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Gestão de crédito para Ecommerce: saiba como implementar !

A gestão de crédito para ecommerce é fundamental para o planejamento e gerenciamento financeiro de uma empresa e está diretamente relacionada à gestão de risco de um negócio

Gerenciar uma empresa nos coloca frente a frente com diversas questões que são decisivas tanto para o nosso planejamento interno quanto para aquele momento em que temos de avaliar o que é necessário fazer para fechar uma venda ou uma contratação.

Dentre esses desafios, a gestão de crédito para ecommerce acaba por ser uma das “camadas” fundamentais de análise e que não pode, em nenhuma circunstância, passar despercebida.

Entenda porque ter uma gestão atenta ao crédito que você fornece aos seus clientes é um das ações fundamentais para a boa administração dos seus recursos financeiros e, sobretudo, do seu caixa.

O que é e como funciona a gestão de crédito para ecommerce?

A gestão de crédito para ecommerce reúne as mais diferentes análises que devem ser realizadas antes de conceder crédito a um cliente, seja para prestar um serviço, seja para converter uma venda.

Além da análise de crédito em si, a gestão também abriga todas as políticas administrativas em relação à concessão de crédito.

Isso se dá, sobretudo, porque a empresa necessita fazer seu planejamento financeiro tendo como horizonte os recebíveis relacionados ao crédito concedido.

Assim, podemos assumir que fazer uma boa gestão do crédito que se concede aos clientes, periodicidade de recebimentos e, ainda, estudar a capacidade da empresa em fornecer crédito é fundamental para alcançar os resultados financeiros desejados.

Qual a importância da gestão de crédito para ecommerce?

A gestão do crédito que uma empresa fornece aos seus clientes é essencial para se poder realizar uma boa administração dos recursos financeiros do negócio, além de reduzir riscos operacionais – como o de inadimplência.

Por meio dessa gestão, a empresa organiza seus recebíveis, de tal forma que possa saber exatamente a sua projeção financeira e limite operacional, de acordo com o período de pagamentos.

Assim, a gestão do crédito concedido aos clientes é a melhor forma de realizar uma boa administração financeira, compreendendo os limites da concessão e, ainda, os momentos em que é necessário pisar no freio e limitar as negociações.

O que é gestão de crédito para ecommerce e cobrança?

A cobrança é parte da gestão do crédito concedido a clientes, uma vez que é por meio dela que a empresa irá fazer seus recebimentos.

É necessário frisar que, da mesma forma que a gestão de cobranças é aquela que evita que a inadimplência prejudique ainda mais a gestão financeira da sua empresa.

Assim, é necessário contar com uma estrutura de boas práticas em relação à formação de acordos e de opções vantajosas de pagamento, amortizando qualquer prejuízo que a empresa possa ter.

Quais são as vantagens da gestão de crédito para ecommerce?

Conforme vimos, a gestão do crédito concedido aos clientes de uma empresa deve ser rigorosamente realizada a fim de que se possa ter uma previsibilidade financeira, permitindo que se faça um planejamento mais realista.

No entanto, as vantagens de uma boa gestão não se encerram em um melhor planejamento.

Veja, a seguir, o que podemos destacar enquanto vantagens de se realizar uma boa gestão de crédito para ecommerce em uma empresa:

1. Segurança na análise de crédito

Ter uma boa análise de crédito é fundamental para que a empresa reduza o risco de inadimplência dos seus clientes.

Quanto mais segura é a análise de crédito realizada por uma empresa, mais confiança ela poderá dispensar aos seus clientes, tornando mais disponíveis linhas de créditos.

É importante destacar que a análise de crédito deve ser aprofundada, buscando reconhecer não só dívidas ativas, mas o histórico de pagamentos que o cliente já realizou.

2. Agilidade na liberação de pedidos

Quanto melhor for a análise de crédito realizada por sua empresa, mais rápida será a liberação dos pedidos do seu cliente, seja para concretizar vendas, seja para contratar serviços.

Isso aumenta a disponibilidade da sua empresa para fechar novas vendas ou novos contratos, melhorando a sua capacidade de conversão de resultados.

Além disso, quanto mais ágil for a sua metodologia de concessão de crédito, melhores também serão seus indicadores de vendas.

3. Relacionamento com os clientes

Quanto melhor é a sua concessão de crédito, melhor é, também, o seu relacionamento com os seus clientes, sobretudo porque a sua empresa acaba por criar uma imagem mais amigável com o seu público.

Além disso, por meio de pagamentos mais facilitados, sua empresa também acaba por estabelecer melhores políticas de “boa vizinhança” com seu público, uma vez que torna mais acessível seus produtos ou serviços.

Por fim, o relacionamento com os clientes também deve ser refletido em uma boa política de crédito, uma vez que torna realizável e acessível os produtos e serviços que realmente podem ser pagos e honrados.

4. Redução da inadimplência

A redução da inadimplência é um dos principais benefícios e vantagens de uma boa gestão do crédito que uma empresa acaba por conceder aos seus clientes.

Os mecanismos de redução de inadimplência podem até começar na análise de crédito, mas eles estão relacionados, sobretudo, com as dinâmicas de cobrança e de facilitação de pagamentos que a empresa pode fornecer aos seus clientes.

Assim, por meio dessa combinação de fatores, temos um panorama completo de uma boa gestão do crédito que a empresa pode fornecer a clientes, fidelizando-os e tornando-os mais próximos de si.

Como implantar uma gestão de crédito para ecommerce estratégica?

A implementação de uma gestão mais estratégica de crédito deve ser cuidadosamente planejada, sobretudo para se poder ter em vista a potência de uma empresa em receber parcelas e, com elas, dimensionar seu caixa.

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Conclusão

Uma boa gestão de crédito para ecommerce é uma das melhores ferramentas para realizar uma boa gestão financeira da empresa, em especial do seu fluxo de caixa e do planejamento que deve ser realizado por meio dele.

Para isso, é fundamental conhecer o seu cliente, buscando por estratégias que contribuam para uma maior concessão de crédito, sem prejudicar o controle financeiro da empresa.

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