada a todas as atividades que devem ser realizadas para se cumprir de fato com os objetivos definidos no planejamento.

Assim, o plano de ação de uma empresa focada em varejo ou em atacado deve prever publicidade, metas de venda, contratações e tudo o que for possível para se atingir o faturamento indicado no planejamento em si, seja ele de curto, médio ou longo prazo.

Defina indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho devem ser mensuráveis. Isto é: cada um deve atender de forma específica às metas que tornam realizável o planejamento.

Assim, podem ser indicadores de atendimento, por exemplo, o tempo que decorre para a resposta a um cliente, o número de contatos realizados em um período e, até mesmo, o índice de satisfação.

Defina metas

As metas são essenciais para uma empresa, sejam elas explicitas ou não, porque é, por meio delas, que podemos acompanhar o andamento das atividades realizadas por nossas equipes de trabalho.

Monitore os resultados

O monitoramento dos resultados das equipes de trabalho é essencial para acompanhar as metas propostas pela empresa.

Assim, estabelecer ferramentas que tornem possível a visualização dos processos é um passo importante e deve ser adotado pela gestão.

Quer saber como definir os indicadores de desempenho das suas equipes de trabalho? Veja mais:

Corrija o que for necessário

A correção do percurso só é possível quando adotamos ferramentas na gestão para objetivamente a realidade do desenvolvimento de projetos ou dos resultados de uma organização.

Dessa modo, os desvios que podem ocorrer ao longo das atividades são mais facilmente identificados e rapidamente ajustados pela gestão.

Assim, podemos dizer que a gestão de indicadores para ecommerce é mais que essencial para uma empresa, porque é por meio dela que podemos identificar de forma rápida e clara se as atividades estão sendo conduzidas pelo caminho que será possível concretizar metas.

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Conclusão

A gestão de indicadores para ecommerce é uma forma de verificar, administrar e acompanhar o dia a dia de um negócio por meio de resultados que podem ser metrificados.

Por meio dela, é possível identificar qualquer tipo de desvio de percurso que possa ocorrer nas atividades das equipes de trabalho, tornando possível a rápida correção e recondução do planejamento de metas e objetivos da empresa.

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