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Antecipação de Recebíveis no Ecommerce: entenda o que é e tire suas dúvidas

A antecipação de recebíveis no ecommerce é uma forma de garantir um fôlego para o fluxo de caixa de uma empresa, ou, ainda, para que ela tenha capital para realizar aquisições e investimentos

Em 2020 o volume de crédito destinado às empresas passou de 1 trilhão de reais, o que se justifica, sobretudo, por conta da pandemia, que levou muitos negócios à suspensão de suas atividades.

A antecipação de recebíveis no ecommerce é uma dessas modalidades, que leva muitas empresas a buscar no crédito a ser liberado futuramente a saída para quitar suas contas no presente, lidar de forma mais positiva com crises, bem como fazer outros tipos de investimentos.

Como toda e qualquer forma de linha de crédito, no entanto, essa modalidade exige bastante atenção da empresa que a busca, sobretudo por ter como garantia o mercado e as vendas futuras.

Por conta disso, é fundamental que qualquer empresário que busque nesse tipo de crédito uma saída para as suas contas e para os seus investimentos, bem como seu planejamento financeiro bem organizado.

Quer saber mais, agora, sobre o que analisar no momento de fazer essa contratação? Veja a seguir.

O que é antecipação de recebíveis no ecommerce?

A antecipação de recebíveis no ecommerce é uma modalidade de crédito que permite que empresas possam adiantar, junto a uma instituição bancária, os valores que terá a receber, no futuro, sobre as suas vendas.

Dessa forma, podemos compreender a antecipação como uma forma de receber hoje os rendimentos que a empresa só teria acesso no futuro.

Na prática, isso quer dizer o seguinte: se um comerciante faz uma venda e o cliente opta por um pagamento parcelado em dez vezes, a empresa irá receber pouco a pouco, pelo tempo proposto, todo o pagamento.

No entanto, se a empresa opta pela antecipação de recebíveis no ecommerce, irá pagar uma pequena taxa para ter, de uma só vez, todo o pagamento pelo que foi vendido. Esse tipo de contratação também está disponível no mercado como desconto de duplicatas.

Antecipação e Empréstimo: entenda as diferenças

A grande diferença entre antecipação e empréstimo é que o empréstimo parte de um dinheiro que a empresa “não tem”, embora se assegure de que terá em um futuro próximo a fim de quitá-lo.

Diferente disso é a antecipação, que parte de um dinheiro que a empresa “tem”, mas que fica aprovisionado no futuro, dada a forma como as empresas mediadoras de crédito repassam o dinheiro que o cliente utilizou em forma de crédito.

Assim, o processo desse tipo de concessão é mais simples do que o de um empréstimo, que tem uma forma de liberação mais rigorosa, visto que é fundamental que a empresa que irá tomá-lo comprove que tem condições de fazê-lo.

Como funciona a antecipação de recebíveis no ecommerce?

O processo de adiantamento varia bastante entre uma instituição de crédito e outra, mas é sempre mediado por um banco ou por uma empresa concessora de crédito, que analisará, a partir do montante a ser adiantado, a taxa para a operação.

Para que um empresário possa contratar essa modalidade de concessão de crédito é necessário que busque, primariamente, uma empresa do mercado financeiro que faça esse tipo de operação.

A partir disso, a empresa analisará as notas que deverão ser adiantadas, que então passam pela aprovação da operadora de crédito.

Então, uma vez feito isso, a instituição bancária faz o adiantamento dos valores para a solicitante, que tem de, então, se responsabilizar pelo correto pagamento dos títulos. Assim, ainda que um cliente não honre com o pagamento, será dela o dever da cobertura do valor.

Saiba mais sobre como funciona esse formato de concessão de créditos:

Vantagens e desvantagens da antecipação de recebíveis no ecommerce

Dentre as vantagens desse tipo de negócio, certamente podemos destacar que as taxas tendem a ser as mais baixas do mercado – sobretudo quando relacionadas ao valor de um empréstimo tradicional.

Isso faz com que esse mercado acabe por ser mais vantajoso para as empresas que por ele optarem e, ainda, apresenta um risco mais baixo que aquele de um empréstimo convencional costuma apresentar.

No entanto, dentre as desvantagens a que mais se destaca é o risco de inadimplência do cliente cujo recebível foi creditado. Assim, caso ele não quite sua obrigação, a responsabilidade pelo pagamento recairá sobre a tomadora de crédito.

Como é feito o cálculo da antecipação de recebíveis no ecommerce?

O cálculo da antecipação de recebíveis no ecommerce é feito tomando como base o valor líquido de uma transação financeira.

Assim, a taxa de juros é baseada no tempo em que o capital será concedido à empresa credora. Dessa forma, se a empresa solicitar a antecipação de uma compra parcelada em dez vezes, a taxa de antecipação deverá ser multiplicada por dez.

Esse tipo de cálculo, embora possa parecer bastante desproporcional, ainda costuma apresentar uma taxa de juros mais baixa do que aquela que se encontra no mercado de concessão de crédito tradicional, como o empréstimo.

Cuidados ao usar a antecipação de recebíveis no ecommerce

Um dos principais cuidados que toda empresa deve ter ao assumir esse tipo de linha de crédito é o de ter um planejamento financeiro bastante consistente, de forma a assegurar todo o processo de pagamentos.

Destacamos a importância desse tipo de análise por conta, sobretudo, dos riscos de ter as finanças da sua empresa comprometidas por ocorrer qualquer desvio possível no percurso de pagamento, tal como o de um cliente não realizar o devido pagamento de sua fatura.

Assim, vale lembrar que qualquer tipo de empréstimo só deve ser feito em casos emergenciais e, portanto, requerem muita atenção por parte da administração financeira da empresa.

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Conclusão

A antecipação de recebíveis no ecommerce é uma maneira de melhorar os processos de gerenciamento da sua empresa, fornecendo crédito nos momentos em que o seu negócio mais precisa.

Seja para o momento de enfrentamento de dificuldades financeiras, seja para o momento de reorganizar a casa e as contas, a antecipação funciona como uma ferramenta muito útil, sobretudo por ter taxas menores de juros do que aquelas dos empréstimos tradicionais.

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